O que é Ordem Casada?

Comprar e vender ações parece algo simples de se entender. Entretanto, é possível fazer mais do que apenas comprar ou vender. Por exemplo, você conhece a ordem casada?

A maioria dos investidores não conhece essa ordem, ou as outras possíveis ordens que podem ser utilizadas no ambiente da bolsa de valores.

Conhecer todas as ordens que podem ser utilizadas, pode ser de grande serventia para quem quer tirar um maior proveito do mercado de ações.

O que é ordem casada?

A ordem casada só é executada quando um determinado ativo é vendido ou comprado, causando a venda ou compra simultânea de outro ativo.

Em outras palavras, na ordem casada se 100 ações da empresa A forem vendidas por um determinado preço, 100 ações da empresa B têm que ser compradas.

A lógica, portanto, é igual a de uma compra casada. Na ordem casada a venda ou compra de um ativo por um preço pressupõe a venda ou compra de outro como compensação.

Como usar a ordem casada

Para utilizar a ordem casada corretamente é necessário conhecer muito bem o mercado de ações, tendo um conhecimento mais aprofundado em várias empresas.

No caso, tanto o investidor que faz uma análise fundamentalista das ações como aquele que faz uma análise técnica, pode se beneficiar da venda casada.

Um tipo de investidor que também faz um uso contínuo desse tipo de ordem, é o day trade. A rotina desse investidor é basicamente passar o dia trocando suas ações.

No entanto, é muito importante destacar que day trade é uma estratégia muito arriscada. Por fim, para usar a ordem casada corretamente é importante ter uma estratégia.

Benefícios da ordem casada

O principal benefício da ordem casada é conseguir manter uma estratégia consistente de compra e venda de ativos, aproveitando as melhores oportunidades do mercado.

Essa ordem também permite que o investidor não fique com dinheiro parado em sua conta sem investir, caso ele resolva fazer várias vendas de ativos.

Para aquele investidor que acompanha o mercado de perto e vive disso, a ordem casada é uma forma de agir de maneira rápida e poupar esforços e tempo.

Outros tipos de ordem

Tal como já explicamos, existem outros tipos de ordens que podem ser usadas no ambiente da bolsa de valores para comprar e vender ações. Vamos comentar de algumas:

  • Ordem on-stop: esta ordem é executada quando um determinado valor é alcançado e superado, seja para venda ou para compra;
  • Ordem a mercado: essa é a ordem básica, na qual basta estipular um ativo e a quantidade, e independente do valor a ordem será executada de forma automática;
  • Ordem limitada: esta ordem tem um caráter protetivo, pois ela impõe limites mínimos e máximos que um ativo pode alcançar sem ser vendido ou comprado;
  • Ordem administrada: essa ordem é executada pela corretora de valores ou outro representante do investidor que escolherá a melhor hora de comprar ou vender.

Por fim, vale lembrar que essas são apenas as ordens mais famosas. Para conhecer as outras, o melhor é estudar a fundo sobre a bolsa de valores.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.