O que é Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C B3)?

Comprar, vender ou investir em imóveis é uma decisão que precisa ser tomada com base em muitos dados. Uma fonte valiosa de informação a ser consultada é o IGMI-C B3.

O IGMI-C B3 trata-se do Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial, que objetiva mostrar de forma bastante completa a evolução dos preços no setor imobiliário brasileiro.

Vale ressaltar que o IGMI-C B3 não é a única informação que o comprador de um imóvel ou investidor da bolsa de valores deve buscar para realizar um investimento.

O que é o IGMI-C B3?

O IGMI-C B3 é o índice do setor imobiliário brasileiro que avalia a média dos preços e acompanha a sua evolução, refletindo o valor médio dos imóveis.

Esse índice pode ser não só utilizado para quem quer investir diretamente em um bem imóvel, mas também para quem quer investir em fundos imobiliários.

Quem inventou esse índice, no entanto, não foi a B3, a bolsa de valores brasileira, e sim o instituto FGV (Fundação Getúlio Vargas), que é inclusive quem calcula o IGPM.

Diferentemente de outros índices utilizados pela B3, o IGMI-C B3 não é calculado baseando-se na média de ativos relacionados ao mercado imobiliário.

Inclusive, a utilização do IGMI-C B3 está muito mais relacionada a índices como IPCA e o próprio IGPM, como já mencionado.

Como calcular o IGMI-C B3?

Para calcular o IGMI-C B3 é necessário usar três fórmulas diferentes que, a princípio, podem parecer complicadas, mas, na verdade, são bem fáceis de entender.

Estas fórmulas versam sobre o retorno de renda, retorno do capital e o total, que é a soma dos dois primeiros. As fórmulas necessárias para esse cálculo são:

  • Retorno da renda em t = ROLt / (Vt-1 + It);
  • Retorno do capital em t = [(Vt – Vt-1) – It + At] / (Vt-1 + It);
  • Total em t = Retorno da renda em t + Retorno do capital em t.

Vale ressaltar que: 

  • ROL = Receita Operacional Líquida;
  • V = Valor Avaliado do Empreendimento;
  • I = Investimento em reformas e otimizações;
  • A = Alienações totais ou parciais.
  • t = Total.

O que fazer com o IGMI-C B3?

Em primeiro lugar, é importante destacar que não existe nenhum produto financeiro que utilize a evolução do IGMI-C B3 como uma espécie de indexador.

Em outras palavras, não é possível investir diretamente no IGMI-C B3. E por não ser um índice que avalia a média de ativos financeiros, não há ativos específicos nos quais investir.

Por outro lado, acompanhar a evolução do IGMI-C B3 pode ser bastante interessante para quem quer investir no mercado imobiliário de forma geral.

Inclusive, para o investidor que gosta de aportar dinheiro em fundos imobiliários, as informações que o IGMI-C B3 trás são altamente relevantes.

É claro que, no caso dos fundos imobiliários, por se tratarem de um produto financeiro da bolsa de valores, existem muitos outros dados que podem ser consultados.

Inclusive outros índices da própria bolsa que avaliam individualmente as empresas que compõem os fundos imobiliários.

Por fim, vale lembrar que um bom investidor usa metodologias de investimento de eficácia já comprovada, como a Análise Fundamentalista e Análise Técnica.


Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.