O Índice IGCT B3 lista as ações das empresas com a melhor governança corporativa listadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3. É uma carteira teórica.
Este índice, por sua vez, trata-se de um índice de retorno total, ou seja, são considerados:
- A valorização do ativo;
- O retorno que ele entrega em dividendos.
Vale ressaltar que o IGCT B3 funciona principalmente como um afunilamento do índice IGC - Índice de Governança Corporativa, que opera de forma mais generalista.
Diferença entre IGC e IGCT B3
Muitos investidores confundem ambos índices como sendo siglas ou definições para a mesma coisa, porém isso não poderia estar mais errado.
O IGC trata-se de um índice com uma barreira de entrada muito mais branda, abarcando ações apenas do Novo Mercado ou que possuem classificação de nível 1 ou 2 na Bovespa.
O IGCT B3, em contrapartida, usa os dados do IGC, porém escolhe dentre as empresas listadas neste, apenas aquelas que apresentam maior liquidez.
Em outras palavras, o IGCT B3 trata-se de índice mais específico que o IGC, servindo para de um ponto de partida mais embasado ao para o investidor comum.
É evidente que, governança corporativa e liquidez, por mais importantes que sejam, não são os únicos critérios que devem ser avaliados.
Critérios para ser listado no IGCT B3
Vale ressaltar que o IGCT B3 possui critérios mais rigorosos para permitir que ações sejam listadas nele. Critérios estes compartilhados com outros índices.
Os principais são:
- Ter estado presente em 50% no período de três carteiras anteriores;
- Estar entre as ações 99% mais negociados da bolsa de valores;
- Ter marcado presença no pregão de, pelo menos 95%, no período de vigência de três carteiras anteriores;
- Ter um valor superior a 1 real por ação, ou seja, não podendo ser uma penny stock.
Por outro lado, vale lembrar que a governança corporativa é avaliada mediante os seguintes critérios: transparência; equidade; prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Como investir no IGCT B3
Primeiramente, é importante ressaltar que não existe nenhum produto financeiro disponível no mercado atrelado à evolução do IGCT B3.
Tendo dito isso, é possível investir em ETFs que utilizam ativos deste índice em sua composição, como, por exemplo, o GOVE11.
Outra forma de utilizar o IGCT B3 é investindo isoladamente nas ações que estão presentes no índice, mas isso dependerá principalmente dos conhecimentos do investidor.
Na realidade, é importante lembrar que qualquer investimento precisa ser feito mediante uma análise prévia responsável de vários fatores.