O que é Índice de BDRs Não Patrocinados - GLOBAL (BDRX B3)?

O Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL, abreviado usualmente como BDRX B3, trata-se de um índice de ativos da bolsa de valores que classifica BDRs Não Patrocinados.

Este índice serve principalmente para medir o desempenho médio das BDRs Não Patrocinados, contanto que eles sigam algumas regras estabelecidas pela B3.

Para aqueles investidores que querem diversificar a sua carteira de investimentos e se expor um pouco ao mercado estrangeiro, consultar esse índice pode ser uma boa ajuda.

O que é BDR?

Antes de falar sobre o Índice de BRDs Não Patrocinados-GLOBAL, é necessário explicar exatamente do que se trata um BDR.

BDR é abreviação de Brazillian Depository Receipt, e trata-se de uma alternativa para quem quer investir em empresas do exterior, mas não consegue fazer isso diretamente.

Na teoria o BDR trata-se de uma espécie de recibo de ações de empresas estrangeiras, agregando uma certa quantidade de papéis dessa empresa em um produto só.

Originalmente apenas investidores institucionais ou profissionais podiam investir em BDR. Todavia, desde 2020 qualquer investidor se tornou apto a fazer esse investimento.

Vale ressaltar que um BDR não se trata da ação original da empresa, e sim de uma representação. No entanto, ela confere ao investidor os mesmos riscos e ganhos.

Evidentemente é necessário considerar as taxas e a conversão do valor da moeda original a qual a ação da empresa esteja cotada, para o real brasileiro.

Outro ponto de destaque em relação às BDRs é que elas são classificadas em dois tipos:

  • BDR Patrocinado: trata-se de BDRs cuja empresa original se prontificou a criar e distribuir na bolsa de valores brasileira;
  • BDR Não Patrocinado: é uma instituição brasileira que cria um BDR Não Patrocinado e se torna responsável pelos papéis dele.

Vale ressaltar que os BDRs Patrocinados são em número menor, sendo os BDR Não Patrocinados muito mais comuns de se negociarem a de se achar na bolsa.

Utilização do Índice de BDRs Não Patrocinado-GLOBAL

Assim como todos os índices de ações e demais ativos, o Índice de BDRs Não Patrocinado-GLOBAL serve para ajudar o investidor a tomar uma decisão.

O fato é que não são todas as BDRs que valem a pena, que possuem um bom investimento ou que representam empresas sólidas e com uma boa gestão.

O investidor desprevenido e sem informação pode acabar achando que, contanto que ele invista em uma empresa estrangeira, ele sairá no lucro. Mas isto está errado.

Investir em empresas estrangeiras, mesmo que indiretamente, requer o mesmo nível de análise que investir em empresas nacionais.

Nesse sentido o índice de BDRs Não Patrocinado-GLOBAL pode ser bem útil para o investidor consciente, pois ele traz duas informações importantes:

  • Variação média dos preços dos certificados;
  • Distribuição de proventos das empresas.

No entanto, é importante lembrar que BDRs Não Patrocinados de empresas cujo valor seja menor que 1 real e que não tenham um formador de mercado, são excluídos do índice.

Também são deixados de fora os BDRs Não Patrocinados de empresas que estejam passando por recuperação judicial e cuja presença em pregão seja inferior a 60%.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.