O que é Mercado Fracionário?

O Mercado Fracionário foi concebido para aquelas pessoas que queriam começar a investir em ações, mas não possuíam capital para comprar um lote inteiro.

A razão disso é devido ao fato de lotes serem compostos de 100 papéis e, se a empresa tiver um alto valor de mercado, um lote pode acabar sendo muito caro.

No entanto, é importante pontuar que o Mercado Fracionário possui algumas características importantes que precisam ser observadas.

O que é Mercado Fracionário?

De forma geral, o Mercado Fracionário é a modalidade de compra de ações em unidades, ao invés de lotes. Lembrando que um lote contém 100 ações

Isso significa que o investidor é capaz de comprar de uma, a duas, vinte e sete ou qualquer número entre 1 e 99. Não por acaso muitos começam neste mercado.

No entanto, vale ressaltar que não existe nenhuma diferença entre as ações que estão disponíveis para negócio no Mercado Fracionário e no mercado integral.

Como funciona o Mercado Fracionário?

A funcionalidade do Mercado Fracionário é bem simplificada. O investidor compra unidades de ações e com isso consegue se tornar acionista de muito mais empresas com facilidade.

Como acionista, mesmo que minoritário, ele possui os mesmos direitos daqueles acionistas com lotes integrais de ações. Ou seja:

É importante lembrar é que, no caso dos dividendos, estes são distribuídos de acordo com a proporcionalidade do número de ações.

Em outras palavras, quanto menos ações um investidor tiver, menor será a distribuição de dividendos para ele. E é essa é a principal desvantagem do Mercado Fracionário.

Como investir no Mercado Fracionário?

Para começar a investir no Mercado Fracionário é necessário seguir as mesmas recomendações utilizadas por quem quer investir em ações.

Isso significa que estudar a empresa por trás das ações é fundamental. E a melhor forma de fazer isso é usando uma metodologia chamada de Análise Fundamentalista de Ações.

Por outro lado, não deixa de ser verdade o fato de que muitas vezes o mercado pode agir de forma um tanto irracional, porém, seguindo um determinado padrão.

Por conta disso, muitos investidores fazem uso da Análise Técnica de Ações, que é calcada no estudo de gráficos, padrões e históricos do papel de uma empresa.

Depois que o investidor já se informou a respeito das empresas as quais ele quer investir, tudo que ele precisa fazer é seguir esse passo a passo:

  • Abrir uma conta em uma corretora de valores ou em um banco de investimentos; 
  • Transferir recursos financeiros para essa conta;
  • Entrar no Home Broker, escolher a ação, digitar o seu ticker e adicionar “F” no fim;
  • Decidir uma quantidade entre 1 e 99 e dar a Ordem de compra .

É simples assim. Lembrando que no Mercado Fracionário não é possível fazer alavancagem, é necessário ter o dinheiro a vista para comprar os papéis.

Para concluir, é válido dizer que o Mercado Fracionário é uma forma mais segura de obter conhecimentos sobre o mercado de ações sem correr muitos riscos financeiros.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.