O IFNC, também conhecido como Índice Financeiro Bovespa, é o resultado de uma carteira teórica de ativos negociados na B3.
O índice em questão é utilizado para medir o desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.
Vale destacar que o IFNC é um índice de retorno total, ou seja, ele é capaz de refletir não somente a variação no preço dos ativos que o compõem, como também o impacto da distribuição de dividendos por parte das empresas emissoras das ações.
Na prática, o IFNC é um índice importante para que analistas, investidores e o mercado em geral, analisem o movimento das ações de empresas que atuam no setor financeiro e de seguros.
Quais ativos fazem parte do IFNC
O IFNC é composto das ações e units de empresas listadas na B3 e que atendam aos seguintes requisitos:
- Ter um índice de negociabilidade igual ou superior a 95% dos dias de pregão da Bolsa de Valores;
- Não ser classificada como uma Penny Stock (ações com preço de mercado inferior a R$1,00);
- Figurar entre os ativos elegíveis, levando em consideração às três carteiras anteriores do índice;
- Pertencer aos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.
BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária não são considerados para composição do índice IFNC.
Costumam compor o IFNC, as ações e units das maiores instituições financeiras e corretoras presentes na Bolsa de Valores Brasileira, dentre elas:
- B3 (B3SA3)
- Banco ABC (ABCB4)
- Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4)
- Banco Bradesco (BBDC3 e BBDC4)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Banco BTG Pactual (BPAC11)
- Banco Inter (BIDI11 e BIDI4)
- Banco Santander (SANB11)
- Banco BMG (BMGB4)
- Banco Pan (BPAN4)
- Banrisul (BRSR6)
- Itaúsa (ITSA4)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Seguradora Sul América (SULA11)
- Seguradora Porto Seguro (PSSA3)
- IRB Brasil (IRBR3)
- Cielo (CIEL3)
É possível investir no IFNC?
O IFNC replica o desempenho das ações de empresas de grande relevância no mercado acionário brasileiro, em função disso é comum encontrar investidores interessados em investir nesse tipo de índice.
No entanto, atualmente não é possível investir diretamente no IFNC, restando aos interessados em replicar o resultado do índice, acompanhar e adquirir as ações que fazem parte da carteira teórica do IFNC.
Outra alternativa para interessados em replicar o desempenho do índice consiste em adquirir cotas de um fundo de índice ETF que replique o conjunto de ativos do IFNC.
Aos interessados, é possível investir no fundo de índice de ações FIND, negociado em tempo real na B3, acompanhando o movimento do índice Financeiro (IFNC).
Contudo, é importante destacar que manter toda a carteira em ativos do mercado financeiro é uma estratégia altamente arriscada, uma vez que os ativos estão basicamente expostos aos mesmos riscos ou a riscos muito semelhantes.