Ações BB Seguridade BBSE3

BB Seguridade Participacoes SA

A BB Seguridade (ações BBSE3) fornece seguros, planos de previdência, capitalização e serviços de corretagem no Brasil. Atua em dois segmentos, Seguros e Corretagem. O segmento de Seguros oferece seguros de vida, patrimonial, automóvel, rural, entre outros. Esse segmento também oferece planos de previdência privada, odontológico e de capitalização, além de produtos de resseguro. O segmento de Corretagem atua na corretagem, administração de seguros e resseguros comerciais, acidentes e vida, planos de previdência privada, planos odontológicos e produtos de seguro de saúde. Ver mais

Conheça BB Seguridade ações BBSE3

BB Seguridade é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker BBSE3 na B3.

SETOR / SEGMENTOSeguros > Seguradoras

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A BB Seguridade (ações BBSE3) é uma holding (empresa que participa societariamente em outras empresas) controlada pelo Banco do Brasil S.A., atuando no ramo de seguridade.

A BB Seguridade foi constituída em 20 de dezembro de 2012, sendo sua criação resultado de uma reorganização na área de seguros, previdência aberta e títulos de capitalização iniciada pelo seu controlador em 2008.

Dessa reorganização, deve-se destacar que o contrato de comercialização dos produtos da BB Seguridade nas plataformas do Banco do Brasil iniciou-se em 2013, com um prazo de 20 anos (sendo essa comercialização dada pela BB Corretora, empresa subsidiária da BB Seguridade).

O IPO da BB Seguridade foi dado também em 2013, quando o Banco do Brasil vendeu 33,75% do capital da empresa, e hoje a companhia adere ao Novo Mercado (mais alto nível de governança da bolsa brasileira).

O que a BB Seguridade faz

Como dito anteriormente, a BB Seguridade conta com uma enorme rede de distribuição para seus produtos, sendo eles seguros, títulos de capitalização, previdência aberta e planos odontológicos. Entretanto, a companhia se diferencia e se destaca das outras corretoras por adotar a estratégia de bancassurance, que é a comercialização dos seus produtos por meio de um banco, no caso da BB Seguridade, o Banco do Brasil.

Ainda, por se tratar de uma holding, pode-se discorrer sobre suas participações societárias, que se dividem em:

  • Negócios de Risco e Acumulação – Coligações sob a forma de sociedade com parceiros que operam produtos de seguro, previdência aberta, capitalização ou planos de assistência odontológica.
  • Negócios de Distribuição – Controla integralmente uma subsidiária que comercializa os mesmos produtos especificados acima.

Por meio dessas participações, a BB Seguridade é controladora integral da BB Seguros e da BB Corretora, enquanto a BB Seguros possui participações em outras empresas, que serão discutidas a seguir.

  • BB MAPFRE SH1 – Holding que surgiu através de uma parceria entre o Banco do Brasil e a Mapfre em 2010, sendo que a Mapfre (seguradora espanhola) possui 50,1% das ON e a BB Seguridade 49,9%. Essa empresa foca nos seguros de pessoas, de imóveis, agrícolas e de veículos.
  • BB MAPFRE SH2 – Praticamente igual a holding citada acima, porém, essa foca em seguros nos ramos elementares.
  • Brasilprev – Uma das maiores empresas de previdência privada do Brasil, tendo a BB Seguridade 100% das ações PN e 49,9% das ações ON. Ela oferece tanto os planos PGBL (indicados para aqueles que declaram imposto de renda no formulário completo) quanto os planos VGBL (indicados para quem declara imposto de renda no formulário simplificado ou é isento). Também existem os Planos Tradicionais, mas esses já não são mais ofertados e impactam cada vez menos no volume total de ativos sob gestão da Brasilprev.
  • Brasilcap – Uma das maiores empresas de títulos de capitalização do Brasil, fruto de uma parceria com a Icatu e Aliança da Bahia, tendo a BB Seguridade 49,99% das ON e 66,67% do capital total. Os títulos de capitalização são um programa em que todo mês o banco retira uma quantia da conta do investidor para aplicar nesse título, possuindo prazos e taxas de juros previamente determinados. Enquanto o título existir, o aplicador concorre a sorteios e prêmios, e com o término do prazo de validade, é possível retirar todo o dinheiro depositado.
  • Brasildental – Constituída em 2014, a Brasildental foi fruto de uma parceria da BB Seguros (49,99% das ON e 100% das PN) com a Odontoprev (50,01% das ON), sendo a empresa focada na distribuição de seguros odontológicos.
  • IRB - Brasil Resseguros – Focada no segmento de resseguros, a IRB (ações IRBR3) conta com 80 anos de existência, sendo uma das líderes nesse mercado. A BB Seguridade possui 20,4% das ações ON, tendo como sócios a União Federal, o Bradesco Seguros S.A. e o Itaú Seguros S.A.

De todas as sociedades citadas, é relevante ressaltar que a BB Seguridade não possui a maior parcela das ações votantes de nenhuma delas, sendo essa maior fatia pertencente a empresas privadas.

Fatos relevantes sobre BB Seguridade

Quanto ao ramo de seguridade, é de extrema importância entender o que é um "sinistro". O sinistro é toda ocorrência que o seguro deve cobrir, por exemplo, se o contratante tem seu carro roubado, e na apólice do seguro diz que a seguradora cobre esse prejuízo, o evento se traduz em um sinistro. É de extrema importância, para as seguradoras, ter a liquidez de dinheiro necessária para cobrir todos os resgates e sinistros ocorridos em um determinado período de tempo.

Por fim, a BB Seguridade (ações BBSE3) busca alinhar suas iniciativas em responsabilidade socioambiental às melhores práticas do mercado. Dessa maneira, a empresa patrocina diversas ações comunitárias, como a exposição Jean-Michel Basquiat e o Musical Popular Brasileiro (ambas em 2018), além de realizar eventos como o Festival BB Seguros de Blues e Jazz.

Continuando nessa ótica, vale ressaltar que a BB Seguridade também destina recursos disponíveis para projetos vinculados à Lei do Idoso, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), entre diversas outras causas.

BBSE3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de BB Seguridade foi realizado em 2013 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BBSE3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de BB Seguridade é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 33.58% das ações BBSE3 de BB Seguridade estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BBSE3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações BBSE3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, BB Seguridade possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos BBSE3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de BB Seguridade na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.