O que é Índice do Setor Industrial (INDX)?

O setor industrial é um dos motores da economia brasileira, e é certamente um dos que mais movimenta dinheiro todos os anos. Para ficar por dentro dele, existe o INDX.

INDX significa Índice do Setor Industrial, e sua composição é feita pelas melhores empresas, de acordo seus critérios, que pertencem ao setor industrial brasileiro.

Utilizar as informações desse índice pode ser bastante interessante para o investidor que quiser avaliar em qual ação investir na bolsa de valores .

O que é o INDX?

O INDX trata-se de uma carteira teórica composta com as empresas do setor industrial mais bem avaliadas e que dão o melhor custo-benefício ao investidor.

Os responsáveis pela criação e manutenção deste índice são a própria B3, a bolsa de valores brasileira, e a FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo).

Vale discernir o que são as empresas do setor industrial e o tipo de serviço que elas de fato prestam a economia. Basicamente, estas empresas são de:

  • Materiais básicos;
  • Bens industriais;
  • Consumo cíclico;
  • Consumo não cíclico;
  • Tecnologia da educação e da saúde.

Ou seja, trata-se de um recorte da economia muito presente no dia-a-dia das pessoas especificamente por ser tão amplo no tipo de produtos relacionados.

O INDX conta com empresas que produzem desde cerveja, como a AMBEV, carnes, como a JBS e até mesmo roupas, tal como a Hering.

Critérios para uma empresa estar no INDX

Para que uma empresa seja listada no INDX, o primeiro critério excludente é o seu mercado de atuação, ou seja, ela precisa fazer parte do setor industrial.

Por outro lado, existem alguns outros requisitos importantes que precisam ser checados, como, por exemplo:

  • Ser um ativo elegível que durante as últimas 3 vigências de carteiras, ocupou uma das 150 primeiras posições no Índice de Negociabilidade;
  • É necessário que a empresa tenha sido negociado em pelo menos 95% de todos os pregões durante a vigência das últimas 3 carteiras;
  • A ação individual da empresa não pode ter um valor inferior a 1 real, o que faria ela ser considerada uma Penny Stock;
  • A condição da fiscal e contábil da empresa precisa ser impecável e ela não pode estar passando por nenhum processo ou intervenção judicial.

Por fim, vale lembrar que a INDX é um índice de retorno total, ou seja, ele avalia as ações quanto ao seu retorno em dividendos e a evolução de sua valorização.

É possível investir no INDX?

De forma direta não é possível investir no INDX, pois ele é um índice e, infelizmente, não há nenhum produto financeiro que o utilize como um indexador próprio.

No entanto, é importante destacar que o investidor pode investir individualmente em qualquer ação do índice, ou mesmo em todas, criando uma indexação direta.

Por outro lado, é bom lembrar que uma decisão de investimento não deve ser pautada apenas pela consulta de um índice financeiro.

Um investidor consciente procura outras formas de avaliar os seus investimentos, principalmente avaliando outros índices ou usando metodologias próprias específicas.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.