O que é Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV)?

Uma das principais motivações que muitos investidores têm para investir na bolsa de valores é a possibilidade de ganhar dinheiro por meio de dividendos de ações.

E levando isso em consideração, para ajudar o investidor comum a escolher as melhores empresas, existe o Índice Dividendos BM&FBOVESPA, o IDIV.

O IDIV, resumidamente, tem o objetivo de relacionar as empresas da bolsa de valores brasileira, a B3 que mais e melhor pagam dividendos.

O que é o IDIV?

O IDIV é um índice de empresas utilizado pela B3 que serve como uma carteira teórica que lista todas as empresas com o melhor desempenho em retornos de dividendos.

Neste índice são elegíveis empresas de qualquer setor da economia, contanto que elas paguem dividendos e certamente também cumpram algumas outras exigências.

Fazer uso desse índice pode ser fundamental para investidores que queiram criar uma estratégia de investimento baseada em renda de dividendos.

Todavia, é importante dizer que o pagamento de dividendos não deveria ser o único método de avaliação de um papel.

O que são dividendos?

Dividendos são uma quantia de dinheiro que as empresas remuneram os seus acionistas de tempos em tempos, como uma espécie de benefício pelo investimento na empresa.

É importante ressaltar que os dividendos não são os únicos benefícios de um acionista, pois este também goza do direito de participar das decisões da companhia.

Por outro lado, também é importante lembrar que não são todas as empresas que pagam dividendos, ou mesmo que os pague com regularidade.

Requerimentos para ser listado no IDIV

Para que uma empresa tenha a possibilidade de ser listada no IDIV ela primeiro precisa cumprir alguns requisitos básicos, além é claro de pagar dividendos.

Estes requisitos são:

  • Nos últimos 36 meses ela precisa ter estado entre os ativos com o maior DY (Dividend Yield), que se trata de uma métrica de avaliação;
  • É necessário ter estado nos 12 meses anteriores distribuindo dividendos aos seus acionistas de maneira regular;
  • Durante a vigência das últimas 3 carteiras é necessário que a empresa tenha estado presente em 95% dos pregões.

É importante ressaltar que uma empresa passando por recuperação judicial não está elegível para adentrar ao IDIV. 

Também estão excluídos da seleção empresas que emitam BDRs ou cujo valor da ação seja menor que 1 real, por ser considerada uma Penny Stock.

Como ganhar dinheiro com o IDIV

Existem duas formas principais de ganhar dinheiro com o IDIV, são elas:

  • Investindo diretamente nas ações das empresas listadas no Índice;
  • Investindo no ETF DIVO11, que é 95% composto de ações do IDIV.

Seja como for que o investidor preferir fazer isso, não deixa de ser importante uma análise profunda a respeito das empresas cujos papéis se intencione adquirir.

Isso porque o pagamento de dividendos não é garantia de uma real estabilidade financeira, planejamento a longo prazo ou qualquer outro tipo de indicador de qualidade.

No mais, o bom investidor pode querer fazer uso de metodologias de avaliação de ações, como a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica de ações.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.