O que é Índice?

Um índice é um parâmetro utilizado para acompanhar a evolução de determinado objeto, métrica, etc.

No mercado financeiro, por exemplo, os índices são utilizados para acompanhar o desempenho de um grupo de ativos ou uma carteira de títulos, como uma lista de empresas de capital aberto e os preços das suas ações.

Os investidores costumam usar os índices como referência para avaliar o desempenho de ações, fundos e outros ativos em relação ao desempenho geral do mercado.

Dentre os índices mais conhecidos e utilizados no mercado financeiro brasileiro, podemos destacar:


Tipos de índices

Uma das coisas mais importantes para entender sobre qualquer índice é como ele é formado.

Existem vários métodos diferentes para formação dos índices, dentre os mais comuns, podemos destacar:

  • Índices ponderados por preço: A participação proporcional de cada ação no índice é baseada no preço de sua ação.
  • Índices de capitalização do mercado: A participação proporcional de cada ação é baseada em sua capitalização de mercado total (preço da ação vezes as ações em circulação). Isso também é conhecido como índice ponderado pela capitalização de mercado.
  • Índices não ponderados: cada ação tem um valor igual no índice como um todo.

Como usar um índice em investimentos

Às vezes, é difícil saber o desempenho de seu portfólio de investimentos. Você pode ouvir números como 5%, 10% ou 15% de crescimento, mas o que isso realmente significa? Esses números são bons?

Em alguns anos, os mercados de investimento conseguem obter ótimos resultados e sobem percentagens de dois dígitos. No entanto, em outros anos, esses mesmos mercados podem obter apenas 1% de crescimento ou até mesmo passar por declínios.

Com base nesse comportamento do mercado, você deve preferencialmente medir o desempenho de sua carteira de investimentos em relação a um índice, como, por exemplo, o Ibovespa.

Ao comparar a sua carteira de investimentos com o índice como o Ibovespa, você deve esperar que a sua carteira obtenha retorno semelhante ou superior ao acumulado pelo índice em determinado período.

Sendo assim, se o seu portfólio supera o índice, você está no caminho certo, no entanto, caso o seu portfólio apresente desempenho muito inferior ao índice, esse pode ser um bom sinal para fazer algumas perguntas e repensar as estratégias de investimentos.

Na prática, é importante avaliar também e ponderar que um mesmo portfólio terá anos em que supera os principais índices da bolsa de valores e outros em que alcança desempenho inferior aos índices.

Logo, você só deve se preocupar em avaliar o desempenho dos seus investimentos com foco no longo prazo.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.