O Mercado de Ações é o ambiente teórico onde se encontram as empresas e os investidores, ambos na intenção de negociarem ações.
Enquanto as empresas participam deste mercado emitindo ações, o investidor atua comprando ou vendendo essas ações. A lei da Oferta e Demanda dita o valor dos papéis.
As ações, por sua vez, são uma parte da empresa que a empresa se dispõe a negociar. E isso confere ao investidor duas coisas:
- Participação na sociedade da empresa, podendo influenciar na direção desta;
- Possibilidade de lucrar com a distribuição de dividendos.
Também é importante ressaltar que os papéis em si podem ser acumulados pelo investidor e vendidos posteriormente por um valor maior, lucrando com a valorização destes.
Como investir no Mercado de Ações
Para investir no Mercado de Ações o investidor precisa cumprir algumas exigências e de preferência possuir algum conhecimento prévio sobre como esse mercado funciona.
A primeira coisa a se fazer é criar uma conta em uma corretora de valores. É ela quem faz a intermediação entre o investidor e o ambiente da bolsa de valores, representada pela B3.
Depois de ter uma conta criada, o investidor precisará transferir dinheiro para a conta da corretora e assim poder aplicá-lo nas ações.
É importante lembrar que o investidor pode comprar ações de modo tradicional, ou seja, em um lote de 100 unidades, ou de forma fracionária, podendo adquirir um único papel.
Taxas diversas
Algumas corretoras de valores podem cobrar taxas, como:
- Taxa de custódia;
- Taxa de corretação;
- Taxa de manutenção;
- Taxas administrativas;
- Etc.
No entanto, hoje em dia existem muitas corretoras que não cobram nenhum tipo de taxa, por isso é muito importante pesquisar antes de escolher uma.
Metodologia de investimento
O mais importante de se levar em consideração antes de resolver investir no Mercado de Ações, é fazer uso de uma metodologia de investimento. Existem duas principais:
- Análise Fundamentalista : prioriza dados contábeis e decisões administrativas;
- Análise Técnica: se atém a leitura de gráficos e históricos.
A importância do Mercado de Ações
O Mercado de Ações tem um papel fundamental para a economia de um país, pois apenas grandes empresas de capital aberto estão expostas nela.
E é a situação dessas empresas listadas na bolsa de valores que reflete os segmentos da economia. Por isso é tão comum os jornais noticiarem a situação da bolsa de valores.
No entanto, quem realmente faz esse mercado se movimentar são os investidores. São eles que financiam a expansão das empresas e atuam diretamente para o seu sucesso.
Essas empresas, como contrapartida pelo capital injetado pelos investidores, pode criar mais empregos, produtos e retornar para a sociedade o investimento adquirido.