O que é Home Broker?

Todo o investidor precisa de conhecimento tanto sobre os investimentos que ele pretende fazer, quanto sobre as ferramentas utilizadas. Uma dessas ferramentas é o Home Broker.

Pode até parecer um conhecimento básico, mas muitas pessoas que querem começar a investir ainda possuem dúvidas a respeito do que se trata essa ferramenta. 

Ainda mais levando em consideração que o Home Broker é algo relativamente novo, sendo principalmente uma evolução dos corretores do passado.

O que é o Home Broker?

O Home Broker é a interface utilizada para que o investidor possa aportar o seu dinheiro nos ativos que ele deseja, disponibilizada por uma corretora ou banco.

O nome da ferramenta deriva de Home, que significa casa, e Broker, que é o corretor. Em outras palavras, seria como um corretor a domicílio.

Essa ferramenta, por sua vez, dispensou a figura do antigo corretor, que ficava no meio do pregão gritando as ordens de compra e venda do seu cliente para o operador.

Essas ordens de compra e venda, por outro lado, agora são dadas pelos próprios investidores, diretamente na sua plataforma de Home Broker.

Home Broker, por sua vez, é acessado de forma virtual, geralmente no site da própria corretora, banco ou por um aplicativo que pode ser instalado em celulares.

História do Home Broker

Antigamente, quando não havia internet, era necessário comparecer ao local físico onde fica localizada a Bolsa de Valores e, lá, gritar as ordens de compra e venda.

Com o tempo, os telefones e os computadores começaram a ser empregados para simplificar o serviço, no entanto, ainda era necessário estar presente na bolsa fisicamente.

Nesses tempos, inclusive, a bolsa de valores era um local bastante tumultuado de pessoas falando ao mesmo tempo com seus clientes e com os operadores.

Isso porque o cliente, o real detentor das ações das empresas, não estava presente na bolsa, participando do pregão. Ele precisa de um intermediário: o corretor.

O corretor, por sua vez, era pago para atuar no lugar do cliente e representá-lo quanto às suas decisões de compra e venda. Isso se configurava como um custo extra.

Por causa dessa burocracia, participar da bolsa de valores não era algo fácil e apenas pessoas com bastante dinheiro tinham as chances de investir.

Até porque também havia a incidência de muitas taxas, como taxa de custódia, taxa de corretagem entre outras. Algo que a tecnologia pode amenizar bastante.

Características do Home Broker

Cada plataforma de investimentos possui a sua própria solução de Home Broker e, apesar de elas apresentarem algumas diferenças, a funcionalidade principal continua igual.

Em outras palavras, o investidor sempre poderá encontrar as seguintes opções nessas plataformas:

  • Possibilidade de comprar ou vender papéis, em lote ou fracionado;
  • Emissão de ordens personalizáveis por hora ou volume de compra;
  • Histórico de compras e vendas anteriores;
  • Gráfico ou visualização da evolução do valor do papel ao longo dia;
  • Histórico do valor de um papel ao longo do tempo, dias, meses ou anos.

Por fim, é preciso reconhecer que o Home Broker torna todo o processo de compra e venda de ações muito mais seguro, rápido e acessível.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.