Ações da Petrobras (PETR4) oscilam com rumores de mudança no comando e expectativas de dividendos

Escrito por:

Beatriz Stanis

A Petrobras (PETR4) está enfrentando um período de alta volatilidade nas suas ações, influenciada pelas incertezas em torno da liderança da empresa e das expectativas de dividendos extraordinários. Após uma abertura em baixa, com as ações atingindo R$ 37,17, houve uma recuperação significativa, com um aumento de 1,19%, alcançando o valor de R$ 38,31 por volta das 13h37.

Esta instabilidade é decorrente das especulações sobre a possível substituição do atual CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, por Aloizio Mercadante, presidente do BNDES e figura notória do PT. Os investidores estão reagindo às notícias de uma potencial mudança na liderança, aguardando os próximos desenvolvimentos com cautela.

Jean Paul Prates, que deixou uma vaga no Senado para liderar a Petrobras no início do atual governo, tem um encontro marcado com o presidente Lula na segunda-feira. A reunião, solicitada por Prates, busca esclarecimentos sobre sua continuidade na posição. O interesse em Mercadante como possível sucessor surge em meio a críticas de figuras importantes do governo, como os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.

Além da questão da liderança, a volatilidade também foi alimentada por rumores sobre o pagamento de dividendos extraordinários. Apesar de uma forte especulação positiva, a Petrobras comunicou, após o fechamento dos mercados, que ainda não há uma decisão definida sobre este pagamento. A empresa ressaltou que qualquer resolução sobre o uso da reserva de remuneração de capital será tomada durante uma assembleia de acionistas.

Esses eventos ocorrem em um contexto de preocupações fiscais para o governo, especialmente para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se comprometeu com uma meta de déficit fiscal zero ou próximo a zero.

Mais lidas da semana