Cotacão RAIZ4

Confira o preço das ações RAIZ4

  • Preço RAIZ4R$ 3,36

  • Valorização (7d)-12,5%

  • Valorização (1m)-21,13%

  • Valorização (12m)-47,74%

Indicadores da RAIZ4

Confira os fundamentos das ações RAIZ4

Indicadores de valuation

  • DY4,73%

  • P/L28,5

  • P/VP1,67

  • LPA0,13

  • VPA2,15

  • PSR0,16

  • P/EBIT8,21

  • EV/Ebit13,6

  • EV/Ebitda3,11

Indicadores de rentabilidade

  • C. RECEITA 5A0%

  • C. LUCRO 5A0%

  • ROE13%

  • ROIC8,04%

  • Giro ativos2,39

  • Margem bruta4,82%

  • Margem ebit1,9%

  • Margem líq.1%

Indicadores de endividamento

  • Liq. corrente1,16

  • Dívida liq / pl1,1

  • Dív. liq / ebitda1,23

  • Pl / ativos0,22

Dividendos da RAIZ4

Confira a agenda, histórico e simulador de dividendos das ações RAIZ4

Simulador de dividendos da RAIZ4

Confira o simulador de dividendos das ações RAIZ4

Insira a renda mensal desejada e veja a mágica do nosso simulador acontecer :)

A simulação é feita para o recebimento de dividendo médio mensal, e não mensal, usamos como base o pagamento de dividendos e jcps dos últimos 12 meses e a cotação atual.

Clique aqui para realizar a simulação de outros ativos e realizar comparações.

RAIZ4 - Ação PN - Preferencial

Confira os detalhes das ações RAIZ4

Conheça a Raízen (RAIZ4)

A Raízen é uma empresa de energia com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis e geração de energia.

A partir disso, em um primeiro momento, a companhia é focada no fornecimento de energias renováveis, por meio de diversos modais, assim como direciona seu foco para a venda de insumos, como etanol e açúcar, para diversos setores da economia. 

Atuação da Raízen (RAIZ4)

Em linhas gerais, a atuação da companhia na distribuição de energias renováveis ocorre, predominantemente, por meio do etanol, com base no fato de se tratar de um combustível renovável. Entretanto, em complemento, a Raízen atua com a distribuição de outros combustíveis, assim como com a geração de energia elétrica a partir de biogás, biomassa, modal fotovoltaico (solar), entre outros modais renováveis. 

Adicionalmente, a Raízen comercializa o açúcar advindo da cana-de-açúcar, a matéria-prima do etanol produzido. Em complemento, a Raízen atua com a gestão de redes de conveniência em múltiplos países da América Latina, assim como atua com a gestão dos postos de combustível da marca Shell, tanto no Brasil quanto na Argentina.

Em resumo, apesar das diversas frentes de negócios exploradas pela Raízen, a empresa possui uma estrutura altamente integrada de atuação. A partir da estrutura em questão, a Raízen está presente desde a produção da matéria-prima dos produtos comercializados até o alcance dos produtos em questão ao consumidor final.

Vale destacar que, especialmente nas frentes de negócios que possuem maior conexão com o consumidor, a empresa investe, atualmente, em uma maior digitalização e praticidade.

A Raízen Hoje (RAIZ4)

Conforme anteriormente mencionado, a Raízen é uma empresa focada na distribuição de formas de energias renováveis, assim como explora outras linhas de negócios, com variados níveis de relação com seu principal negócio, o de energia. Além disso, a empresa atua com uma integração de seus negócios, em grande parte da cadeia de produção dos bens e serviços fornecidos.

Em linhas gerais, a companhia possui um foco na produção tanto de etanol quanto de açúcar, ambos a partir da cana-de-açúcar como matéria-prima. Adicionalmente a isso, a Raízen atua na geração de energia elétrica, tanto a partir de subprodutos da cana-de-açúcar quanto com base em modais alternativos, como o modal de energia solar, já abordado.

De modo amplo, o etanol produzido pela Raízen é destinado a diversos setores da economia. Como exemplos de setores ao qual o etanol é destinado, pode-se mencionar o setor farmacêutico, o setor químico, o setor de cosméticos e o setor de bebidas. Além disso, o etanol é disponibilizado ao consumidor final em forma de combustível, tanto no Brasil quanto em demais países, via exportação.

Em complemento, assim como o etanol, o açúcar produzido pela Raízen é, igualmente, destinado a múltiplos setores da economia. Como exemplos, temos os setores alimentício, farmacêutico e de bebidas, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, através de exportações.

Além disso, a Raízen atua na distribuição de demais combustíveis. De modo generalizado, principalmente por meio da marca Shell, são distribuídos combustíveis tanto ao consumidor final quanto a setores mais específicos como, por exemplo, o setor de aviação.

Em termos de geração de energia elétrica, a atuação da Raízen é, notoriamente, bastante ampla. A companhia atua com a geração de eletricidade por meio de biogás, biomassa, modal solar, entre outros meios.

Referente ao consumidor final, atualmente, tem-se um esforço em oferecer maior praticidade, alinhado às tendências de digitalização da economia. Como símbolo de alinhamento à digitalização, tem-se a iniciativa do App Shell Box, que iniciou suas operações no ano de 2016 em prol de oferecer vantagens e praticidade, para o consumidor, no momento de abastecer seu veículo.

Adicionalmente, em termos de relacionamento com o consumidor, têm-se os serviços de conveniência oferecidos pelo Grupo Nós. Por meio das marcas Shell Select e Oxxo, o Grupo Nós possui, no agregado, atuações tanto no Brasil quanto em demais países da América Latina, de modo no qual esse é um dos principais meios de exposição internacional da companhia, em complemento aos postos Shell na Argentina.

Em prol de fornecer uma noção da magnitude das atividades da Raízen, em termos de números têm-se os seguintes dados:

  • A Raízen é a 2º maior distribuidora de combustíveis do Brasil;
  • Possui mais de 1 milhão de hectares de área agrícola cultivada;
  • Comercializou 29 bilhões de litros de combustível;
  • Produziu 2,5 bilhões de litros de etanol;
  • Produziu mais de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar;
  • Comercializou mais de 18,5 TWh de energia elétrica;
  • Empresa mais de 40.000 pessoas.

Por fim, é válido mencionar a aderência da Raízen às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança – em português), de modo em que a empresa adota padrões em prol de gerar impacto positivo e mitigar riscos. Mais sobre o tema será abordado a seguir, com relação à governança corporativa da empresa.

Histórico da Raízen (RAIZ4)

A fundação da Raízen ocorreu durante o ano de 2011, a partir do estabelecimento de uma Joint Venture entre a Shell e o grupo Cosan (ações CSAN3). De modo geral, Joint Venture significa empreendimento conjunto, ou seja, a Raízen se trata de uma companhia gerida por ambas as empresas previamente mencionadas.

A partir do ano de 2012, iniciou-se um processo de crescimento e consolidação da Raízen. Assim sendo, foram fundadas companhias, controladas pela Raízen, em prol de expandir sua presença no território nacional.

Adicionalmente, ainda no decorrer de 2012, a Raízen obteve o grau de investimento reconhecido pelas principais agências avaliadoras de risco do mercado (Moody´s, S&P e Fitch), o que demonstra que a companhia é boa pagadora de suas obrigações e viabiliza maiores captações de dívidas junto ao mercado de capitais.

Em seguida, no decorrer do ano de 2013, a Raízen celebrou a inauguração de seu primeiro etanolduto, ou seja, uma tubulação voltada para o transporte de etanol. Além disso, ainda no decorrer do ano em questão, ocorreu a primeira emissão de debêntures (títulos de renda fixa) da Raízen Energia, assim como foi fundado um novo terminal de operações.

Em 2014, o ciclo de expansão da companhia seguia em perpetuidade, de modo em que ocorreu uma nova expansão por meio da inauguração de uma nova planta de produção de etanol. Adicionalmente, no ano de 2014, a Raízen emitiu novos títulos de renda fixa, os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), em prol de capitar novas dívidas com investidores e capitalizar a empresa com o objetivo de protagonizar novas expansões nos negócios.

Ressaltando sua acelerada trajetória de crescimento, no ano de 2015 a Raízen bateu seu recorde em exportação de açúcar. Além disso, foram fundados novos terminais, o que simboliza a ampla onda de expansão dos negócios da Raízen.

Já pela óptica de relacionamento com o consumidor final, foi lançado, no ano de 2016, o App Shell Box. A partir do mesmo, o consumidor obtinha descontos e demais vantagens ao abastecer seu veículo em postos de combustíveis de rede Shell.

Em seguida, no decorrer de 2017, além de, novamente, inaugurar novos terminais, a Raízen realizou sua primeira emissão de bonds (títulos de renda fixa no mercado internacional). A partir de um olhar simplificado, isso é bastante benéfico para a companhia, pois a confere acesso aos mercados de capitais desenvolvidos, capazes de fornecer maiores ordens de recursos para capitalizar a empresa. Além disso, mediante às boas avaliações de crédito, a emissão internacional contribui para a reputação da empresa como boa pagadora de suas obrigações.

A partir do ano de 2018, a Raízen adquiriu os postos de combustíveis da marca Shell na Argentina. Além disso, no ano seguinte, em 2019, a Raízen estabeleceu sua primeira planta de geração de energia elétrica a partir do modal fotovoltaico (solar), na cidade de Piracicaba (SP).

Em sequência, no ano de 2020, a Raízen protagonizou expansões de seus negócios em diversas linhas de negócio, assim como iniciou sua atuação em novos setores. Inicialmente, ocorreu a fundação de uma nova Joint Venture, a Grupo Nós, por meio da qual a Raízen se faz presente no mercado de conveniência, com ampla presença nacional e internacional, em demais países da América Latina e América Central.

Ademais, ocorreu também no decorrer do ano de 2020 a fundação da primeira planta de geração de energia elétrica a partir de biogás. Assim como houve a fundação de novos terminais.

Em complemento às fortes ondas de expansão, no ano de 2021 a Raízen inaugurou uma nova base de distribuição de combustíveis na cidade de Miritituba (PA). Adicionalmente a isso, a companhia adquiriu a empresa Biosev. Como destaque em relação ao mercado de capitais, no ano em questão ocorreu a oferta pública (IPO) das ações da Raízen, de modo em que seu capital se tornou aberto na B3, por meio dos códigos de negociação RAIZ4 (ação preferencial).

Análise das ações Raízen

Confira a análise fundamentalista das ações da Raízen

Declarando RAIZ4 no imposto de renda

Confira o passo a passo de como declarar as ações RAIZ4 no IRPF

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "33.453.598/0001-23";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "RAIZ4 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

Dúvidas comuns sobre as ações Raízen

Confira as principais dúvidas sobre as ações Raízen

Veja o passo a passo para comprar ações da Raízen:

  • A primeira coisa que você precisa para investir nas ações da Raízen é ter uma conta em uma corretora de valores. Caso ainda não tenha, não se preocupe, é bem simples de abrir e você pode fazer diretamente pelo seu celular;
  • O segundo passo é transferir o dinheiro que quer investir para a sua conta na corretora;
  • Agora no app da sua corretora, basta procurar pelo código RAIZ4, selecionar a quantidade de ações desejada e clicar em comprar.

Caso tenha dúvidas neste processo, nos chame no grupo privado que te ajudaremos.