O que é Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3)?

O índice de ações com Tag Along Diferenciado trata-se de um índice criado pela B3 para organizar os papéis de empresas que tenham um alto nível de governança.

Também abreviado de ITAG B3, neste índice estão listadas as empresas que apresentam as melhores condições para os seus sócios minoritários.

E isso é de fato muito importante em situações em que o controlador de uma empresa mude, pois o sócio majoritário (o controlador) resolveu vender toda a sua parte.

Neste caso, ações com Tag Along permitem aos sócios minoritários negociarem seus papéis pelo mesmo valor que o sócio majoritário, ou pelo menos em um valor bem próximo.

O que é preciso para uma empresa estar no ITAG B3?

Para que o papel de uma empresa seja listado no Índice de Ações com Tag Along Diferenciado é necessário que ela possua um alto nível de governança.

Isso significa basicamente algumas coisas, como:

  • Ter a contabilidade em dia;
  • Emitir relatórios financeiros periódicos, transparentes e acessíveis;
  • Pagamento de dividendos ;
  • Não ter diferenciação entre ação ordinária e ação preferencial ;
  • Ações com Tag Along;
  • Entre outros.

Ou seja, dados que ajudam o investidor a tomar uma decisão consciente quanto ao seu investimento naquela empresa. O que não é algo que todas as empresas se dispõe a fazer.

No entanto, aquelas empresas que optam por terem uma administração clara, organizada e bem responsável, são geralmente coroadas como sendo preferência do consumidor.

Empresas listadas no ITAG B3 são mais lucrativas?

É importante ressaltar que não é porque uma empresa está listada na ITAG B3 que isso significa que ela seja uma empresa altamente lucrativa e pague muitos dividendos.

Estar listado na ITAG B3 significa apenas possuir qualidades que a diferenciam de outras empresas. Qualidades estas relacionadas a sua administração e organização.

É possível que os papéis de uma empresa que não esteja listada no ITAG B3 se valorizem muito. Isso porque a governança corporativa é apenas uma das variáveis que afetam o valor de um papel.

Por outro lado, pode-se afirmar com bastante segurança que empresas listadas na ITAG B3 são tratam-se de investimentos muito mais seguros e menos arriscados.

E isso pode ser um dado bem importante para investidores da bolsa de valores que tenham um perfil moderado, não sendo completamente arrojados.

No entanto, também é importante ressaltar que não é porque uma empresa é muito bem organizada que isso não signifique que ela não possa sofrer imprevistos.

O mercado de ações em si é extremamente volátil. Tecnologias surgem a todo momento. O que as pessoas valorizam hoje, podem perder o seu valor amanhã.

Outros índices de ações

Por fim, é importante destacar que além da ITAG B3 existem outros índices de ações que podem ser acompanhados pelos investidores para uma tomada de decisão mais assertiva.

Alguns destes índices:

Portanto, um bom investidor, antes de aportar o seu dinheiro nas ações de uma empresa, pode dar uma olhada nesses índices e tomar uma decisão mais consciente.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.