O Índice Brasil 50 mais conhecido como IBrX-50 representa a variação de uma carteira composta por 50 ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3).
O objetivo do IBrX-50 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 50 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.
A composição do índice leva em consideração as ações e units de companhias listadas na B3 e que atendam aos seguintes critérios:
- Estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, ocupem as 50 primeiras posições;
- Ter presença em pregão de 95% no período de vigência das três carteiras anteriores;
- Não ser classificado como “Penny Stock” (Ação com valor inferior a R$ 1,00.
Vale destacar que ativos que sejam objeto de Oferta Pública também são elegíveis para participar do IBrX-50, desde que a oferta pública ocorra antes do rebalanceamento imediatamente anterior.
Por outro lado, BDRs, Fundos Imobiliários, empresas que se encontram em recuperação judicial, extrajudicial em regime especial de administração temporária e intervenção não podem fazer parte do índice IBrX-50.
O rebalanceamento do IBrX-50 acontece quadrimestralmente na 1ª segunda-feira dos meses de Janeiro, Maio e Setembro de cada ano, sendo excluídas as ações que por qualquer motivo, deixem de atender aos requisitos para participar do índice.
É possível investir no IBrX-50?
O IBrX-50 replica o desempenho das 50 ações mais negociadas da Bolsa de Valores brasileira, em função dessa característica alguns investidores observam com bons olhos a possibilidade de investir ou replicar o desempenho do índice nas suas carteiras de ações.
Contudo, é preciso destacar que ainda não é possível investir diretamente no IBRx-50, restando aos interessados buscar um ETF que replique o desempenho do índice em questão, como é o caso do BRAX11 que acompanha o IBrX-100.
Outra alternativa aos interessados é consultar quadrimestralmente a composição do IBrX-50 e montar uma carteira com os mesmos ativos presentes no índice.
Quais ativos costumam participar da carteira do IBrX-50?
As ações de algumas empresas presentes na Bolsa de Valores brasileira contam com alto volume diário de negociações.
Em virtude da alta negociabilidade e cumprimento constante dos requisitos do índice em questão determinadas empresas contam com posição garantida no IBrX-50, dentre elas:
- Companhia Vale do Rio Doce (VALE3);
- WEG S.A. (WEGE3);
- Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras (PETR4);
- Itaúsa - (ITSA4);
- Banco do Brasil S.A (BBAS3);
- Banco Bradesco (BBDC4);
- Banco Itaú (ITUB4).
Diferença entre IBrX-50 e IBrX-100
O índice IBrX-50 e o IBrX-100 são extremamente semelhantes. Na prática, a metodologia utilizada para classificação dos ativos participantes dos índices em questão é a mesma.
A única diferença fica por conta do número de ativos que compõem cada índice. Enquanto o IBrX-50 conta com 50 ações e units mais negociadas na Bolsa de Valores, o IBrX-100 leva em consideração as 50 ações e units mais negociadas.
Sendo assim, podemos dizer que os ativos que entram na composição do IBrX-50 automaticamente também estarão presentes no IBrX-100.