Ações NotreDame GNDI3

Notre Dame Intermedica Participações SA

A NotreDame Intermédica Saúde (ações GNDI3) é uma empresa operadora de saúde brasileira e está listada como segmento de Novo Mercado na bolsa de valores brasileira, a B3. Ver mais

Conheça NotreDame ações GNDI3

NotreDame é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker GNDI3 na B3.

SETOR / SEGMENTOSaúde > Serviços

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A NotreDame Intermédica Saúde (ações GNDI3) é uma empresa operadora de saúde brasileira e está listada como segmento de Novo Mercado na bolsa de valores brasileira, a B3.

Foi fundado em 8 de março de 1968 por um grupo de médicas com a missão de promover saúde de qualidade e acessível aos brasileiros.

A empresa atende em torno de 6,2 milhões em sua carteira de beneficiários, sendo assim, considerada a maior empresa de saúde do país. A atuação se diversifica em quatro classes:

  • Medicina preventiva;
  • Planos odontológico;
  • Laboratorial;
  • Saúde ocupacional.

Na medicina preventiva, a NotreDame (ações GNDI3) tem pioneirismo no atendimento através da medicina preventiva.

As suas marcas são:

  • NotreDame Intermédica;
  • Interodonto;
  • NotreLabs.

Com ampla presença nacional através rede própria de centros clínicos, hospitais, prontos-socorros, maternidades, pontos de coletas ambulatoriais, espaço de convivência para o público sênior, unidades de medicina preventiva, redes credenciadas e clínicas odontológicas, esta é a atual estrutura da NotreDame.

É um grupo privado de capital aberto com sede na cidade de São Paulo com filiais em Campinas, Jundiaí, Sorocaba e Rio de Janeiro. Em 2014, a Brain Capital Private Equity, uma das maiores empresas norte-americanas de investimentos, assumiu o controle acionário do Grupo NotreDame Intermédica e iniciou um amplo investimento.

História da NotreDame

A história do Grupo NotreDame Intermédica (ações GNDI3) iniciou-se em 1968 com o Dr. Paulo Barbanti com a fundação da Intermédica Sistema de Saúde e chegou a ter 20 sócios, auxiliando no crescimento da operadora de saúde. O diferencial foi a definição de padrões de serviços altamente qualificados.

Em 1972, a inauguração do primeiro Centro Clínico próprio marcou o início da busca pelo crescimento de forma contínua e sustentável da companhia. Dez anos após, em 1982, ocorreu a implantação de um programa completo de Medicina Preventiva, que foi pioneiro, colocou a, até então, Intermédica Sistema de Saúde, em posição de destaque no cenário da medicina e saúde. A subsidiária foi nomeada como QualiVida Promoção e Prevenção.

A atuação utilizando um conceito de sistema integrado, holístico, hierarquizado, organizado, englobando a promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde, resumindo, oferecendo Assistência Preventiva e Curativa, contribui para essa posição este pioneirismo e patamar diferenciado.

Já era evidente, o que mais tarde se tornaria, para empresa, sua visão, ser protagonista da inovação em gestão de saúde, garantindo qualidade e sustentabilidade assistencial aos clientes.

Em 1987, o primeiro Centro Médico Preventivo é inaugurado. Em 1988, a PSBB Administração e Participações assumiu o controle acionário integral. Foi uma fase de adoção de novos procedimentos, investimentos em tecnologia e novos recursos próprios para expandir a capacidade de fornecimento de saúde para seus atuais e futuros beneficiários.

Essa nova controladora, também desenvolveu uma forte rede credenciada e direcionou a empresa para a liderança do segmento médico de saúde. Com este grande passo para verticalização da empresa que era previsto em seu plano estratégico, a companhia começou a realizar demasiadas aquisições nos anos subsequentes.

No ano de 1990, agora já nomeada como NotreDame, a empresa fundou a NotreDame Seguradora, a qual seria responsável pela atividade de comercialização e gestão de planos de saúde para os clientes.

Em 1993, é iniciada a operação de serviços odontológicos através da criação da Interodonto. Anos após, em 1998, ocorreu a aquisição das empresas HPS Saúde (Hospital Paulo Sacramento), a qual detinha operações em Jundiaí e região. No ano seguinte, 1999, SAMHO-Intermédica é adquirida. Com isso, Sorocaba e região também passaram a ter os serviços médicos e de saúde oferecidos pela NotreDame Intermédica.

As aquisições nos anos 90 foram encerradas para dar início a uma fase de fusão da NotreDame com as empresas adquiridas e abrir uma nova janela de aquisições nos 2000. Entre 2000 e 2005, as fusões com as empresas adquiridas foram concluídas, a primeira filial Intermédica foi inaugurada no Rio de Janeiro, ocorre a fundação da Benefits – Qualytas e Farmacard e a Norclínicas Sistema de Saúde foi comprada e efetivamente incorporada ao conglomerado.

Em 2007, a RHVida, com foco na saúde ocupacional, foi adquirida. Nos anos seguintes, 2009, ocorre a aquisição da carteira de planos de saúde da Medicamp e inicia a administração do Hospital Renascença, ambos pertencentes à cidade de Campinas/SP. 2011, a NotreDame inaugura o Hospital SacreCoeur em São Paulo/SP.

Em 2013, o Chronic Care em São Paulo/SP foi inaugurado. Mais uma vez em sua história, a NotreDame Intermédica mostra a ânsia por crescimento e, para isso, o Fundo de Investimentos Brain Capital passa a assumir o controle do Grupo NotreDame em 2014.

Em 2015, a primeira mudança vem no plano administrativo, que agora passa a se chamar NotreDame Intermédica Saúde. A incorporação da NotreDame Seguradora pela Intermédica Sistema de Saúde é o primeiro passo para a mudança do grupo.

A partir de 2015, a estratégia de aquisição seletiva é iniciada. Entre 2015 e 2016, a carteira de ativos da Unimed ABC, Hospital Santamália Saúde e Family Hospital são adquiridos.

No ano seguinte, 2017, uma série de hospitais foram adquiridos pelo grupo, entre eles:

  • Hospital São Bernardo, em São Bernardo do Campo/SP’
  • Hospital Baeta Neves, em São Bernardo do Campo/SP;
  • Hospital Nova Vida, em Itapevi/SP;
  • Hospital SAMCI;
  • NovaVida Hospital e Maternidade.

No mesmo ano, é inaugurado o Hospital e Maternidade de Guarulhos.

Em 2018, a SAMED Saúde foi adquirida. Além de uma carteira de clientes de 80 mil beneficiários, o Hospital Geral de Mogi das Cruzes com mais três centros clínicos e um laboratório de análises clínicas fizeram parte dessa aquisição do NotreDame junto à SAMED.

Neste mesmo ano, o Hospital Cruzeiro do Sul em Osasco/SP foi adquirido.

Já em 2019 são adquiridas pela NotreDame (ações GNDI3):

  • GreenLine Sistema de Saúde;
  • Amiu Hospital Infantil;
  • Mediplan Saúde;
  • Belo Dente Odontoplano;
  • São José dos Lírios Hospital;
  • Ghelfond Medicina Diagnóstica.

E por fim, no ano de 2020, Grupo São Lucas Saúde, Clinipam, AMR, Labclin, Hospital do Coração em Balneário Camboriú e Grupo Santa Mônica foram adicionados ao pacote de aquisições.

GNDI3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de NotreDame foi realizado em 2018 e suas ações podem ser negociadas através das ações GNDI3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de NotreDame é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 96.24% das ações GNDI3 de NotreDame estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de GNDI3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações GNDI3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, NotreDame possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos GNDI3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de NotreDame na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.