O que é Ação Preferencial?

A ação preferencial, ou simplesmente ação PN, é a ação que dá direito na preferência do recebimento dos lucros da empresa. Ao possuir uma ação preferencial, o investidor tem a preferência na distribuição de lucros, como dividendos, juros sobre capital próprio e até mesmo compensações, em caso de falência da empresa, por exemplo.

As ações preferenciais não possuem uma característica fundamental para investidores de longo prazo, elas não possuem a garantira de, no mínimo, 80% de tag along como nas ações ordinárias.

Como identificar se uma ação é preferencial

O código das ações preferenciais terminam com o número 4, 5, 6, 7 ou 8, por exemplo: ITUB4, ITSA4, OIBR4. Não existe um padrão determinado, então cada ação com esses números no final terão características específicas estabelecidas por suas empresas.

Para entender mais a fundo sobre os tipos das ações, confira o artigo que trata a diferença entre as ações ordinárias, preferenciais e units.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.