Ações Cosan Logística RLOG3

Cosan Logistica SA

A Cosan é uma holding que investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira. Possui em seu portfólio a Raízen, Compass, Moove e Rumo. Ver mais

Conheça Cosan Logística ações RLOG3

Cosan Logística é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker RLOG3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

A Cosan Logística, controlada pelo grupo Cosan Limited, foi constituída em 23 de abril de 2014, com o objetivo de gerir e deter participações acionárias em empresas atuantes no setor de infraestrutura. Em especial, a companhia possui ênfase nos setores de logística, operações portuárias de terminais de distribuição, armazenagem de produtos e commodities.

A companhia possui, como seu principal ativo, a participação societária na Rumo Logística (RAIL3), na qual é acionista majoritária através da posse de 28% de suas ações.

Através da Rumo Log, principal ativo operacional da Cosan Logística (RLOG3), a Cosan Logística protagoniza sua atuação em transportar cargas, principalmente pelo modal ferroviário de transporte, para diversos setores da economia.

Além disso, a companhia atua em transporte multimodal, participação em terminais portuários e armazenagem em centros de distribuição e armazenamento.

A trajetória da Cosan Limited e da Cosan Logística (RLOG3)

No período do início de suas operações, ocorrido no ano de 1936, a Cosan, atual controladora da Cosan Logística, operava uma usina de cana-de-açúcar, a Usina Costa Pinto, situada na cidade de Piracicaba (São Paulo).

Progressivamente, a companhia Cosan, até o momento sobre uma diferente denominação, protagonizava seu crescimento no setor açucareiro, de forma que a empresa adquiriu novas usinas e iniciou suas operações de exportação de açúcar a partir da região Centro-Sul do território nacional a partir de 1986.

Sequencialmente, a companhia prezou pela manutenção de seu crescimento, principalmente através do refinamento de suas atividades no mercado internacional, com foco na exportação de açúcar.

Unicamente no ano 2000, foi criada a marca Cosan, em prol de consolidar a imagem da empresa perante ao mercado. Ao passo que, mantido o processo de crescimento da Cosan, a empresa adquiriu uma nova usina, em Barra Bonita (SP).

Em virtude do acelerado crescimento da companhia, a Cosan tornou-se listada na bolsa de valores brasileira no ano de 2005, sobre o ticker CSAN3, ao passo em que a empresa tornou-se listada na NYSE (New York Securities Exchange) no ano de 2007 sobre o símbolo CZZ.

Através da captação de recursos, em virtude dos IPOs (Ofertas Públicas Iniciais de ações) realizados, a Cosan pôde atuar em um novo ciclo de crescimento da companhia, nesse momento o foco recaiu sobre a penetração da Cosan em outros setores da economia, adicional e complementarmente à sua operação em usinas de cana-de-açúcar.

No ano de 2008, a companhia adentrou no setor de distribuição de combustíveis, por meio da aquisição dos ativos da ExxonMobil do Brasil. Logo em seguida, no ano de 2009, ocorreu a aquisição da Nova América, responsável pela produção do açúcar marca União, consequentemente a Cosan tornou-se a maior produtora individual tanto de açúcar tanto de etanol em todo o mundo, no cenário do ano de 2009, conforme pontuado em seu site de Relações com Investidores.

Após alguns anos, nos quais o ciclo de crescimento da empresa seguiu com alta relevância para seus negócios, por meio de incorporações e criações de novas empresas sobre o controle da Cosan (CSAN3), a Cosan Logística surge em 2014.

A recém-nascida Cosan Logística foi originada em função da cisão (divisão/separação) das operações de transporte e logística da própria Cosan, possuindo como seu principal ativo a participação na Rumo Logística S.A (ações RAIL3).

Nos anos que se seguiram, um dos principais impactos positivos na trajetória da Rumo, principal ativo da Cosan Logística, ocorreu no ano de 2015 por meio da aquisição da empresa ALL, a partir de tal aquisição, a Rumo originou a maior operadora ferroviária independente do Brasil.

Adicionalmente à aquisição, previamente mencionada, a Rumo venceu o leilão da Ferrovia Norte-Sul no ano de 2019, de modo em que ampliou sua malha de logística ferroviária no território nacional.

A Cosan Logística (RLOG3) atualmente

Nos dias de hoje, como mencionado anteriormente, a Cosan Logística (RLOG3) possui, como seu principal ativo operacional, sua participação acionária na companhia Rumo Logística, listada na bolsa de valores brasileira sobre o símbolo RAIL3.

Através da Rumo Log, é operacionalizada uma rede ferroviária com uma respectiva infraestrutura de 12.000 quilômetros de abrangência, 1000 locomotivas disponíveis, 25.000 vagões e pouco mais de 9000 colaboradores diretos.

Além disso, ainda por meio dos ativos da Rumo, a Cosan Logística atua no fornecimento de serviços logísticos de maneira intermodal, em geral, tal operação ocorre por meio de uma combinação do transporte em trens e caminhões, quando necessário.

Adicionalmente aos serviços logísticos propriamente ditos, a companhia opera centros de distribuição e terminais portuários com grandes capacidades de armazenagem, em prol de estar inserida em múltiplas etapas do processo logístico e de aperfeiçoar seus serviços, além de facilitar seu envolvimento em exportação de commodities agrícolas.

Em geral, tamanha infraestrutura logística é operacionalizada com ênfase no fornecimento de serviços logísticos para o setor agrícola brasileiro. Consequentemente, a Cosan Logística tornou-se uma das principais fornecedoras de serviços logísticos para o setor agrícola nacional.

De tal maneira, a companhia atua em transporte de commodities agrícolas, assim como em sua adequada armazenagem em centros de distribuição e terminais portuários.

RLOG3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Cosan Logística ocorreu em 2014 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações RLOG3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de Cosan Logística é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da empresa que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 26.38% das ações RLOG3 de Cosan Logística estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de RLOG3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações RLOG3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Cosan Logística possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos RLOG3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Cosan Logística na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.