Ações Petrobras PETR4, PETR3

Petroleo Brasileiro SA

A Petrobras (ações PETR4, PETR3) é responsável pela exploração e produção de petróleo, gás e energia. Atua nos segmentos de refino, transporte e comercialização da sua principal matéria-prima, o petróleo. A companhia oferece produtos aos setores automotivos, domésticos, indústria e comércio, além de fornecer insumos para os setores marítimo e de aviação. Ver mais

Conheça Petrobras ações PETR4, PETR3

A Petrobras é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker PETR4, PETR3 na B3.

Indicadores PETR3

  • CotaçãoR$ 39,42

  • P/L3,18

  • LPA12,38

  • P/VPA1,25

  • VPA31,47

  • DY29,29%

Indicadores PETR4

  • CotaçãoR$ 36,77

  • P/L2,97

  • LPA12,38

  • P/VPA1,17

  • VPA31,47

  • DY31,4%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Petrobras atua no setor de energia, envolvendo exploração, produção, refino, comercialização de petróleo, gás e derivados.

Além de fornecer insumos para os setores marítimo e aeronáutico, a petrolífera também fornece produtos para os setores automotivo, doméstico, industrial e comercial.

Com sede no Rio de Janeiro e tendo o governo brasileiro como o maior acionista, a Petrobras opera em 14 países.

A companhia é referência na exploração de petróleo em águas profundas.

Um fato relevante é que a própria empresa foi responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta para obtenção de matéria-prima em territórios nunca antes explorados. 

A empresa é reconhecida mundialmente por isso e é detentora de recordes por profundidade em perfuração no mar. O recorde atual é de 2007, com um poço em lâmina d'água de 2 777 metros.

Além da exploração em águas profundas, a Petrobras utiliza plataformas de petróleo para produzir, processar, armazenar e transportar petróleo e gás. Além disso, a exploração de matéria-prima em campos petrolíferos é outra forma da companhia extrair petróleo bruto para processamento, sendo o pré-sal o maior destaque.

A Petrobras conta com 13 refinarias distribuídas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país. Além de outras no exterior, localizadas nos Estados Unidos, Argentina e Japão.

Essas refinarias produzem diesel, gasolina, lubrificante, nafta, combustível para aviões e gás liquefeito.

Como se não bastasse, a empresa também possui usinas termelétricas que complementam a oferta de energia do país nos picos de consumo de energia elétrica. As usinas estão localizadas nos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas.

A respeito do gás e energia, a Petrobras conta com 36 unidades de geração de energia, sejam aquelas da própria empresa, subsidiárias ou empresas nas quais a Petrobras possui participação societária.

Uma das preocupações é a geração de energia com fontes renováveis e práticas que não agridam ou prejudiquem o meio-ambiente. Diante disso, grandes investimentos em sustentabilidade foram aplicados pela Petrobras, especialmente nos segmentos eólico e solar.

Outro destaque vai para o desenvolvimento de diesel renovável e o BioQav, ou bioquerosene de aviação que será utilizado como alternativa para a redução de emissões de gases efeito estufa.

O grande porte da empresa é fruto de um legado histórico de monopólio legal, que foi quebrado em 1997, mas nunca se concretizou na prática devido à relevância da Petrobras para o Brasil.

Por esta razão, as empresas privadas que operam na indústria do petróleo encontram dificuldade para se expandir. Somente em 2020 o governo federal deu abertura para outras empresas atuarem no setor de refino.

Com reconhecimento internacional, amplo campo de atuação e altos investimentos em desenvolvimento e pesquisa, a Petrobras é uma empresa de destaque para os brasileiros.

História da Petrobras

A criação da Petrobras ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas, de forma mais precisa, em 3 de outubro de 1953. 

Mas, sua história começou a ser construída alguns anos antes, em 1938. Nesse ano, o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) decidiu estruturar a exploração do petróleo no Brasil.

Havia a vertente nacionalista que desejava apenas que o recurso fosse explorado como monopólio do Estado. Outra vertente defendia que a iniciativa privada, nacional ou internacional, deveria fazer a exploração.

Assim, o Estatuto do Petróleo foi criado em 1948 para regular a extração de recursos com inclinação para dar preferência à iniciativa privada na empreitada. 

Foi então que os nacionalistas criaram o slogan "O petróleo é nosso" para chamar a atenção dos governantes. Dessa forma, o governo brasileiro sucumbiu à pressão popular e a Petrobras tornou-se uma empresa estatal.

Em 1961, foi construída no Rio de Janeiro a refinaria Duque de Caxias, uma das mais importantes e maiores refinarias do país. Dois anos depois, também no Rio de Janeiro, foi criado um centro de pesquisa e desenvolvimento para promover o crescimento da empresa.

No ano de 1968, é construída a primeira plataforma auto elevatória, responsável pela descoberta de petróleo no mar, em Sergipe. Em 1971, a Petrobras Distribuidora (BRDT3) é inaugurada no Rio de Janeiro, sendo a maior empresa nacional na área de distribuição de petróleo e seus produtos. Além do Brasil, a BR Distribuidora está presente em outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Em 1974 a Petrobras começa a explorar a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Nessa localização, há diversas plataformas ativas e mais de 100 mil quilômetros quadrados a serem explorados. Essa região, pertencente à cidade de Macaé, é a maior produtora de petróleo no Brasil, sendo conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.

Em 2007, na Bacia de Santos, litoral do estado de São Paulo, foi descoberto o Pré-Sal, que nada mais é do que uma reserva petrolífera localizada abaixo de uma crosta de sal, em águas profundas. 

Responsável por 20% da produção, o Pré-Sal aumentou exponencialmente o desempenho da empresa em geração de lucro.

Desde então, a Petrobras se consolidou no mercado nacional e internacional como uma das petrolíferas de maior renome no mercado.

Petrobras na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Petrobras foi realizado em 1977 e suas ações podem ser negociadas através das ações PETR3, que são suas ações ordinárias, e ações PETR4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Petrobras é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Petrobras que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 49,5% das ações PETR3 e 81,52% das ações PETR4 de Petrobras estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de PETR3, o tag along é de 100%, e de PETR4, o tag along é também de 100%.

Diferença entre as ações PETR4 e PETR3

A principal diferença entre as ações da Petrobras é que as ações ordinárias (PETR3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PETR4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações PETR4 e PETR3?

Para declarar as suas ações da Petrobras no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "33.000.167/0001-01";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "PETR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Petrobras pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Petrobras na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações PETR4, PETR3 paga mais dividendos.