Ações Porto Seguro PSSA3

Porto Seguro SA

A Porto Seguro (Ações: PSSA3) atua nos segmentos de seguros de automóveis, seguros e planos de saúde, seguros pessoais e previdência complementar, outras linhas de seguros e consórcios. Oferece produtos para automóveis, risco financeiro, saúde e odontológico, vida, máquinas e equipamentos agrícolas, responsabilidade civil, danos, resseguros, capitalização; administra consórcios, carteiras de valores mobiliários, fundos de investimento, além de operar cartões de crédito; gerencia e oferece planos de saúde para animais de estimação, aluga e terceiriza veículos ou frotas de veículos, entre outros produtos e serviços. Ver mais

Conheça Porto Seguro ações PSSA3

A Porto Seguro (ações PSSA3) foi fundada em 1945 por diretores e acionistas do Bradesco (ações BBDC3, BBDC4) (incluindo Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco), começando como a 44º seguradora do país. Desde essa época até 1972, o foco da empresa era basicamente nos seguros de automóveis, expandindo sua atuação a partir de 1976 até 2002, quando incluiu as linhas de seguro de vida, previdência e saúde, além de novas companhias como a Portopar, a Consórcio e a Portoseg.

Já em 2003, deu-se início a um período de M&A's (do inglês Merges and Aquisitions, que é entendido como fusões e aquisições), sendo a primeira aquisição a Azul Seguros, focada em seguros de automóveis, patrimoniais e de vida.

No ano seguinte a Porto Seguro realizou seu IPO, e hoje ela é listada no Novo Mercado, segmento de mais alto grau de governança da bolsa brasileira. Ainda, sua estrutura societária se dá da seguinte forma: a PSIUPAR possui 71% das ações da Porto Seguro, sendo os 29% restantes reservados para livre circulação no mercado; quanto a PSIUPAR, Jayme Garfinkel possui 57% de suas ações, e os outros 43% estão com o Itaú Unibanco.

Nesse sentido, em 2009 a Porto Seguro (ações PSSA3) e o Itaú Unibanco S.A. (ações ITUB3, ITUB4) firmaram a unificação das operações de seguros residenciais e de automóveis nas plataformas e agências do Banco Itaú, sendo essa estratégia conhecida como bancassurance – parceria entre bancos e seguradoras para unificar os modelos de negócios.

Hoje, a Porto Seguro é a 3º maior seguradora do Brasil, líder nos segmentos de automóvel, residência e fiança locatícia, evoluindo de 25 funcionários (1975) para mais de 13 mil (2020).

Segmento de atuação da Porto Seguro

A Porto Seguro atua, basicamente, em três segmentos: o de Seguros, o de Negócios Financeiros e o de Serviços Gerais. Essas operações são dadas por empresas menores e mais focadas em determinados segmentos, porém, todas controladas pela Porto Seguro.

Quanto ao segmento de Seguros, existem:

  • Porto Seguro Cia de Seguros – Controladora da Porto Seguro Saúde, Porto Capitalização, Porto Seguro Vida e Previdência e Porto Seguro Uruguai (segunda maior seguradora de automóveis do Uruguai).
  • Itaú Seguro de Auto e Residência – Antiga seguradora do Itaú, controlada pela Porto Seguro desde 2009.
  • Azul Seguros – Controlada pela Porto Seguro desde 2004.
  • Porto Seguro Odonto – Seguros Odontológicos.
  • Portomed – Operadora de Saúde e Clínicas Médicas.

Já no segmento de negócios financeiros:

  • Porto Seguro Consórcios – Responsável por operar os consórcios de automóveis, imóveis e equipamentos profissionais.
  • Portoseg – Atua no segmento de crédito consignado, capital de giro, financiamento e refinanciamento de veículos, investimento e cartão de crédito.
  • Portopar – Gestora de Investimentos.
  • Porto Investimentos – Fundo de investimentos.

Por fim, falando dos serviços gerais:

  • Porto Atendimento – Responsável pelo atendimento ao cliente.
  • Porto Faz – Serviços de conveniência.
  • Carro Fácil – Locadora de veículos.
  • Porto Seguro Proteção e Monitoramento – Serviços de proteção e monitoramento de residências.
  • Porto Seguro Serviços Médicos – Responsável pelos atendimentos médicos.
  • Health for Pet – Focada nos seguros para animais de estimação.
  • Porto Renova – Reciclagem de peças.
  • CrediPorto Promotora de Serviços – Distribuição de produtos da empresa Portoseg.

Além disso, é importante ressaltar o market share (participação da empresa em determinado segmento) em dezembro de 2019 e a relevância da receita de determinados segmentos, como:

  • Seguro de Auto: 27,3% de market share (mkts) e 54% das receitas totais.
  • Seguroes de Saúde + Odonto: 3,5% de mkts e 9% das receitas.
  • Seguro Patrimonial: 9,5% de mkts e 9% das receitas.
  • Seguro de Vida: 2,5% de mkts e 5% das receitas.
  • Cartão de Crédito: 2,2% de mkts e 8% das receitas.
  • Consórcio: 8,9% de mkts para veículos e 1,7% de mkts para imóveis, com 9% das receitas.

Fatos relevantes sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro (ações PSSA3) é a única seguradora brasileira com diferentes propostas de valor, criando programas para públicos específicos, como o Auto Jovem (seguro de automóvel para jovens entre 18 e 24 anos), o Auto Sênior (seguro de automóvel para clientes com idade superior a 60 anos), Auto Premium (seguro voltado para automóveis de luxo) e a Auto Mulher (seguro de automóvel voltado para mulheres), além dos seguros tradicionais.

É interessante, também, destacar os prêmios recebidos pela Porto Seguro em 2019, que são a Melhor Companhia no setor Financeiro pela Infomoney, Melhores Serviços no Brasil – Seguros Gerais, Seguro de Automóvel e Seguro de Residência pelo O Estado de São Paulo, Melhor Companhia de Seguros também pelo O Estado de São Paulo e a 16º marca mais valiosa no Brasil pela Interbrand.

A Porto Seguro também ganha destaque pelas sucessivas inovações no ramo, como o Dispositivo Antifurto, a Vacina Antirroubo, a Central 24 horas, a Brake Light (luz de freio dos automóveis), a Porto Palm, o Cartão Porto Seguro, a Bike Socorre, entre diversas outras inovações.

Por fim, é importante entender sobre o termo "sinistralidade". Sinistralidade é a porcentagem de sinistro que ocorrem em uma seguradora, e o sinistro é toda ocorrência que o seguro deve cobrir. Por exemplo, se o contratante tem seu carro roubado, e na apólice do seguro diz que a seguradora deve cobrir esse prejuízo, o evento se traduz em um sinistro. Dessa forma, deve-se salientar que a Porto Seguro possui um dos menores índices de sinistralidade do mercado (56,1% para autos, 31,8% para patrimonial e 78,9% para saúde), resultado de uma disciplinada seleção de riscos.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.