Indicadores da MA
Confira os fundamentos das ações MA
Indicadores de valuation
DY0,54%
P/L35,92
P/VP59,33
LPA13,27
VPA8,03
PSR16,68
P/EBIT29
EV/Ebit29,43
EV/Ebitda25,23
Indicadores de rentabilidade
C. RECEITA 5A10,92%
C. LUCRO 5A13,83%
ROE46%
ROIC55,85%
Giro ativos0,62
Margem bruta100%
Margem ebit57,53%
Margem líq.46%
Indicadores de endividamento
Liq. corrente1,14
Dívida liq / pl0,87
Dív. liq / ebitda0,37
Pl / ativos0,18
Resultados da MA
Confira o histórico do balanço e gráficos das ações MA
Dividendos da MA
Confira a agenda e histórico de dividendos das ações MA
Próximos dividendos da MA
Confira a agenda de dividendos das ações MA
Histórico de dividendos da MA
Confira o histórico de dividendos pagos e gráficos das ações MA
MA - Ação
Confira os detalhes das ações MA
IRS134172551
Fundado1966 (há 58 anos)
IPO2006 (há 18 anos)
Página na NASDAQVer site ⇨
Página de RIVer site ⇨
Aval. dos funcionários4.2 / 5
O QUE A MASTERCARD (MA) FAZ
Mastercard, ações MA, é uma empresa norte-americana que atua no ramo de pagamentos e serviços financeiros, ao fornecer uma bandeira de cartão de crédito e débito aceita no mundo todo. Sua principal linha de negócio consiste no processamento de pagamentos entre instituições bancárias, intermediando relações entre comerciantes, instituições financeiras, compradores finais, empresas e governos. Há cartões de crédito, de débito e pré-pagos.
Sendo assim, a Mastercard oferece serviços para consumidores comuns, pequenos e médios empreendimentos, governo e setor público, grandes empresas, bancos e instituições de crédito.
Há diversos tipos de cartão Mastercard e depende da necessidade de cada indivíduo ou empresa escolher aquele que melhor suprir necessidades. O cartão Mastercard Standard, por exemplo, atende as necessidades de um consumidor básico, possibilitando compras no comércio físico ou online.
Já o cartão Mastercard Prepaid Travel oferece soluções para clientes que viajam com frequência, como seguros, câmbio e é aceito em muitos estabelecimentos de países diferentes. Há, ainda, o Mastercard Debit, Mastercard Prepaid e o Mastercard Gift Card para citar algumas soluções para pessoas físicas. Além disso, há os cartões corporativos que oferecem soluções para empresas, como o Business Black, Business Platinum e Microbusiness.
Um fator que contribuiu muito para a marca ter presença global foi o marketing e publicidade em grandes eventos e nos meios de comunicação. Por exemplo, a forte campanha de marketing da marca durante a Copa da Itália em 1990 e a dos Estados Unidos em 1994 ajudou para que as pessoas conhecessem os produtos da marca, além de ter a licença dos produtos do evento. Em 2006, na Copa da Alemanha, a Mastercard tinha exclusividade na venda dos ingressos dos jogos.
Com presença em mais de 210 países, a Mastercard configura-se como uma das marcas mais valiosas que existem atualmente, sendo a bandeira de cartão de crédito mais aceita entre estabelecimentos do mundo.
BREVE HISTÓRIA DA MASTERCARD (MA)
A fundação da Mastercard, stock MA, aconteceu no dia 16 de agosto de 1966, mas sua história precede esse acontecimento. Tudo começou em 1947, quando alguns bancos dos Estados Unidos forneciam um tipo de bilhete que substituía o dinheiro em espécie. Tal prática foi formalizada pelo Franklin National Bank, em 1953.
Para regularizar a presença dos bilhetes, ou “cartões”, em circulação, nasce a instituição Interbank Card Association (ICA), em 1966. A organização foi pensada por alguns bancos, como United California Bank, Wells Fargo, Crocker National Bank, Bank of California e outras instituições financeiras regionais. Inicialmente, os bancos queriam responder à criação do BankAmericard, do Bank of America, o predecessor do maior rival do Mastercard, a bandeira Visa.
Em 1968, a ICA formou uma associação com o Banco Nacional do México. Um ano depois, em 1969, mais uma união é realizada, dessa vez com o Eurocard, na Europa. Nesse mesmo ano, os cartões chegam ao Japão. Na década de 70, o ICA adquire membros na Austrália e África e, na década de 80, na América Latina.
A marca foi renovada e o nome MasterCharge foi adotado. Em 1973, os cartões já eram informatizados e, um ano depois, em 1974, a tarjeta magnética seria implantada nos cartões para rastrear as compras e pagamentos feitos com os cartões, aumentando a segurança. Em 1979, o nome Mastercard é adotado e permanece até hoje.
A marca conseguiu penetrar territórios extremamente difíceis para empresas americanas, como na China, onde, em 1987, foram os primeiros cartões bancários a serem emitidos no país. Ainda, na União Soviética, em 1988, a Mastercard foi a bandeira do primeiro cartão de crédito emitido no território.
Nesse mesmo período, a empresa incorpora a Cirrus ATM Network, a maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente, por meio da rede, a Mastercard marca presença em 2 milhões de ATMs, distribuídos em, aproximadamente, 200 países. No ano de 1991, a Mastercard, em parceria com a Europay International, lança o cartão de débito global Maestro. Em 1995, o chip é implementado nos cartões Mastercard, de modo a deixar as operações feitas com os cartões ainda mais informatizadas e rápidas.
Em 2006, a Mastercard abre capital na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), mesmo ano em que muda o seu nome de Mastercard International para Mastercard Worldwide.
A partir dos anos 2010, a empresa expande a sua atuação no e-commerce e pagamentos via internet, especialmente com as aquisições das empresas DataCash (empresa que foca no processamento de pagamentos virtuais e gerenciamento de fraudes e riscos), em 2010, e a Brighterion (empresa de inteligência artificial e machine learning), em 2017.
Em 2021, a empresa afirmou que vai integrar criptomoedas em seu portfólio e proporcionará aos portadores de cartões Mastercard o pagamento de itens por meio de moedas virtuais. Além disso, a companhia está constantemente desenvolvendo novas formas de processamento de transferências monetárias, como o pagamento com cartão “sem contato”, uma novidade ao setor.
Análise das ações Mastercard
Confira a análise fundamentalista das ações Mastercard
Declarando MA no imposto de renda
Confira o passo a passo de como declarar as ações MA no IRPF
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "249 - Estados Unidos";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação, a quantidade de ações e o preço pago em dólar, por exemplo "MA - QUANTIDADE: 1000 - USD$ 1000";
- No final, coloque o valor total investido em reais no campo "Situação em 31/12".
Discussão sobre Mastercard
Confira os comentários para as ações Mastercard