Ações Weg WEGE3

Weg SA

A WEG (ações WEGE3) atua na produção e comercialização de bens de capital no Brasil e no exterior. A empresa oferece motores elétricos, geradores e transformadores; redutores e motores de engrenagens; conversores de frequência; arrancadores de motor e dispositivos de manobra; controle e proteção de circuitos elétricos e automação industrial; e soluções de tração elétrica para transporte urbano e marítimo. Também fornece soluções para a geração de energia renovável e distribuída através de usinas hidrelétricas, de biomassa térmica, eólica e de energia solar; no-breaks e alternadores para grupos de geradores; subestações elétricas; sistemas de equipamentos eletroeletrônicos industriais; e tintas e vernizes industriais. Ver mais

Conheça Weg ações WEGE3

Weg é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker WEGE3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Weg foi fundada em 1961, é uma empresa global e uma gigante nacional, líder no setor de bens de capital com suas soluções em máquinas elétricas, automação e tintas. Seus produtos são fornecidos aos mais variados segmentos, tais como infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre outros.

Com presença de operações industriais em 12 países, a Weg se faz presente também em mais de 135 nações em termos de atividades comerciais. Com isso, a companhia conta com mais de 31 mil colaboradores em todo o mundo.

Conhecida por sua avançada capacidade e abertura a inovação, desenvolve constantemente soluções voltadas as grandes tendências de eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Essa inovação tecnológica vem guiando a empresa por caminhos sólidos de crescimento, tanto pelas soluções supracitadas desenvolvidas internamente quanto por aquisições estratégicas alinhadas com esse espírito inovador da companhia.

História da Weg

A Weg (ações WEGE3) foi fundada no ano de 1961, quando seus fundadores, Werner Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, decidem empreender uma fábrica de motores elétricos, que se chamaria inicialmente Eletromotores Jaraguá. O nome WEG (acrônimo dos nomes dos sócios) viria somente algum tempo depois, como uma homenagem a seus fundadores.

Experimentando uma forte estratégia de crescimento já nos primeiros anos de atividade, em 1970 adentrou o mercado internacional com suas primeiras exportações, confirmando tal expansão ao entrar na bolsa de valores no ano de 1971.

A Weg logo foi ganhando renome e, em 1986, foi reconhecida com o seu primeiro prêmio pela revista Exame, o "Revista Exame – Melhores e Maiores". Na mesma década, iniciou um tom de diversificação em seus produtos, produzindo componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição e até tinta e vernizes. Além disso, se consolidou ainda mais no mercado nacional, sendo reconhecida como uma fornecedora completa de sistemas elétricos industriais.

Na década de 1990, continuou sua franca expansão, abrindo filiais nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e Suécia, além de atingir exportações para mais de 55 países. Essa consolidação internacional continuou nos anos 2000, onde a companhia iniciava suas estratégias de crescimento por aquisições. Começou por México e Argentina, e logo chegou também a Europa, por meio de Portugal, sem deixar de lado a abertura de filiais pelo mundo e continuidade da consolidação nacional.

Olhar de forma retrospectiva para a trajetória da Weg evidencia uma estratégia de crescimento e expansão excepcional, que faz jus ao status atual da companhia e perspectivas elevadas para o futuro.

Os negócios da Weg

Uma das principais características do negócio da Weg é a flexibilidade produtiva, que permite um alcance de mercados (segmentos, produtos e geografias) mais atrativos em termos de perspectivas de crescimento. Para atender a esse quesito, a empresa organiza suas operações através de unidades de fabricação (responsáveis pela fundição, estamparia, fabricação de fio, usinagem e fabricação de tintas e vernizes) e unidades de montagem, espalhadas pelos seus mais de 1 milhão de m² construídos e distribuídos em cerca de 12 países.

A Weg possui as seguintes áreas de negócios:

  • Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais: Maior fonte de receitas e core business da companhia, essa linha de negócio diz respeito a motores elétricos, drives e equipamentos e serviços de automação industrial e serviços de manutenção. Tem como característica um mercado muito vasto, possuindo aplicação em praticamente todos os segmentos industriais como, por exemplo, em equipamentos como compressores, bombas e ventiladores.
  • Geração Transmissão e Distribuição de Energia (GTD): Nessa linha de negócio estão os geradores elétricos para usinas hidráulicas e térmicas (biomassa), turbinas hidráulicas (PCH e CGH), aerogeradores, transformadores, subestações, painéis de controle e serviços de integração de sistemas. Atualmente o segundo maior segmento da companhia, possui expectativas relevantes, já que o tamanho do mercado disponível nacional e internacionalmente tem mostrado um ambiente de negócios bastante interessante. Com isso em vista, a empresa vem se posicionando através de aquisições e pesquisas que tragam inovações nessa área especificamente.
  • Motores para Uso Doméstico: Nesta área, que possui cerca de 10% de participação nas receitas da companhia, o foco é o mercado de motores monofásicos para bens de consumo durável, como lavadoras de roupas, aparelhos de ar condicionado, bombas de água, entre outros.
  • Tintas e Vernizes: A última área de negócios, que possui uma participação bem pequena na composição da receita da Weg, é responsável pela produção de tintas líquidas, tintas em pó e os vernizes eletro-isolantes, com um foco muito claro em aplicações industriais e no mercado brasileiro, expandindo para a América Latina e outras regiões.

Atualmente, cerca de 58% da receita da Weg vem do mercado externo, sendo 28% produzido no Brasil e exportado, e 30% produzido e vendido no exterior. O restante, 42%, é produzido e vendido no mercado interno. É interessante notar a mudança na geografia da receita da companhia, que até 1990 era 90% doméstica.

A composição acionária da Weg revela o cunho de uma enorme multinacional e um grande case de sucesso que ainda tem controle familiar, quebrando o tabu que diz que o êxito só é obtido em casos de controle pulverizado. Do total, 64,5% das ações pertencem aos controladores, sendo 50,1% à WPA Participações e Serviços S.A. – fundada com o objetivo de formar a base dos controladores da empresa é constituída pelas três famílias, e o restante (14,4%) está diretamente nas mãos dessas famílias. Com isso, o percentual em free float é de 35,3%.

Certificações e responsabilidade social da Weg

Em termos de qualidade de seus produtos, a Weg (ações WEGE3) é certificada por diversos órgãos em todas suas linhas de negócio e nas suas variadas plantas industriais. Além do contexto estritamente operacional, a companhia possui diversas ações de sustentabilidade, relacionadas a comunidades locais (como programas de educação e empreendedorismo, por exemplo), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estratégias de gestão ambiental.

WEGE3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Weg foi realizado em 1982 e suas ações podem ser negociadas através das ações WEGE3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Weg é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 35.38% das ações WEGE3 de Weg estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de WEGE3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações WEGE3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Weg possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos WEGE3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Weg na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.