Ações Banco BTG Pactual BPAC11, BPAC5, BPAC3

Banco BTG Pactual SA

O Banco BTG Pactual (ações BPAC11, BPAC3, BPAC5) é um banco de investimento brasileiro que atua nos mercados de Investing Banking, gestão de ativos e também é uma plataforma internacional de investimentos, tanto na área de ativos líquidos, quanto na área de ativos não líquidos. Ver mais

Conheça Banco BTG Pactual ações BPAC11, BPAC5, BPAC3

O Banco BTG Pactual é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código BPAC11, BPAC5, BPAC3 na B3.

A linha de atuação do BTG Pactual é direcionada ao Mercado de Capitais e Investimentos, sejam eles nacionais ou estrangeiros. A empresa está inserida no segmento financeiro da Bolsa de Valores do Brasil, a B3 (ações B3SA3), na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e na Bolsa de Valores da Europa (Euronext).

Na linha de Investment Banking, a empresa presta assessoria financeira para clientes de alta renda. Há a linha Corporate Lending, que concede crédito e empréstimos para outras empresas. No âmbito de Sales and Trading, o BTG Pactual faz operações nacionais e internacionais com derivativos, taxas de juros, câmbio, ações e commodities, entre outros produtos do Mercado de Capitais.

Na vertente de administração e gestão de grandes fortunas, há o Asset Management, que consiste na gestão de carteiras de ativos financeiros de clientes estrangeiros e domiciliares. Ainda, o setor de Wealth Management é responsável pela gestão de riqueza de clientes de alta renda e oferecer recomendações de produtos de investimentos para eles. Finalmente, há o setor de Participations, o qual se configura na participação minoritária em certos grupos econômicos no Brasil ou no exterior, como o Banco PAN que conta com a participação do BTG Pactual.

O potencial de crescimento do BTG Pactual (ações BPAC3, BPAC5, BPAC11) é muito grande e que o patrimônio da empresa, que já é colossal (em 2012, estimava-se que a organização detinha R$200 bilhões de ativos sob custódia), venha a crescer ainda mais com a onda de novos investidores e com o advento da educação financeira no país.

Apesar da instituição ser voltada aos clientes de alta renda, não há limitação para aporte mínimo inicial. Devido à nova plataforma, tudo é feito pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel e eletrônico. O aumento do interesse na Bolsa brasileira somado à afinidade com o virtual, fazem com que investidores de todo mundo voltem a sua atenção para o BTG Pactual.

História do Banco BTG Pactual

Um dos mais notórios bancos de investimentos do mundo, o Banking and Trading Group Pactual, ou simplesmente BTG Pactual (ações BPAC3, BPAC5, BPAC11), é uma instituição financeira voltada ao mercado de investimentos e gerenciamento de capital de risco. É função dessa empresa a administração de fundos de investimentos, gerenciamento de patrimônio e ativos globais. O BTG Pactual surgiu a partir da aquisição do banco UBS Pactual pela BTG Investments.

O BTG Pactual foi fundado em 1983 e sua atual sede fica na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, há escritórios da empresa nos Estados Unidos, Portugal, Chile, Argentina, México, Colômbia, Peru e Reino Unido. O banco tem o seu foco em investimentos voltados aos mercados de países emergentes, é o maior banco de investimentos independente e o maior gestor de ativos do país.

O BTG Pactual nasceu da ideia de criar um ambiente voltado ao mundo de investimentos e empreendedorismo. Seus fundadores são André Jakurski, Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes. Inicialmente, se chamava Pactual DTVM (Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários). Em 2006, o grupo foi adquirido pela UBS, o maior banco da Suíça. Surge assim a organização UBS Pactual.

O intuito era fazer com que o banco suíço adentrasse o promissor mercado financeiro da América Latina. Pouco tempo depois, em 2008, o BTG adquire o UBS Pactual, de modo a configurar a empresa como a conhecemos atualmente.

Em 2014, o BTG (ações BPAC3, BPAC5, BPAC11) lança a sua plataforma virtual voltada ao mundo dos investimentos. O foco da empresa é captar clientes de alta renda e democratizar o mundo dos investimentos no Brasil. Tal plataforma ganhou tanto destaque dentro do BTG Pactual que já é tratada como uma startup e usufrui de certa autonomia dentro de tal ambiente corporativo.

Banco BTG Pactual na Bolsa de Valores

O IPO das ações do Banco BTG Pactual foi realizado em 2011 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BPAC3, que são ações ordinárias, ações BPAC5, que são suas ações preferenciais, e ações BPAC11, que são as suas ações units.

Itens importantes a serem analisados para as ações do Banco BTG Pactual é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações do Banco BTG Pactual que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 17,99% das ações BPAC3 e 61,37% das ações BPAC5 de Banco BTG Pactual estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BPAC3, o tag along é de 100%, e de BPAC5, o tag along é também de 100%.

As ações BPAC11 são units, são compostas por ações BPAC3 e BPAC5.

Diferença entre as ações BPAC11, BPAC5 e BPAC3

A principal diferença entre as ações do Banco BTG Pactual é que as ações ordinárias (BPAC3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BPAC5) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As units (BPAC11) do Banco BTG Pactual são formadas por 1 ação ON e 2 ações PN.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações BPAC11, BPAC5 e BPAC3?

Para declarar as suas ações do Banco BTG Pactual no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "30.306.294/0001-45";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BPAC3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Banco BTG Pactual pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Banco BTG Pactual na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BPAC3, BPAC5, BPAC11 paga mais dividendos.