O que é Índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos?

O Índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos trata-se de um índice de ações da bolsa de valores que relaciona empresas que pagam altos dividendos e tem um preço estável.

As ações que fazem parte desse índice são selecionadas de um grupo de ativos que estão listados na S&P Brazil BMI.

Este não é único índice da B3 que possui ligação com S&P, sendo que em 2019 ambas as instituições criaram diversos índices juntas.

Conceito do Índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos

Os pontos centrais das ações que compõem o índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos é o fato de elas pagarem bons dividendos e serem resistentes a oscilações do mercado.

Essas características são de fato altamente chamativas a qualquer investidor, principalmente aqueles que possuem aversão ao risco.

Todavia, se a ação apresenta baixa volatilidade, isso significa que as chances de ela sofrer uma grande valorização são bem pequenas. O que dificulta a vida de especuladores.

Por outro lado, há o fato de que os dividendos que elas pagam são altos, o que significa que aqueles que utilizam estratégias de Buy & Hold , podem se beneficiar desses papéis.

É importante ressaltar que a volatilidade de uma ação é um dado bastante relativo. Isso porque ela é calculada em comparação com ações de empresas do mesmo setor.

Ou seja, o papel de uma empresa de energia só pode ser considerado volátil em comparação com os papéis de outras empresas de energia.

No caso do Índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos, é possível observar empresas de muitos setores diferentes com alguma representatividade mínima nela.

Em compensação, empresas do setor financeiro têm uma presença maior na lista, pois apresentam um alto grau de confiabilidade e uma estrutura de negócio mais sólida.

Vale ressaltar, por fim, que esse índice é atualizado com frequência, ainda mais quanto aos setores que tem uma sub-representação na sua composição.

Utilização do índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos

Um investidor que esteja procurando boas alternativas de investimento que vão lhe garantir maior rentabilidade pode ver neste índice uma forma concreta de achar boas empresas.

De forma geral, as empresas que compõem o Índice de Baixa Volatilidade Altos Dividendos são as preferidas dos investidores moderados, que gostam de ações consolidadas.

Ou seja, acompanhar esse índice é bastante indicado para:

  • Quem quer construir uma carteira mais diversificada e sólida;
  • Viver de renda de forma mais garantida;
  • Não gosta de correr riscos em seus investimentos.

Por outro lado, vale lembrar que todo investimento, ainda mais em ações, deve ser feito de forma consciente e analisado com bastante cuidado pelo investidor.

Para fazer essas análises ele pode, inclusive, dar uma olhada em outros índices de ações, que avaliem outros aspectos dos papéis.

Ter uma baixa volatilidade não é exatamente um critério universal que indique que a empresa seja de fato um bom investimento.

Da mesma forma que o pagamento de dividendos alto, pode se tratar de algo temporário. Um bom investidor analisa todas as informações disponíveis.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.