FIIs é a sigla para Fundo de Investimentos Imobiliários. É um tipo de investimento coletivo que tem como objetivo investir em empreendimentos imobiliários, como prédios comerciais, shopping centers, galpões logísticos, entre outros.
Os FIIs são constituídos por um gestor que administra o fundo e faz as escolhas dos imóveis a serem investidos, com base no objetivo e na estratégia do fundo. Cada investidor que aplica dinheiro no fundo, adquire uma cota, que representa uma fração do patrimônio total do FII.
O rendimento do FII é proveniente da locação dos imóveis e também da sua valorização, caso ocorra. O investidor recebe uma parte dos rendimentos do fundo proporcional à sua participação, que pode ser mensal ou semestral, dependendo da política do fundo.
Um exemplo de aplicação em FII seria investir em um fundo que possui cotas de um shopping center. O investimento é feito através da compra de cotas do fundo na bolsa de valores, e o rendimento viria da locação das lojas no shopping e da valorização do imóvel. O investidor receberia parte do rendimento proporcional à sua participação no fundo.