Cotacão MNDL3

Confira o preço das ações MNDL3

  • Preço MNDL3R$ 30,00

  • Valorização (7d)0,4%

  • Valorização (1m)8,66%

  • Valorização (12m)-54,48%

Indicadores da MNDL3

Confira os fundamentos das ações MNDL3

Indicadores de valuation

  • P/L-0,12

  • P/VP-0,1

  • LPA-248,25

  • VPA-297,91

  • PSR0,1

  • P/EBIT0,77

  • EV/Ebit4,1

Indicadores de rentabilidade

  • C. RECEITA 5A10,41%

  • ROE81%

  • ROIC-20,33%

  • Giro ativos0,56

  • Margem bruta36,13%

  • Margem ebit13,38%

  • Margem líq.-84%

Indicadores de endividamento

  • Liq. corrente0,25

  • Pl / ativos-0,58

Não há notícias recentes.

Dividendos da MNDL3

Confira a agenda, histórico e simulador de dividendos das ações MNDL3

A MNDL3 não pagou dividendos nos últimos 12 meses, então não será possível fazer a simulação.

MNDL3 - Ação ON

Confira os detalhes das ações MNDL3

A Mundial é uma empresa brasileira de capital aberto do setor industrial de consumo que foi criada no ano de 2013 por meio de uma fusão e que tem sede na cidade de São Paulo.

Ao longo de sua história centenária a companhia chegou a atuar em muitos segmentos diferentes, hoje ela é focada no segmento de moda, beleza e bem-estar.

Seus principais produtos são alicates, tesouras, cortadores, pinças, esmaltes, artigos para cuidado pessoal, facas, talheres, utensílios domésticos, botões e acessórios para a moda.

Um dos pontos chave da companhia é que ela possui um sistema de mudança evolutiva “ininterrupta”, que permite que ela constantemente reavalie seus negócios.

Por atuar com tantas soluções diferentes, a companhia possui uma série de marcas. São elas:

  • Mundial Gourmet
  • Mundial Crafts
  • Mundial Beleza Pessoal
  • Syllent Motobombas
  • Eberle (Componentes de fixação).

As suas fábricas estão localizadas nas cidades de Caxias do Sul, Guarulhos e Gravataí. A Mundial também possui está no exterior com as subsidiárias:

  • Mundial Inc. dos Estados Unidos;
  • Mundial Co Limited em Hong Kong.

História

A história do Mundial se iniciou no ano de 1896 com o empresário Abramo Eberle. Inicialmente a empresa se chamava Abramo Eberle & Cia, e funcionava como funilaria.

Não seria até o ano de 1907 que a companhia começaria a fabricar os seus primeiros artigos para montaria. Onze anos depois, foi a vez dos talheres e cutelaria.

Na década de 20 a Mundial iniciou a fabricação de artigos sacros e também de botões de pressão e rebites destinados à indústria de vestuário e calçados.

Na década de 40 a companhia decidiu expandir ainda mais o seu leque de opções, passando a construir motores elétricos para uso próprio e comercial.

Com o passar das décadas a companhia continuou o seu processo de expansão, aumentando o seu portfólio de produtos e a sua estrutura operacional também.

A partir de 1991 a Eberle S.A decidiu desativar todas as linhas de produção de consumo, que foram então assumidas de forma parcial pela Zivi - Hércules.

Também ficou definido nessa época que a companhia iria atender a dois principais segmentos, o de fabricação de motores para diversos usos e de componentes de fixação.

Adentrando o novo milênio, a companhia ainda passou por mais um processo de reestruturação, dessa vez incorporando a Zivi S.A, o que fez enfim surgir a Mundial S.A.

Ainda nesse mesmo ano a nova companhia vendeu a sua unidade de motores elétricos para a Metalcorte Inox Ltda, se voltando de novo aos negócios ligados a produtos de consumo.

No ano seguinte, 2005, a companhia resolveu alienar a sua parte na distribuidora norte-americana Mundial Inc. Em compensação, entrou no mercado asiático em 2006.

Nos anos seguintes a companhia faria uma série de aquisições de outras marcas, fortalecendo a sua estrutura e obtendo um grande crescimento inorgânico.

Como comprar as ações da Mundial (MNDL3)?

O processo de compra das ações da Mundial, MNDL3, é bastante simples. Em um primeiro momento, é necessário recorrer a corretora de sua preferência, na qual se pode negociar ativos em bolsa. Em seguida, basta inserir o código de negociação MNDL3 e preencher os dados básicos da ordem: quantidade e preço.

Uma vez inserido o código de negociação, basta inserir a quantidade desejada e o preço pelo qual se deseja comprar tal quantidade de ações. Feito isso, basta enviar a ordem para execução e, por fim, conferir se a ordem foi completamente executada.

Vale lembrar que é necessário adicionar um F ao código de negociação, caso a quantidade de ações desejada seja inferior a 100 ações. Dessa forma, para quantidades menores que 100 ações, entre 1 e 99 ações, insere-se o código de negociação MNDL3F.

Adicionalmente, uma boa forma de agilizar a execução integral de uma ordem é realizá-la a mercado. Para isso, basta selecionar a opção “ordem a mercado” e o sistema digital de sua corretora irá, automaticamente, realizar a compra de ações conforme a melhor oferta disponível no instante em que a ordem for emitida.

As ações MNDL3 pagam dividendos?

Não! As ações da Mundial, código MNDL3 na B3, não distribuem dividendos há mais de 10 anos e, atualmente, não demonstram fundamentos para reverter essa situação.

Isso acontece em virtude de diversos anos consecutivos nos quais a empresa gerou prejuízo ou apresentou um lucro líquido irrisório. Em resumo, a empresa não distribui dividendos, ao investidor, devido ao fato de que a mesma não gera lucro por meio de suas atividades. Logo, não há fluxo de caixa líquido a ser repassado aos sócios da companhia.

Isso se agrava em virtude da atual situação do balanço patrimonial da empresa. Atualmente, a empresa tem um passivo maior que seu ativo, ou seja, suas dívidas são maiores que seus investimentos geradores de lucro.

Quais são os tipos de ações da Mundial?

Atualmente, a Mundial possui somente ações do tipo ordinárias (ON) listadas no ambiente de negociação da B3, por meio do código de negociação MNDL3. A principal característica desse tipo de ações se trata do direito a voto nas assembleias e decisões da empresa, garantido inclusive aos acionistas minoritários, ou seja, aos que simplesmente comprem apenas 1 ação MNDL3.

No mercado de capitais, é considerado que somente as ações ordinárias são o tipo de ações que realmente tornam o investidor um sócio da empresa.

Dessa forma, apesar da situação da empresa, a listagem de somente ações ordinárias é considerada uma boa prática no mercado de bolsa de valores. Em resumo, essa é uma prática considerada mais alinhada com o interesse dos investidores.

As ações MNDL3 possuem garantia do FGC?

Não! Assim como todas as ações listadas na B3, as ações da Mundial (MNDL3) não possuem garantias do Fundo Garantidor de Crédito, conhecido como FGC. Em geral, não há garantia tanto de proteção do capital investido quanto em termos de garantia de rentabilidade mínima ou de dividendos.

A rentabilidade do investidor em MNDL3 é exclusivamente dependente da valorização dessas ações no ambiente de negociação da B3, que não é garantida em nenhum aspecto.

Esse destaque é importante devido à atual situação da empresa, visto que a Mundial não gerou lucro aos sócios há anos, assim como não distribuiu nenhum dividendo aos seus investidores há mais de 10 anos.

O que é a bolha do alicate da Mundial?

A bolha dos alicates se tratou de um evento manipulativo ocorrido com as ações da Mundial (MNDL3) no decorrer do ano de 2011. Em geral, a nomenclatura “bolha dos alicates” é advinda do fato de que a empresa produz, dentre outros produtos, alicates.

Esse evento foi causado por agentes do mercado financeiro em conjunto com entes internos da companhia e, inicialmente, resultou em uma supervalorização do preço das ações da companhia. Na ânsia de se aproveitar de tal valorização, diversos investidores aportaram na empresa e, quando a situação se reverteu, perdem parte significativa do capital investido.

Essa movimentação foi investigada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o principal regulador do mercado de bolsa de valores, e foi constatado o uso de informação privilegiada na manipulação do preço das ações MNDL3 no ambiente da B3.

No geral, o evento se trata de um bolha de virtude de uma valorização expressiva das ações da companhia sem qualquer melhora em seus fundamentos, somente em virtude de manipulações e movimentos especulativos do mercado. Como mencionado, o evento resultou na perda de capital de diversos investidores.

Análise de MNDL3

Confira a análise fundamentalista das ações MNDL3

Declarando MNDL3 no imposto de renda

Confira o passo a passo de como declarar as ações MNDL3 no IRPF

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "88.610.191/0001-54";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "MNDL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".