O que é o setor secundário?
O setor secundário é composto basicamente pela atividade industrial, ou seja, na transformação da matéria prima em bens de consumo, equipamentos e etc.
Em outras palavras, a matéria-prima é transformada em produtos de um maior valor agregado por serem mais complexos e precisarem de conhecimento específico.
Existem inúmeros tipos diferentes de indústrias que criaram os mais variados produtos manufaturados, sendo o setor, até hoje, mais lucrativo.
Historicamente, o setor secundário só começou a se desenvolver de forma rápida e com qualidade durante a revolução industrial, aprimorando-se com o método fordista.
Por outro lado, a tecnologia também transformou bastante este setor, sendo necessárias cada vez menos pessoas nas estruturas das fábricas.
Exemplos de empresa do setor secundário
Veja alguns exemplos de empresas do setor secundário:
- Indústrias têxteis: Transforma tecidos variados em roupas, itens diversos para o lar, e etc;
- Indústrias alimentícias: Responsável pelo processamento e industrialização de alimentos diversos;
- Metalúrgicas: Cria e trata diversos tipos de metais e suas ligas, criando os itens básicos para a montagem de equipamentos e estruturas;
- Indústrias químicas: Produz produtos químicos usados em itens de limpeza e remédios;
- Montadoras: São as fábricas de automóveis onde veículos automotivos são montados.
Segmentação do setor secundário
De forma geral o setor secundário pode ser segmentado em três tipos diferentes, são eles:
- Indústria de extração: Aquelas que trabalham com a extração vegetal ou mineral, seja com a extração direta ou com a transformação;
- Indústria de base: Responsáveis pela produção de equipamentos, ferramentas e maquinário utilizados por todos os setores econômicos;
- Indústria de bens de consumo: Produzem as mercadorias que serão comercializadas diretamente pelo setor terciário.
- Vantagens do setor secundário
O setor secundário sempre tem espaço em uma economia, tendo inclusive um papel fundamental no desenvolvimento de um país, para torná-lo mais rico.
Outro ponto importante é quanto a sua versatilidade, pois ele abastece a capacidade de funcionamento de todos os outros setores com a sua indústria de base.
O potencial de empregabilidade do setor secundário, por sua vez, ainda é atualmente o maior dentre todos os setores, mesmo com o avanço da tecnologia.
Vale ressaltar que países com um processo industrial avançado geralmente são desenvolvidos e possuem melhores indicadores de qualidade de vida no geral.
O setor secundário no Brasil
Atualmente o setor secundário no Brasil está tendo uma participação menor na economia do país como um todo, que tendo direcionado os investimentos para o setor primário.
Ao longo dos anos 70, no entanto, o país viveu um grande período de industrialização, com altas taxas de crescimento anual, chegando a casa dos dois dígitos.
Todavia, cada país tem as suas especialidades e áreas na qual se destaca mais, no caso do Brasil, estas são a agricultura e a pecuária.