Cotacão ASAI3

Confira o preço das ações ASAI3

  • Preço ASAI3R$ 19,44

  • Valorização (7d)-5,36%

  • Valorização (1m)-1,82%

  • Valorização (12m)62,14%

Indicadores do ASAI3

Confira os fundamentos das ações ASAI3

Indicadores de valuation

  • DY0,62%

  • P/L20,22

  • P/VP7,54

  • LPA0,99

  • VPA2,66

  • PSR0,54

  • P/EBIT10,11

  • EV/Ebit13,06

  • EV/Ebitda10,04

Indicadores de rentabilidade

  • C. RECEITA 5A0%

  • C. LUCRO 5A0%

  • ROE48%

  • ROIC16,95%

  • Giro ativos1,38

  • Margem bruta16,39%

  • Margem ebit5,35%

  • Margem líq.3%

Indicadores de endividamento

  • Liq. corrente0,91

  • Dívida liq / pl2,2

  • Dív. liq / ebitda2,27

  • Pl / ativos0,1

Notícias sobre o ASAI3

Confira as últimas notícias sobre as ações ASAI3

Dividendos do ASAI3

Confira a agenda, histórico e simulador de dividendos das ações ASAI3

Simulador de dividendos do ASAI3

Confira o simulador de dividendos das ações ASAI3

Insira a renda mensal desejada e veja a mágica do nosso simulador acontecer :)

A simulação é feita para o recebimento de dividendo médio mensal, e não mensal, usamos como base o pagamento de dividendos e jcps dos últimos 12 meses e a cotação atual.

Clique aqui para realizar a simulação de outros ativos e realizar comparações.

ASAI3 - Ação ON - Ordinária

Confira os detalhes das ações ASAI3

Conheça o Assaí (ASAI3)

O Assaí Atacadista é uma rede brasileira de atacado de autosserviço, pertencente ao GPA (PCAR3). Foi fundado em 1974 na cidade de São Paulo pelo empresário Rodolfo Jungi Nagai, com foco no atendimento a clientes de micro e pequenas empresas.

Atuação do Assaí (ASAI3)

O Assaí atua no segmento de atacarejo, o modelo de negócio de atacarejo atraiu elevada atenção ao Assaí, especialmente no momento em que ele passou a ser listado em bolsa de valores, devido ao fato de ser um modelo de negócios com expansão significativa nos últimos anos.

Em geral, o Assai Atacadista passou a ser listado no mercado de capitais devido à cisão ocorrida com o Grupo Pão de Açúcar. Em termos legais, uma cisão representa a separação de uma empresa de sua subsidiária, em termos de controle e de balanço patrimonial, ou seja, ocorre também a separação do patrimônio da companhia.

Em termos gerais, a separação de ambas as empresas, Pão de Açúcar e Assaí, se deve ao fato de que as companhias possuem modelos de negócios altamente distintos entre si, em termos de público-alvo, produtos comercializados, margens desejadas, entre outros fatores. Portanto, a separação das firmas, conforme a gestão informa, se trata de uma decisão estratégica, para que cada uma delas possua uma gestão focada, exclusivamente, em seu modelo de negócios e, como consequência, para que ambas atinjam seu potencial de crescimento de forma mais completa. Mais sobre a separação das companhias será abordado a seguir.

Em complemento, vale destacar que o grupo Assaí possui, atualmente, presença internacional. Tal exposição internacional ocorre tanto por meio de operações em outros países da América Latina quanto por meio da listagem de ações da companhia na New York Securities Exchange (NYSE – Bolsa de valores de Nova Iorque).

Histórico do Grupo Assaí (ASAI3)

O atacarejo Assaí foi fundado no ano de 1974, em prol de contribuir com o abastecimento de forma mais eficiente, inclusive a agentes com menor poder econômico. Entretanto, a companhia com sua estrutura como atua nos dias de hoje foi constituída apenas em 2016.

Em um momento inicial de sua trajetória, até o ano de 2007, o Assaí atuava com presença unicamente no estado de São Paulo. Apesar disso, no ano de 2007, pontualmente, iniciou-se um novo ciclo de expansão da história da rede de atacarejos.

Assim sendo, essa expansão foi fundamentada pela aquisição ocorrida em 2007, de parte da companhia, pelo Grupo Casino (grande empresa varejista francesa), que adquiriu a totalidade do capital do Assaí no ano de 2011. Adicionalmente, até o ano de 2021, o Assaí era uma companhia subsidiária do grupo Pão De Açúcar, em termos de estruturação de capital.

A partir da aquisição do Assaí pela companhia varejista francesa, também controladora do Grupo Pão De Açúcar, expansão da rede de atacarejos ocorreu tanto em termos geográficos quanto em termos de serviços oferecidos acliente. Primeiramente, a partir de 2008, a rede de atacarejos iniciou uma ampla expansão em prol de estar presentem mais localidades no território nacional.

Como consequência, no ano de 2011, momento em que o Grupo Casinadquiriu a totalidade do capital da rede Assaí, os atacarejos Assaí já estavam presentes em múltiploestados do Brasil.

Apesar da significativa persificação geográfica, a gestão da rede de atacarejos foi extremamente assertiva em se expandir em demais áreas de serviços. O ano de 2017, especialmente, foi caracterizado por uma série de marcos crucias para a trajetória da companhia, assim como para seu crescimento.

Inicialmente, o Assaí iniciou o oferecimento de serviços financeiros em todas as suas lojas a partir de 2017. Nessa questão, o destaque recai sobre o oferecimento do cartão Passaí, um cartão cobranded (duas marcas) oferecido pelo atacarejo Assaí em parceria com o Banco Itaú (ITUB4).

Em complemento ao início da atuação com intermediação financeira, o Assaí iniciou uma expansão internacional, com foco na América Latina, durante o ano de 2017. Assim sendo, a companhia se expandiu para países como Uruguai, Colômbia e Argentina, com foco na atividade de atacarejo. Apesar disso, houve um relevante sucesso com a atuação no segmento de shoppings center na Colômbia.

No decorrer da história da companhia, um novo marco de destaque para sua atuação se trata da cisão (separação de controle e patrimônio) com o Grupo Pão De Açúcar, que até o momento era o controlador do Assaí.

É interessante destacar que a listagem das ações do atacarejo Assaí no ambiente de bolsa de valores não ocorreu por meio de IPO (oferta pública inicial de ações), dado que o que ocorreu não foi uma abertura de capital, e sim uma separação de capital. Dessa forma, uma vez separado o capital do Assaí e do Pão de Açúcar, antigo controlador, os acionistas do Pão de Açúcar receberam, proporcionalmente, as ações ASAI3, que representavam a porção do capital do Assaí detida, de forma indireta, pelo sócio do grupo Pão De Açúcar.

No momento em que as ações ASAI3 passaram a ser listadas na bolsa de valores brasileira, foram verificados elevados níveis de volatilidade, tanto nas ações PCAR3 quanto nas ações ASAI3. Isso ocorreu como uma forma de precificar as companhias separadamente, assim como precificar o crescimento que a segregação de gestão, em ambas as empresas, poderia gerar.

Como previamente mencionado, a Cisão ocorrida em 2021 se trata de uma decisão estratégica para ambas as companhias. A partir da separação de controle de ambas, cada companhia passou a contar com uma gestão independente, com maior foco em seus modelos de negócios, que são bastante distintos em múltiplos quesitos. Portanto, nota-se um compromisso em permitir que tanto o Assaí quanto o Pão De Açúcar desenvolvam todo o seu potencial de crescimento.

O Assaí (ASAI3) hoje

Nos dias atuais, o Assaí desfruta da vantagem de estar inserido em um modelo de negócios com elevado potencial de crescimento, alinhado à uma gestão focada exclusivamente na atuação por meio do modelo de atacarejo. Isso é evidenciado pela ampla presença da rede de supermercados no Brasil que, atualmente, conta com mais de 180 lojas, distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal. Além disso, o sucesso da gestão em expandir esse modelo de atuação é também realçado pela presença internacional, em demais países da América Latina, da rede Assaí.

Adicionalmente à atuação no modelo de atacarejo, a rede Assaí se empenha em realizar uma maior integração do cliente, por meio de soluções tecnológicas e financeiras. Em termos de tecnologia, a rede de atacarejos possui seu próprio aplicativo. Ao passo em que como destaque de solução financeira tem-se o cartão Passaí, anteriormente citado, fruto de uma parceria com o Itaú.

Em sequência, vale destacar que a rede Assaí oferece, inclusive, produtos de marcas próprias, como é o caso das seguintes marcas:

  • Chef: alimentos em geral;
  • Econobom: produtos de uso pessoal;

Por fim, é interessante abordar que o Assaí possui persas iniciativas de sustentabilidade, advindas de normas de governança corporativa e de gestão dos negócios em geral. A partir delas, tem-se o objetivo de criar um ambiente mais saudável aos colaboradores, com menor impacto negativo ao ambiente e transparência de gestão.

Análise das ações Assaí

Confira a análise fundamentalista das ações do Assaí

Declarando ASAI3 no imposto de renda

Confira o passo a passo de como declarar as ações ASAI3 no IRPF

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "06.057.223/0001-71";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ASAI3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

Dúvidas comuns sobre as ações Assaí

Confira as principais dúvidas sobre as ações Assaí

Veja o passo a passo para comprar ações do Assaí:

  • A primeira coisa que você precisa para investir nas ações do Assaí é ter uma conta em uma corretora de valores. Caso ainda não tenha, não se preocupe, é bem simples de abrir e você pode fazer diretamente pelo seu celular;
  • O segundo passo é transferir o dinheiro que quer investir para a sua conta na corretora;
  • Agora no app da sua corretora, basta procurar pelo código ASAI3, selecionar a quantidade de ações desejada e clicar em comprar.

Caso tenha dúvidas neste processo, nos chame no grupo privado que te ajudaremos.