O que é Mercado Imobiliário?

Uma das formas mais populares de se investir dinheiro é por meio do Mercado Imobiliário, isso porque esse mercado traz uma grande versatilidade e potencial de lucro.

No entanto, é importante notar que é possível investir no Mercado Imobiliário de várias formas diferentes, direta ou indiretamente, e muitos investidores não sabem disso.

A verdade é que o Mercado Imobiliário apresenta muitas oportunidades para diferentes investidores. Vamos nos aprofundar um pouco mais.

O que é Mercado Imobiliário? 

Mercado Imobiliário é o nome que se dá aos investimentos feitos na área de imóveis, ou seja, em prédios, casas, terrenos e o que estiver construído nesses terrenos.

As razões para se investir no Mercado Imobiliário, por sua vez, podem ser bastante variadas, servindo tanto como investimento especulativo como renda passiva.

Devido à natureza do Mercado Imobiliário, não se pode deixar de considerar a sua grande volatilidade em preços e sua sensibilidade aos movimentos econômicos do país.

Também é importante lembrar que o Mercado Imobiliário compreende investimentos tanto em imóveis físicos quanto em ativos que representam estes imóveis.

Como funciona o Mercado Imobiliário?

Para atuar no Mercado Imobiliário, é importante levar em consideração quais são os objetivos do investidor. 

Basicamente, este mercado pode ser útil para dois tipos de pessoas:

  • O investidor que quer investir nas construções de imóveis para revenda com lucro;
  • O investidor com muito capital para investir e que geralmente investe em muitos imóveis diferentes, de forma direta ou indireta.

Os dois, mesmo com intenções diferentes, são investidores com grandes chances de lucrar muito com seus imóveis, caso façam boas escolhas.

Vale a pena investir no Mercado Imobiliário?

Investir no Mercado Imobiliário, é sem dúvidas, uma boa opção para quem deseja construir um patrimônio sólido e obter lucros.

Dentre as principais vantagens encontradas por quem investe nesse tipo de mercado, podemos destacar:

  • Segurança patrimonial: Investir no mercado imobiliário é uma excelente forma de preservar o patrimônio.
  • Boa rentabilidade: O investimento no mercado imobiliário pode garantir lucros consistentes.
  • Diversificação: Para aqueles que não abrem mão da diversificação, o mercado imobiliário é uma boa alternativa de investimento.

Como investir no Mercado Imobiliário

Existem algumas formas interessantes de se investir no Mercado Imobiliário, além da mais óbvia que é simplesmente adquirir um imóvel.

Uma destas formas são os Fundos Imobiliários . Para quem está familiarizado com fundos de investimento, a lógica é a mesma.

Em um fundo imobiliário, um grupo de investidores se reúne para alocar recursos na aquisição ou construção de imóveis para locação ou venda.

Por sua vez, esses imóveis geram receitas que são distribuídas para os investidores regularmente sob a forma de dividendos.

Há uma grande variedade de fundos imobiliários no mercado, o que permite que o investidor construa uma carteira diversificada de ativos.

Dentre os principais tipos de fundo imobiliário, podemos destacar:

  • Fundos de Desenvolvimento Imobiliário;
  • Fundos de Shoppings Center;
  • Fundos de Lajes Corporativas;
  • Fundos de Galpões;
  • Fundos de Hotéis;
  • Fundos Imobiliários de Escolas, Universidades e Hospitais;
  • Fundos de Agências Bancárias;
  • Fundos de Recebíveis imobiliários
  • Fundos de Fundos.

E você, investe ou pensa em investir no Mercado Imobiliário?

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.