Ações IRB Brasil Resseguros IRBR3

IRB Brasil Resseguros SA

A IRB Brasil Resseguros (ações IRBR3) é o maior ressegurador do Brasil, atua nas principais linhas de negócios de resseguros e é referência por sua solidez financeira e conhecimento técnico. Há mais de 80 anos, ressegura grandes projetos e provê soluções para o mercado. Ver mais

Conheça IRB Brasil Resseguros ações IRBR3

IRB Brasil Resseguros é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker IRBR3 na B3.

SETOR / SEGMENTOSeguros > Seguradoras

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A IRB - Brasil Resseguros (ações IRBR3) atua no ramo de resseguros, possuindo a única carteira completa de produtos desse segmento no país. A história da empresa começa em 1939, quando o Instituto de Resseguros do Brasil foi fundado pelo governo de Getúlio Vargas, inaugurando o monopólio estatal no setor de resseguros, visando a retenção dos riscos de empresas nacionais no próprio país.

Deve-se entender, primeiramente, o que é um resseguro. Essa solução é tida quando uma empresa seguradora assume, total ou parcialmente, o risco de uma apólice já feita por uma outra seguradora. Popularmente falando, o resseguro é o seguro das seguradoras.

Continuando a história da IRB (ações IRBR3), em 1960 ela ganha poder de regulador do mercado de resseguros por meio da criação do Sistema Nacional de Seguros Privados. Já em 1970, a companhia dá um passo em direção ao mercado estrangeiro, inaugurando duas operações no exterior. Por conseguinte, o nome IRB - Brasil Resseguros só foi instaurado em 1996, quando ela se tornou uma sociedade de economia mista.

Quanto à regulação do mercado de resseguros citada acima, a IRB transferiu essa responsabilidade para a Superintendência de Seguros Privados – Susep – em 2000. Nesse prisma, com o intuito de abrir o mercado brasileiro de resseguros, em 2007 foi sancionada uma lei que acabava com o monopólio de 69 anos da companhia nesse setor.

Ainda, a IRB deixou de ser estatal em 2013, quando foi privatizada e a sociedade mista desfeita. Entretanto, as ações PN da IRB estão integralmente com a União Federal, mas essas representam apenas 0,001% do capital total do grupo.

Já sob nova gestão, houve a aquisição de 8% do capital da African Reinsurance Corporation - Africa Re., com o intuito de internacionalizar cada vez mais a companhia (em 2014). Outro feito dos novos controladores se deu em 2016, quando houve a criação da IRB Investimentos e Participações Imobiliárias S.A., focada em gerenciar os ativos e empreendimentos imobiliários da IRB.

Além disso, só em 2017 a IRB (ações IRBR3) realizou seu IPO (processo de abertura de capital na bolsa), lançando suas ações IRBR3 no Novo Mercado da B3 – segmento de listagem da bolsa que representa grau máximo de governança corporativa. Dois anos mais tarde, a IRB rescinde seu Acordo de Acionistas e se torna uma corporation, ou seja, uma empresa listada sem a figura de um acionista controlador ou um bloco de controle (conhecido como controle pulverizado).

Segmento de atuação da IRB

O foco da IRB, no início, eram os seguros de incêndio, porém, sua área de atuação foi expandindo com o passar dos anos até a atualidade para os seguintes segmentos:

  • Patrimonial – Cobertura de resseguros para prejuízos e riscos inerentes em imóveis.
  • Responsabilidade Civil – Resseguros para riscos que envolvem a responsabilidade civil do assegurado – como, por exemplo, sentenças judiciais.
  • Automóvel – Focado em cobrir as perdas parciais ou indenizações integrais de automóveis.
  • Transporte – Voltado para cobrir danos causados em bens segurados durante seu transporte.
  • Riscos Financeiros – Cobertura dos riscos de inadimplência contratual do segurado.
  • Vida e Previdência – Resseguros voltados para proteção pessoal dos segurados.
  • Habitacional – Foco dos resseguros nos riscos do financiamento habitacional.
  • Rural – Cobertura de resseguros para riscos agrícolas ou pecuários, além de possíveis danos às benfeitorias e aos equipamentos agrícolas.
  • Marítimo – Voltado para cobrir danos decorrentes de acidentes envolvendo embarcações.
  • Aeronáutico – Cobertura dos riscos de atividades aeronáuticas.
  • Petróleo e Gás – Focado em cobrir os riscos das operações ligadas à extração do petróleo e/ou gás; o Nucleares – Cobertura dos riscos em operações ligadas à geração nucelar.

Fatos relevantes sobre a IRB

Retomando o termo corporation, citado anteriormente, deve-se inferir que para se tornar uma é necessário que a empresa possua mais de 50% de Free Float (porcentagem das ações em circulação no mercado). Nesse prisma, a IRB possui 99,01%, enquanto o restante está na tesouraria. Ainda, cerca de 21% das empresas listadas na bolsa são corporations, incluindo a própria B3.

Ainda, é importante salientar que a IRB é líder em 9 dos 11 segmentos em que atua (dados de 2018), sendo esses:

  • Patrimonial (38% de market share).
  • Rural (61% de market share).
  • Transportes (26% de market share).
  • Riscos Especiais (81% de market share).
  • Vida (40% de market share).
  • Responsabilidades (23% de market share).
  • Aeronáuticos (25% de market share).
  • Marítimos (50% de market share).
  • Habitacional (69% de market share).

Os outros segmentos são o de Riscos Financeiros (segundo lugar com 12% de market share) e o de Automóvel (quinto lugar com 6% de market share).

A priori, deve-se dizer que, apesar de estar listada no Novo Mercado, a IRB (ações IRBR3) se envolveu em diversos escândalos no início de 2020. A começar por problemas contábeis apontados pela Squadra Investimentos, envolvendo o lucro corrente e contábil da empresa. Entretanto, a IRB protocolou junto a CVM uma reclamação contra a Squadra, alegando manipulação dos dados com uso de informações privilegiadas.

A posteriori, o jornal O Estado de São Paulo soltou uma notícia afirmando que a Berkshire Hathaway (gigante americana do lendário investidor Warren Buffet) havia triplicado sua posição acionária na resseguradora. Contudo, dias depois, a própria Berkshire fez um comunicado afirmando nunca ter tido interesse nas ações da IRB.

Por fim, após os eventos citados acima, diversos membros do conselho de administração da IRB renunciaram seus cargos, sendo eleitos novos membros em abril do mesmo ano (tudo isso tendo ocorrido durante a crise do coronavírus).

IRBR3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de IRB Brasil Resseguros foi realizado em 2017 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações IRBR3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de IRB Brasil Resseguros é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 99.01% das ações IRBR3 de IRB Brasil Resseguros estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de IRBR3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações IRBR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, IRB Brasil Resseguros possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos IRBR3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de IRB Brasil Resseguros na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.