Perfil de Investidor

Perfil de investidor

Descubra seu perfil de investidor

Sabendo qual o seu perfil de investidor é possível saber quais são os investimentos mais adequados de acordo com a sua tolerância ao risco. A grande sacada no mundo dos investimentos é você conhecer seus próprios limites e alinhá-los com seus objetivos.

Desenvolvemos um teste fácil e rápido de fazer para você conhecer seu perfil de investidor. Vamos lá?

Progresso

Primeiro vamos medir sua tolerância ao risco. Para isso vamos tentar entender como você reagiria a alguma possível perda. Escolha a alternativa que tenha mais a ver com sua reação:

Uma opção precisa ser selecionada para continuar.

Progresso

Maravilha! Agora que já entendemos como você lida com risco, é importante conhecer como está sua saúde financeira para relacioná-la com seus investimentos.

Uma opção precisa ser selecionada para continuar.

Progresso

Na vida, alguns objetivos são inadiáveis e não há nada que você possa fazer para alterá-los. Juntar dinheiro para uma viagem que já está marcada, por exemplo. Por isso, vamos entender melhor agora seu objetivo ao investir.

Uma opção precisa ser selecionada para continuar.

Progresso

Estamos quase acabando! Entender o funcionamento do mercado financeiro é fundamental ao investir. Sua aptidão aos riscos depende diretamente do seu nível de conhecimento. Escolha a alternativa que mais tem a ver com você atualmente.

Uma opção precisa ser selecionada para continuar.

Perfil de investidor

Seu perfil de investidor é o conservador!

Nesse momento o mais importante para você é tranquilidade e segurança.

Surpresas desagradáveis com seu dinheiro ao investir, mesmo que elas sejam temporárias, podem não estar alinhadas com seus objetivos atuais, grau de conhecimento ou reservas financeiras.

Este perfil é comum também para quem está começando a investir e está dando os primeiros passos. Além disso, pessoas avessas a risco normalmente são consideradas conservadores, pois os altos e baixos da bolsa podem afetar suas emoções e decisões de investimento.

Por fim, é importante que considere que o perfil conservador tem muito a ver com objetivos e necessidades financeiras, de curto e médio prazo. Por isso, para investidores conservadores, os investimentos mais interessantes são os que priorizam proteção e permitem resgate em prazos curtos sem comprometer a rentabilidade.

Seu perfil de investidor é o moderado!

Você pode estar confortável diante de investimentos que oferecem riscos e retornos um pouco maiores.

Preste atenção nos prazos dos seus investimentos e principais riscos envolvidos. Não abra mão de proteção para emergências e deixe a maioria do seu patrimônio fora da bolsa de valores, pois em cenários de incerteza e crise isso pode influenciar seus objetivos e atrapalhar sua racionalidade.

O perfil moderado consegue e pode correr alguns riscos maiores, porém é normalmente designado para quem preza pela segurança dos investimentos. Esse perfil é comum para pessoas que tem certa aptidão ao risco, mas que ainda precisam continuar se aprofundando nos estudos, devendo ficar atento com as condições oferecidas por cada modalidade de investimento.

Seu perfil de investidor é o agressivo!

Você tem sangue frio e lida bem com riscos.

O perfil agressivo é designado àqueles investidores que possuem maior conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro, entendem que não há retorno sem risco e por isso conseguem manter boa parte do capital em ações sem correr o risco de entrar em pânico durante uma crise.

Por já saber como o mercado funciona, entende que não há nada garantido e reconhece a importância de informações confiáveis e se utiliza dos melhores meios disponíveis para realizar suas análises e tomar suas decisões.

O investidor agressivo lida bem com riscos e tem visão de longo prazo. Devido a isso, pode se expor às oscilações da bolsa no curto e médio prazo - pois sabe que é esse o preço a se pagar para investir na modalidade que oferece os maiores ganhos no mundo dos investimentos.

Preencha também o questionário que as instituições financeiras oferecem antes de investir o seu dinheiro para ter um resultado mais preciso.

Qual foi o seu resultado? Deixe abaixo nos comentários e não se esqueça de compartilhar o teste com os seus amigos :)