Ações Petrobras PETR4, PETR3

Petroleo Brasileiro SA

A Petrobras (ações PETR4, PETR3) é responsável pela exploração e produção de petróleo, gás e energia. Atua nos segmentos de refino, transporte e comercialização da sua principal matéria-prima, o petróleo. A companhia oferece produtos aos setores automotivos, domésticos, indústria e comércio, além de fornecer insumos para os setores marítimo e de aviação. Ver mais

Conheça Petrobras ações PETR4, PETR3

Petrobras é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código PETR4, PETR3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Petrobras tem como seu maior acionista, o Governo Brasileiro, sua área de atuação é no ramo de energia, nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização de petróleo, gás natural e derivados. A Petrobras atua em 14 países e a sua sede fica localizada no Rio de Janeiro.

Logo após a segunda guerra mundial, começou-se a discutir sobre a exploração petrolífera em território brasileiro. O assunto provou-se ser muito delicado, perpassando questões como estratégias econômicas, exploração de minerais, interferência estrangeira e soberania nacional.

A sua criação aconteceu durante o governo de Getúlio Vargas, especificamente em 3 de outubro de 1953. Mas, sua história começou a ser construída alguns anos antes, em 1938. Nesse ano, o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) decidiu estruturar a exploração do petróleo no Brasil.

Havia a vertente nacionalista que desejava apenas que o recurso fosse explorado por empresários brasileiros, sendo monopólio do Estado. Outra vertente defendia que a iniciativa privada deveria fazer a exploração, seja ela nacional ou internacional.

Assim, em 1948, elaborou-se o Estatuto do Petróleo, o qual objetivava a regulamentação da exploração do recurso e inclinava-se a dar preferência à iniciativa privada na empreitada. Foi então que os nacionalistas criaram o lema "o petróleo é nosso" para chamar a atenção dos governantes com tal movimento popular. Desse modo, o Governo brasileiro cedeu à pressão popular e a Petrobrás se tornou uma estatal.

Em 1961, construiu-se a Refinaria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes e maiores do país. Em 1963, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento é instituído, também no Rio, com o intuito de alavancar o crescimento da empresa.

No ano de 1968, é construída a primeira plataforma auto elevatória, responsável pela descoberta de petróleo no mar, em Sergipe. Em 1971, a Petrobras Distribuidora (ações BRDT3) é inaugurada no Rio de Janeiro, sendo a maior empresa nacional na área de distribuição de petróleo e seus produtos. A BR Distribuidora está presente em outros países além do Brasil, como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Na década de 1970, mais precisamente em 1974, a Petrobras começa a explorar a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Nessa localização, há diversas plataformas ativas e mais de 100 mil quilômetros quadrados a serem explorados. Essa região, pertencente à cidade de Macaé, é a maior produtora de petróleo no Brasil, sendo conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.

Em 2007, descobre-se o Pré-Sal, na Bacia de Santos, no litoral do estado de São Paulo. O Pré-Sal é uma reserva petrolífera localizada abaixo de uma crosta de sal, em águas profundas. Responsável por 20% da produção petrolífera da empresa, o Pré-Sal aumentou exponencialmente o desempenho da empresa em geração de lucro.

De lá para cá, é sabido que a Petrobras se tornou uma empresa estatal de renome e construiu-se como um grande monopólio em território nacional. Apenas em 1997, a monopolização foi destituída, mas a empresa ainda é a maior petrolífera do país e uma das maiores do mundo.

O que a Petrobras faz

A Petrobras (ações PETR4, PETR3) é responsável pela exploração e produção de petróleo, gás e energia. Atua nos segmentos de refino, transporte e comercialização da sua principal matéria-prima, o petróleo. A companhia oferece produtos aos setores automotivos, domésticos, indústria e comércio, além de fornecer insumos para os setores marítimo e de aviação.

A Petrobras é referência em exploração de petróleo em águas profundas. Um fato relevante é que a própria empresa foi responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta para obtenção de matéria-prima em territórios nunca antes explorados. A empresa é reconhecida mundialmente por isso e é detentora de recordes por profundidade em perfuração no mar. O recorde atual é de 2007: 2 777 metros.

Além da exploração em águas profundas, a Petrobrás (ações PETR3, PETR4) faz uso de plataformas petrolíferas para produzir, processar, armazenar e escoar óleo e gás. Em adição, a exploração de matéria-prima em campos petrolíferos é outra maneira da Petrobrás extrair produto bruto para processamento, sendo o Pré-Sal o maior destaque.

A Petrobras conta com refinarias distribuídas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país, bem como no exterior, localizadas nos Estados Unidos, Argentina e Japão.

As refinarias são responsáveis por transformar a matéria-prima em produtos comercializáveis. Há 13 refinarias distribuídas em 8 estados nacionais atualmente. Essas refinarias produzem diesel, gasolina, lubrificante, nafta, combustível para aviões e gás liquefeito.

Como se não bastasse, a companhia ainda possui centrais termelétricas, que funcionam como complementadoras para o abastecimento nacional de energia em horários de pico de consumo. As termelétricas estão localizadas em estados como Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas.

A respeito do gás e energia, a Petrobras (ações PETR4, PETR3) conta com 36 unidades de geração de energia, sejam aquelas da própria empresa, subsidiárias ou empresas nas quais a Petrobras possui participação societária.

Uma das preocupações da Petrobrás (e de qualquer empresa nesse ramo) é a geração de energia com fontes renováveis e práticas que não agridem ou prejudicam o meio-ambiente. Diante disso, grandes investimentos em sustentabilidade foram aplicados, especialmente nos segmentos eólico e solar.

Outro destaque vai para o desenvolvimento de diesel renovável e o BioQav, ou bioquerosene de aviação que será utilizado como alternativa para a redução de emissões de gases efeito estufa, os quais são prejudiciais ao bioma terrestre.

O tamanho da empresa é descomunal e é fruto de um legado histórico de monopólio legalizado, o qual foi quebrado em 1997, mas que nunca foi concretizado na prática devido à relevância da empresa no Brasil.

Por esse motivo, as empresas privadas que atuam no ramo petrolífero têm o seu trabalho dificultado e expansão lenta. Apenas em 2020, o Governo Federal tem dado abertura para outras empresas atuarem no setor de refino.

Com reconhecimento internacional, área de atuação gigantesca, altos investimentos em desenvolvimento e pesquisa e uma gestão experiente dentro no Mercado, a Petrobras é uma empresa histórica para os brasileiros. Resiliente em várias e severas crises, uma vez que o setor petrolífero é mundialmente instável, a Petrobras já provou não conhecer limites para o crescimento.

PETR4 e PETR3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Petrobras foi realizado em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações PETR3, que são ações ordinárias, e ações PETR4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Petrobras é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 49.50% das ações PETR3 e 81.52% das ações PETR4 de Petrobras estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de PETR3, o tag along é de 100%, e de PETR4, o tag along é também de 100%.

Dividendos Petrobras

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Petrobras na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações PETR4, PETR3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações PETR3 e PETR4

A principal diferença entre as ações de Petrobras é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.