Ações Americanas s.a. AMER3

Americanas SA

A Americanas (ações AMER3) é líder na América Latina, possui marcas famosas na internet (Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) e uma operação de marketplace em rápido crescimento. A companhia atua nas seguintes frentes: e-commerce (1P) e Marketplace (3P) por meio das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime; serviços de crédito ao consumidor Submarino Finance e Digital Finance; pagamentos, crédito e serviços financeiros através da Ame; plataforma de tecnologia; e soluções de logística, distribuição e atendimento ao cliente. Ver mais

Conheça Americanas s.a. ações AMER3

Americanas s.a. é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código AMER3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Americanas (ações AMER3) é o e-commerce líder na América Latina, ou seja, a empresa atua única e exclusivamente no comércio eletrônico brasileiro. Ainda, atua por meio das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato.

A Americanas.com, é a marca relacionada a Lojas Americanas (ações LAME3, LAME4).

Já sobre a Submarino, vale ressaltar que a marca é uma das referências no comércio digital de livros, games, tecnologia e entretenimento.

Agora, sobre a Shoptime, podemos comentar que a marca é o maior canal de home shopping da América Latina. Nesse sentido, a marca atua por meio de marcas próprias, como:

  • Casa & Conforto, responsável por comercializar artigos de cama, mesa e banho;
  • Fun Kitchen, focada no comércio de eletroportáteis;
  • La Cuisine, voltada para os produtos de utilidades domésticas;
  • Life Zone, ligado ao segmento de esportes e lazer.

Além disso, a Sou Barato é o outlet da Americanas, oferecendo produtos reembalados (que foram devolvidos por outros cliente e/ou que tiveram a embalagem original danificada), produtos usados (que são testados, reconfigurados e higienizados) e novos.

Por fim, também podemos citar as iniciativas disruptivas, que são:

  • Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas, atingindo 1,8 milhões de downloads até o final de 2018;
  • LET’S, plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas.

História da Americanas

A história da Americanas (ações AMER3) começou em 1999, ano em que tanto a Americanas.com (plataforma de comércio eletrônico da Lojas Americanas) quanto a Submarino foram criadas. Em 2005, a Submarino adquiriu a Shoptime e a Ingresso.com. Nesse mesmo ano, ela abriu seu capital. No ano seguinte, foram criadas a Submarino Finance e a Submarino Viagens.

Também em 2006, surgiu a B2W, sendo fruto da fusão entre a Americanas.com com a Submarino. Já em 2007, houve a incorporação da B2W com a Shoptime. Nesse mesmo ano, a B2W adquiriu o direito de uso da marca BLOCKBUSTER® na internet; além de expandir a operação de viagens para as 3 marcas com a criação da B2W Viagens.

Agora, em 2008, um Centro de Distribuição da B2W foi inaugurado, e nos dois anos seguintes, a Ingresso.com expandiu sua atuação para o México, Argentina e Chile. Continuando, Sou Barato foi lançada em 2011. Ainda, mais quatro novos Centros de Distribuição foram inaugurados em 2012, sendo eles localizados nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e de Pernambuco.

Os anos seguintes foram marcados por diversas aquisições e lançamentos, sendo as aquisições:

  • Click Rodo, Uniconsult, Tarkena e Ideais, em 2013;
  • Transportadora Direct, em 2014
  • E-smart e Sieve Group, além da alienação da B2W Viagens e da Ingresso.com, em 2015;
  • Boo Labs (startup de inteligência artificial), em 2016;
  • Supermercado Now, em 2020, que firmou uma parceria com o Grupo BIG.

Em 2021 houve a fusão entre Americanas e B2W, passando a ser chamada apenas Americanas.

E os lançamentos:

  • Categoria Moda e Marketplace, em 2013;
  • Plataforma [B]Seller e Digital Finance, além de mais quatro centros de distribuição, em 2014;
  • B2W Fulfillment, Cartão Sou Barato e Submarino Prime, além de mais dois centros de distribuição, em 2015;
  • B2W Ads, em 2016;
  • Marketplace no B2W Empresas, Americanas Prime e C2C, em 2017;
  • Ame Digital e Crédito Seller, em 2018;
  • Americanas Mundo e VOE (aplicativo de crowdshipping), em 2019.

A AME Digital, é uma parceria feita com as várias empresas, entre elas:

AMER3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Americanas s.a. ocorreu em 2007 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações AMER3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Americanas s.a. é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 60.47% das ações AMER3 de Americanas s.a. estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de AMER3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações AMER3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Americanas s.a. possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos AMER3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Americanas s.a. na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.