Escrito por:

Marjoel Moreira

A Paridade do Poder de Compra (PPC) ou Paridade do Poder Aquisitivo (PPA) é um método alternativo para avaliar a força da moeda de um país, comparando o poder de compra entre duas nações. O economista sueco Gustav Cassel criou essa teoria com a ideia de que a taxa de câmbio de um país se desvaloriza na medida em que o nível dos preços aumenta.

A PPC mede o quanto de bens e serviços uma moeda pode comprar em termos internacionais, comparada ao dólar, e serve para relacionar o poder aquisitivo de um indivíduo com o custo de vida do lugar onde ele reside. Comparar o PIB de dois países em uma única moeda não reflete a prosperidade material, pois a PPC considera as diferenças de rendimentos e custos de vida dos indivíduos. Isso é importante porque os preços dos bens e serviços não variam uniformemente e os padrões de compra não são iguais em todos os países.

A diferença entre PPC e taxa de câmbio real pode ser significativa e pintar um quadro diferente da renda de uma população. Por exemplo, um país pode ter um PIB per capita de US$ 6.000, mas quando avaliamos o PPC, essa renda pode passar para US$ 9.000. Isso ocorre porque o custo de vida entre os países é bastante diferente.

A PPC é importante para analisar dados brutos de geração de valor e levar em conta a cultura e a estrutura da economia de cada país. Comparar os valores de dois países por meio da PPC ajuda a evitar enganos sobre o significado real de viver em um lugar do mundo, pois a moeda de um país pode desvalorizar em relação a outra apenas como consequência do mercado internacional e não refletir necessariamente um poder de compra menor.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados