Ações Itaú Unibanco ITUB4, ITUB3

Itau Unibanco Holding SA

O Itaú Unibanco (ações ITUB4, ITUB3) é o maior banco privado do Brasil, com sede na cidade de São Paulo, maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e um dos 20 maiores do mundo em valor de mercado, possui mais de 90 mil colaboradores, quase 55 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas. Ver mais

Conheça Itaú Unibanco ações ITUB4, ITUB3

Itaú Unibanco é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código ITUB4, ITUB3 na B3.

SETOR / SEGMENTOFinanceiro > Bancos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

O Itaú Unibanco (ações ITUB4, ITUB3), popularmente conhecido como Itaú apenas, é um banco com uma ampla gama de operações, controlado pela Itaú Unibanco Holding S.A. Em um cenário mais amplo, dentro do portfólio da holding, existem o Itaú Unibanco e o Itaú BBA S.A (banco de investimentos). Ao passo que, ao focalizar a perspectiva para o Itaú Unibanco em si, a amplitude de suas atividades é explícita, pela participação em diversas empresas e marcas, além de exposição a vários ramos no setor financeiro.

Atualmente, o Itaú Unibanco é o maior banco da américa latina, sendo sediado na capital paulista, São Paulo. O banco possui atuação internacional, tanto como banco múltiplo quanto com a atuação em operações diversificadas em países na América do Sul, na América do Norte e na Europa. Pode-se mencionar, entre os principais ramos de atuação do Itaú Unibanco (ações ITUB3, ITUB4), suas operações em serviços, crédito, seguros, asset management, private banking e banco de investimentos e corporativo.

Com sua relevante presença e seus mais de 90 anos de história, a marca Itaú é considerada a mais valiosa do Brasil. Além disso, sua presença é igualmente relevante no mercado de capitais, o banco é listado tanto na bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), quanto na bolsa de valores de Nova York (New York Securities Exchange – NYSE) na forma de ADRs (American Depositary Receipts – recibos lastreados em uma ação de companhia sediada fora dos EUA).

Com as crescentes demandas por responsabilidade social e econômica nos negócios, o Itaú Unibanco preza pelo impacto positivo de suas atividades e por refinamento em suas normas de compliance, como forma de defender os interesses de seus acionistas e stakeholders (pessoas/instituições com interesse na atuação adequada dos negócios da empresa). Seu padrão de Governança Corporativa é exibido tanto na bolsa quanto em suas práticas de governança nas operações do banco em si, que envolvem práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).

História do Itaú Unibanco

Para uma adequada compreensão da trajetória do Itaú (ações ITUB4, ITUB3), é necessário entender que a estrutura do banco como é conhecida atualmente é resultado de fusões, aquisições estratégicas de empresas e aprofundamento das operações do atual banco em diferentes ramos do setor financeiro. Inicialmente, o atual banco não era nomeado Itaú Unibanco, existiam dois bancos que atuavam de maneira distinta, o Itaú e o Unibanco, que se fundiram em um ponto mais à frente em sua trajetória no tempo.

O Unibanco, inicialmente, possuía a denominação de “Casa Moreira Salles”, fundada por João Moreira Salles em 1924 e concretizada, posteriormente, como um banco. Entretanto, quando foi fundada a Casa Moreira Salles atuava vendendo itens de varejo como, por exemplo, louças, sapatos, bebidas, roupas, entre outros. Apenas quando recebeu aval governamental, a Casa Moreira Salles passou a atuar no setor bancário. Enquanto que o Itaú foi originado duas décadas depois, no ano de 1943, sob a denominação de Banco Central de Crédito S.A, fundado por Alfredo Egydio de Souza Aranha. A primeira agência do Banco Central de Crédito foi instalada no centro de São Paulo (SP).

Ambas as instituições, tanto Itaú quanto Unibanco, ao longo dos anos, passaram por mudanças em sua gestão. Dessa forma, familiares íntimos de seus fundadores adentraram na gestão das respectivas empresas, protagonizando determinadas transformações em ambas as instituições. Sendo assim, durante os anos de 1960, a Casa Moreira Salles assumiu o nome de Unibanco, ao passo que o Banco Central de Crédito foi denominado Itaú na década de 1970, ambos os nomes familiares para as atuais gerações.

Os anos de 1960 foram, especialmente, caracterizados por uma série de aquisições por parte do Banco Itaú, até então sobre uma diferente denominação. No início de tal década, em 1961, o Banco Federal de Crédito adquiriu o Banco Paulista de Comércio S.A. O Banco Itaú em si foi fundado em Minas Gerais na década de 1940 e, no ano de 1964 uniu-se ao Banco Federal de Crédito e, consequentemente, originou-se o Banco Federal Itaú S.A. Ainda crescendo progressivamente na década de 1960, o Banco Federal Itaú foi pioneiro ao lançar um banco de investimentos no Brasil, de modo que no ano de 1966, foi criado o Banco Federal Itaú de Investimentos. Sequencialmente, após o lançamento da operação de banco de investimentos, o Banco Federal Itaú S.A realizou mais 3 fusões até o final da década, nas quais houveram mudanças de nomenclatura e aquisições de bancos nacionais em prol de expandir as operações do Itaú.

A década de 1970, assim como os anos 1960, foi marcada por fatos significativos na evolução do banco. Durante a década de 1970, novamente ocorreram aquisições e incorporações de dois bancos. Sendo assim, em virtude do crescimento do banco, na década de 1970 foi criado o Itaú Investimentos S.A - Itaúsa (ITSA4, ITSA3), em prol de deter o controle acionário do conglomerado bancário. Além disso, já no ano de 1973, o Banco Federal Itaú S.A passou a se chamar apenas Banco Itaú S.A, já com um logotipo idêntico ao atual, contudo em preto e branco pois, em tupi-guarani, Itaú significa pedra escura. Adicionalmente, no ano de 1979 foi criada a Itaú Tecnologias, conhecida atualmente como Itautec, que originou o primeiro banco eletrônico dois anos depois.

Sequencialmente aos grandes avanços protagonizados na década de 1970, os anos 1980 foram igualmente relevantes. No início da década de 1980, o Itaú (ITUB3, ITUB4) iniciou suas operações no exterior, especificamente em Nova York (EUA) e em Buenos Aires (Argentina). A atuação no exterior, ainda na década de 1980, foi expandida para a Europa. Ao passo que, na década de 1990, a trajetória do Itaú foi, novamente, impactada por um ciclo de aquisições, em virtude do processo de privatizações de bancos estatais, realizada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, o Itaú comprou 4 bancos estatais entre o fim da década de 1990 e o ano de 2001.

O ritmo de aquisições protagonizadas pelo Itaú segue, firmemente, em movimento durante a década de 2000. Entretanto, o ponto de inflexão da década de 2000 na trajetória do banco Itaú, listado em bolsa desde 2002, ocorreu no ano de 2008, ano em que foi anunciada a fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, assim originando o atualmente conhecido Itaú Unibanco S.A (ações ITUB4, ITUB3), controlado pela Itaú Unibanco Holding S.A que, por sua vez, é controlada pela IUPAR - Itaú Unibanco Participações S.A e pela Investimentos Itaú S.A - Itaúsa (ITSA4, ITSA3).

Consequentemente à fusão entre ambos os bancos, originou-se o atual maior banco do Brasil em valor de mercado. Em 2008, em virtude da fusão, o recém nascido Itaú Unibanco S.A (ações ITUB3, ITUB4) representava aproximadamente 18% do mercado bancário no país.

O Itaú Unibanco seguiu adiante na década de 2010 com sua estratégia de crescimento e aquisições, celebrou novas parcerias e obteve novas conquistas. No ano de 2017, a receita do Itaú advinda do serviço de banco de investimento superou a do Bank Of America na América Latina, sendo a maior de toda a América Latina no setor de bancos de investimento em 2017.

O Itaú Unibanco nos dias de hoje

Atualmente, o Itaú Unibanco, suas marcas e empresas nas quais a Itaú Unibanco Holding (ITUB3, ITUB4) possuem participação estão presentes, de perspectiva consolidada, em um somatório de 18 países. Dessa forma, as operações do Itaú estendem-se pela América do Sul, América do Norte e Europa, sendo que a atuação como banco múltiplo ocorre apenas em seis países da América do Sul, incluindo o Brasil.

Ao analisar dados numéricos, o Itaú explicitamente merece destaque por sua relevância e abrangência. Além disso, em sua operação de varejo, unicamente, o Itaú detém uma base de mais de 55 milhões de clientes.

Previamente à abordagem das marcas e parcerias comerciais do Itaú Unibanco, é interessante focalizar a perspectiva sobre sua atuação em crédito. Em geral, o banco oferece diversos modais de crédito como, por exemplo:

  • Cartões de crédito.
  • Crédito pessoal.
  • Financiamento de veículos.
  • Crédito rural.
  • Crédito para capital de giro.
  • Crédito imobiliário.
  • Microcrédito.
  • Entre outras mobilidades.

A carteira de crédito do banco, com enfoque na atuação dentro do território nacional, é concentrada no oferecimento de crédito para grandes empresas, seguidas das pessoas físicas, que possuem maior concentração de crédito nos cartões de crédito, crédito imobiliário e crédito consignado. Sequencialmente, em termos de recursos destinados ao crédito, tem-se empresas de menor porte.

Nacionalmente, a operação de crédito do Itaú Unibanco possui excelentes ratings de crédito, atribuídos pelas agências independentes de avaliação de rating, como emissor de crédito de longo prazo (em moeda nacional) o banco é classificado pela Fitch Ratings com uma avaliação AAA, considerada estável. Enquanto que, conforme a avaliação da Standard & Poor's, no seguimento de emissão de longo prazo o Itaú recebe uma avaliação AAA, considerada estável. Assim, nota-se a excelente qualidade da carteira de crédito do Itaú Unibanco e a alta competência de sua gestão.

Em sequência, é interessante destacar os demais serviços oferecidos pelo Itaú Unibanco, através da marca Itaú e de diversas outras nas quais o banco possui parcerias ou participações acionárias. Nos dias atuais, o Itaú possui atuações em diversas áreas do setor financeiro, oferecendo variados serviços como, por exemplo:

  • Meios de pagamento.
  • Previdências.
  • Plataforma de investimentos.
  • Cartões.
  • Seguros de vida.
  • Imobiliário.
  • Automotivo.
  • Odontológicos.
  • Saúde.
  • Entre outros diversos serviços.

Além disso, pode-se mencionar a operação como banco de investimentos, por meio do atual Itaú BBA, adicionalmente aos serviços de asset management e private banking (apenas para clientes com patrimônio superior a R$5 milhões investidos sobre custódia do Itaú Unibanco).

Em prol de oferecer uma ampla gama de serviços, o Itaú utiliza-se de marcas próprias e de participações acionárias ou parcerias. Apenas com o nome Itaú, pode-se mencionar as marcas Itaú, Itaú Uniclass, Itaú Personnalité, Itaú BBA, entre outras.

Entretanto, o Itaú possui participação no setor de seguros, por exemplo, através da corretora de seguros Porto Seguro (ações PSSA3), na qual detém participação relevante. Além disso, pode-se mencionar o exemplo da atuação do Itaú no setor de meios de pagamento através da marca Rede e da recém-consolidada Itaú Iti, em alinhamento com o movimento de digitalização dos serviços bancários.

Ao mencionar o alinhamento à digitalização dos serviços financeiros, o Itaú empenha crescentes esforços para manter-se competitivo em virtude da maior competitividade, conferida ao setor bancário, pelas fintechs. Com o aumento da digitalização das operações, o Itaú Unibanco (ações ITUB3, ITUB4) almeja auferir aumentos em seu NPS (Net Promoter Score – considerado um índice de satisfação do cliente). Para tanto, o banco realiza atualizações contínuas em seu ambiente digital, apps e site, e possui mais de 23 milhões de clientes aderentes ao uso dos canais digitais.

Em oposição aos canais digitais para utilizar o Itaú, suas agências físicas são, atualmente, preparadas para atender uma base de mais de 50 milhões de clientes. Apesar do movimento de fechamento de agências protagonizado pelo banco, o Itaú Unibanco ainda possui uma base de agências relevante. Geograficamente, 67% das agências encontram-se na região sudeste, seguidas de 15% na região sul e dos 18% restantes distribuídos nas demais regiões brasileiras.

Adicionalmente às atividades do Itaú, é relevante destacar a separação entre o Itaú e a XP Investimentos, ocorrida ao final de 2020 e em progresso durante 2021 e possivelmente nos anos seguintes. Brevemente, a XP Inc (ações XP) e o Itaú (ITUB3, ITUB4) não possuirão mais vínculo acionário, uma vez que o Itaú irá deixar de possuir participação acionária na XP Investimentos.

Até o momento, a separação possui aprovações regulatórias pendentes, necessárias para concluí-la e repassar a devida participação na XP Inc aos acionistas do Itaú que optarem por preservar sua participação na XP, antes indireta através das ações ITUB4 e ITUB3.

Os acionistas que manifestarem o desejo por manter uma participação na XP Investimentos possuem a previsão para a possibilidade do recebimento de BDRs (títulos negociados na bolsa brasileira, com lastro em ações da XP Inc custodiadas nos EUA) ou das ações da XP propriamente ditas, negociadas na Nasdaq, mediante à custódia em uma corretora no exterior.

Itaú Unibanco e a sustentabilidade

Inicialmente, a estrutura de compliance do Itaú esclarece, em seu portal de relações com investidores, a existência de seu conselho fiscal, por meio do qual os acionistas podem exercer seu direito de fiscalização das atividades da empresa através de membros que os representam. Além disso, é interessante destacar a presença de um comitê de auditoria em sua estrutura de governança corporativa, responsável por realizar auditorias internas das atividades. Conforme afirmado pelo site de relações com investidores do Itaú, o principal objetivo da estrutura de governança corporativa existente é prezar pelos interesses dos acionistas de maneira sustentável.

No quesito de sustentabilidade da estrutura de governança corporativa, o Itaú visa gerar impactos positivos através de suas iniciativas. Pode-se mencionar a iniciativa Todos Pela Saúde, protagonizada pelo Itaú Unibanco no início da pandemia iniciada em 2020. Por meio desta iniciativa, o gigante no setor bancário brasileiro direcionou R$ 1 bilhão de reais em prol de ajudar no enfrentamento da pandemia. Adicionalmente à iniciativa exemplificada, existem outros projetos do Itaú como, por exemplo, o Itaú Mulher Empreendedora, projetos de educação financeira e fornecimento de microcrédito para incentivar empresas e pessoas a prosperarem em seus negócios.

Com base nos dados, previamente mencionados, entende-se a magnitude que o banco possui tanto no mercado de capitais quanto em sua estrutura de governança corporativa. Em prol de complementar as informações sobre a relevância do Itaú no mercado de capitais brasileiro, é válido destacar que as ações ITUB4 possuem uma participação relevante no iBovespa, de forma que, notoriamente, possuem elevada liquidez.

ITUB4 e ITUB3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Itaú Unibanco ocorreu em 1944 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações ITUB3, que são suas ações ordinárias, e ações ITUB4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Itaú Unibanco é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 7.77% das ações ITUB3 e 98.64% das ações ITUB4 de Itaú Unibanco estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de ITUB3, o tag along é de 80%, e de ITUB4, o tag along é também de 80%.

Dividendos Itaú Unibanco

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Itaú Unibanco na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações ITUB4, ITUB3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações ITUB3 e ITUB4

A principal diferença entre as ações de Itaú Unibanco é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.