O que é Câmbio Nominal?

A Taxa de Câmbio Nominal (TCN) é entendida como a relação entre duas moedas de dois países distintos, ou seja, trata-se do custo de uma moeda quando comparada com a outra. De forma resumida, a taxa de câmbio nominal é o preço de uma única unidade da moeda estrangeira em moeda nacional.

Diante disso, a variação de valores de uma moeda para outra é afetada pelo câmbio flutuante, regime monetário vigente atualmente. Sendo assim, o que irá definir a valorização ou desvalorização de determinada moeda é a lei da oferta e procura, a qual irá influenciar a balança comercial do país. Em razão disso, as taxas de câmbio nominais são altamente voláteis.

A balança comercial pode ser compreendida como a relação entre as importações e exportações em um país. A afirmação de que a balança comercial é positiva significa que o país possui uma exportação superior às importações. Então, há a entrada de mais dólares na balança comercial.

Vale ressaltar que a balança comercial é um fator relevante para as taxas de câmbios nominais em um país, esse que, por sua vez, irá variar constantemente. Frente a essas variações no valor de trocas comerciais, a moeda pode sofrer apreciação (quando a moeda se valoriza) ou depreciação (quando a moeda se desvaloriza).

O turismo é outro fator que influencia na taxa de câmbio nominal em um país. A lei da oferta e procura também se aplica nesse caso, pois quanto mais pessoas visitando um país, maior será a procura pela moeda desse local, o que irá ocasionar em aumento da cotação dessa moeda.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.