Ações Santander SANB11, SANB4, SANB3

Banco Santander Brasil SA

O Santander (ações SANB3, SANB4, SANB11) fornece produtos e serviços bancários comerciais a pessoas físicas, pequenas e médias empresas e clientes corporativos no Brasil e no exterior. Opera em dois segmentos, banco comercial e banco global de atacado. Ver mais

Conheça Santander ações SANB11, SANB4, SANB3

O Santander é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código SANB11, SANB4, SANB3 na B3.

Indicadores SANB3

  • P/L7,3

  • LPA1,97

  • P/VPA1,02

  • VPA14,13

  • DY10,1%

Indicadores SANB4

  • P/L8,05

  • LPA1,97

  • P/VPA1,12

  • VPA14,13

  • DY10,08%

Indicadores SANB11

  • P/L7,61

  • LPA3,93

  • P/VPA1,06

  • VPA28,27

  • DY10,17%

O Santander atua no Brasil desde 1982. Atualmente, é o terceiro maior banco do país em ativos. A sede da empresa fica em São Paulo. É pertinente mencionar que o Santander faz parte do Grupo Santander, de origem espanhola, o principal conglomerado financeiro da zona do euro e marca grande presença na América Latina. Tal grupo foi fundado na província Cantábria, em uma cidade chamada Santander na Espanha, em 1857.

Em 1950, o Santander mostra interesse em ir além da fronteira espanhola (e europeia) e expandir o seu negócio. Depois de se espalhar pela Europa, com a abertura de agências em Portugal, Reino Unido, Polônia e Alemanha, o Grupo Santander mostra interesse na América.

Em 1957, o grupo espanhol encontrou abertura ao mercado brasileiro. Um acordo entre o Santander e o Banco Intercontinental do Brasil S.A. foi firmado e algumas operações financeiras foram intermediadas pelo acordo. Em 1997, o Santander compra o Banco Geral do Comércio S.A. e altera o seu nome para Banco Santander Brasil S.A.

Até os anos 2000, mais aquisições foram feitas e formou-se um grande conglomerado financeiro do Santander no Brasil. Entre as aquisições, destaca-se a aquisição do Banespa, banco do estado de São Paulo, em 2000.

Em 2007, o Grupo Santander Brasil, mediante aprovação dos seus acionistas e do Banco Central, adquire o Banco Real, em mais um passo para expandir sua área de atuação. Em 2009, abre-se capital na Bolsa de Valores e, em 2010, todo o conglomerado de aquisições do Santander une-se em uma única organização, tal qual a conhecemos hoje.

O que o Santander faz

A atuação do Santander (ações SANB3, SANB4, SANB11) no território nacional se subdivide em Varejo (atividades dos bancos comerciais, os quais atendem as pessoas físicas e pequenas e médias empresas); e o Atacado (atividades voltadas ao Mercado Financeiro e grandes operações comerciais).

O Santander é uma empresa que atua no setor financeiro e oferece serviços como pagamento e recebimento de contas, opções de investimentos e previdência, consórcios, financiamentos e empréstimos, seguros, capitalização e entre outros. O banco supre necessidades de pessoas físicas e jurídicas.

O banco Santander procura atender pessoas e empresas, de forma a oferecer soluções interessantes nos dois segmentos. Para a pessoa física, o banco oferece a tradicional Conta Santander e a Conta Universitário, sem mencionar a abertura de Contas Poupança, por exemplo. Para a pessoa jurídica, a Conta MEI ou Conta Digital Empresas.

Mais especificamente, a pessoa física encontra soluções para empréstimo pessoal, financiamento de imóveis e veículos, cheques especiais, cartões de crédito e online banking. Além disso, o Santander oferece previdência privada, seguros, recebimento de contas e opções em investimentos de renda fixa e variável. Pessoas físicas com faturamento elevado podem contar com o banco em assessoria privada de investimentos e alocação de ativos.

Já as empresas de pequeno e médio porte, o Santander oferece planos de linha de crédito e gerenciamento de risco, por meio do plano Santander Negócios e Empresas. O banco procura manter uma relação saudável com seus clientes e oferece atendimento online e nas agências.

No segmento Corporate, o banco Santander oferece serviços personalizados para empresas com faturamento anual a partir de R$ 200 milhões, especialmente nas áreas de comércio exterior, de serviços financeiros, de créditos rural e construção civil.

O Santander (ações SANB3, SANB4, SANB11) é o terceiro maior do país e, com a onda crescente de brasileiros preocupados com a vida e educação financeira, pode ser possível que o Santander encontre meios para se expandir no ramo de investimentos (para a pessoa física) e linhas de crédito (no ramo de pessoas jurídicas).

Qualquer empresa que se encontre no ramo financeiro encontra espaço para crescimento. Para o Santander, não é diferente, especialmente ao considerar que o próprio Santander se caracteriza como um banco simples, pessoal e justo, que trabalha para que as pessoas e empresas prosperem.

Santander na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações do Santander foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações SANB3, que são suas ações ordinárias, ações SANB4, que são suas ações preferenciais, e ações SANB11, que são as suas ações units.

Itens importantes de analisar para as ações do Santander é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações do Santander que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 9,5% das ações SANB3 e 10,61% das ações SANB4 de Santander estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de SANB3, o tag along é de 100%, e de SANB4, o tag along é também de 100%.

As ações SANB11 são units, são compostas por ações SANB3 e SANB4.

Diferença entre as ações SANB11, SANB4 e SANB3

A principal diferença entre as ações do Santander é que as ações ordinárias (SANB3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (SANB4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As units (SANB11) do Santander são formadas por 1 ação ON e 1 ação PN.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações SANB11, SANB4 e SANB3?

Para declarar as ações do Santander no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "90.400.888/0001-42";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "SANB3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Santander pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Santander na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações SANB3, SANB4, SANB11 paga mais dividendos.