O que é Índice BM&FBOVESPA Financeiro (IFNC)?

O IFNC, também conhecido como Índice Financeiro Bovespa, é o resultado de uma carteira teórica de ativos negociados na B3.

O índice em questão é utilizado para medir o desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

Vale destacar que o IFNC é um índice de retorno total, ou seja, ele é capaz de refletir não somente a variação no preço dos ativos que o compõem, como também o impacto da distribuição de dividendos por parte das empresas emissoras das ações.

Na prática, o IFNC é um índice importante para que analistas, investidores e o mercado em geral, analisem o movimento das ações de empresas que atuam no setor financeiro e de seguros.

Quais ativos fazem parte do IFNC

O IFNC é composto das ações e units de empresas listadas na B3 e que atendam aos seguintes requisitos:

  • Ter um índice de negociabilidade igual ou superior a 95% dos dias de pregão da Bolsa de Valores;
  • Não ser classificada como uma Penny Stock (ações com preço de mercado inferior a R$1,00);
  • Figurar entre os ativos elegíveis, levando em consideração às três carteiras anteriores do índice;
  • Pertencer aos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária não são considerados para composição do índice IFNC.

Costumam compor o IFNC, as ações e units das maiores instituições financeiras e corretoras presentes na Bolsa de Valores Brasileira, dentre elas:

É possível investir no IFNC?

O IFNC replica o desempenho das ações de empresas de grande relevância no mercado acionário brasileiro, em função disso é comum encontrar investidores interessados em investir nesse tipo de índice.

No entanto, atualmente não é possível investir diretamente no IFNC, restando aos interessados em replicar o resultado do índice, acompanhar e adquirir as ações que fazem parte da carteira teórica do IFNC.

Outra alternativa para interessados em replicar o desempenho do índice consiste em adquirir cotas de um fundo de índice ETF que replique o conjunto de ativos do IFNC.

Aos interessados, é possível investir no fundo de índice de ações FIND, negociado em tempo real na B3, acompanhando o movimento do índice Financeiro (IFNC).

Contudo, é importante destacar que manter toda a carteira em ativos do mercado financeiro é uma estratégia altamente arriscada, uma vez que os ativos estão basicamente expostos aos mesmos riscos ou a riscos muito semelhantes.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.