O que é Mercado Financeiro?

Todos querem descobrir uma forma de ganhar dinheiro. Enquanto alguns trabalham muito em empregos assalariados, outros tentam empreender.

No entanto, outra forma de ganhar dinheiro de maneira bastante proveitosa, é investindo dinheiro no Mercado Financeiro.

A maioria das pessoas certamente já ouviu falar do Mercado Financeiro, mas muitas ainda possuem dúvidas a respeito do que o termo significa.

O que é mercado financeiro?

O mercado financeiro nada mais é do que um lugar onde acontecem negociações entre investidores, esses investidores podem ser tanto empresas, quanto pessoas físicas. 

As negociações que são feitas no Mercado Financeiro, por sua vez, podem ser tanto de ativos financeiros de investimento, quanto oferta de crédito e negociação de moedas.

Segmentos do mercado financeiro

O mercado financeiro pode ser categorizado em 4 segmentos principais. São eles:

Vamos falar sobre cada um destes mercados.

Mercado cambial

Esse setor é responsável pela negociação de moedas estrangeiras, como dólar e euro, está ligado também à importação e exportação dessas moedas. 

O órgão fiscalizador desse mercado, no Brasil, é o Banco Central, que administra e cobra as taxas de câmbio. O Banco Central também é responsável pela política monetária.

Mercado de Capitais 

No Mercado de Capitais acontece a venda e compra de títulos mobiliários. Alguns exemplos de títulos mobiliários são:

O ambiente onde essas negociações ocorrem é a Bolsa de Valores.

O órgão responsável pela fiscalização e controle do Mercado de Capitais é a CVM (comissão de valores mobiliários).

Mercado Monetário 

É no Mercado Monetário que acontecem empréstimos de instituições financeiras de curtíssimo prazo. Desse mercado surgiu o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O Mercado Financeiro é muito importante para a manutenção da concessão de crédito e o órgão responsável pela sua fiscalização é o Banco Central. 

Mercado de Crédito 

Este mercado envolve um credor e um devedor, e pode atuar através de uma financeira ou de outro agente concessor de crédito, como um banco.

Uma de suas principais funções é ajudar empresas que estão precisando de capital de giro. Também é o Banco Central quem cuida da sua fiscalização.

Como investir no Mercado Financeiro?

Para investir no Mercado Financeiro, primeiramente o Investidor precisa entender quais são as suas necessidades e os seus objetivos.

Se o investidor quiser apenas aumentar o seu capital por meio de ativos financeiros, então ele pode pensar em investir no Mercado de Capitais.

Para isso ele precisará ter uma conta em uma Corretora de Valores, descobrir o seu perfil de investidor e então aportar o dinheiro que ele tem reservado.

No entanto, caso o objetivo do investidor seja começar um empreendimento, o Mercado Financeiro pode ajudá-lo ofertando inúmeras opções de crédito pelo Mercado de Crédito.

É importante, no entanto, analisar todas as condições que estão sendo ofertadas nessa concessão do crédito, visto que nem todas podem ser vantajosas.

Por fim, se o investidor estiver pensando em sair do país, ou quiser investir em uma moeda mais forte, existe o Mercado Cambial.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.