O que é Mercado Balcao?

Os indivíduos que querem começar a investir precisam conhecer qual o ambiente em que os investimentos são processados. E existem dois: a Bolsa de Valores e o Mercado Balcão.

No caso, a bolsa de valores é de longe o mais conhecido, e onde estão as maiores empresas do país. No entanto, o Mercado Balcão também possui uma grande importância.

Por outro lado, é recomendado que o investidor entenda bem como o Mercado Balcão funciona antes de se resolver usar essa opção para fazer seus investimentos.

O que é o Mercado Balcão?

O Mercado Balcão é uma alternativa para as empresas que querem abrir seu capital, porém não conseguem ou não querem cumprir todas as exigências da bolsa de valores.

Isso porque o Mercado Balcão possui menos exigências sobre a situação fiscal e contábil da empresa. E isso tem as suas vantagens e desvantagens. 

Para a empresa, é uma oportunidade de conseguir investimentos sem ter que passar pela burocracia da bolsa de valores.

Em contrapartida, o investidor tem menos informações para embasar o seu investimento, visto que a empresa não é obrigada a ser completamente transparente.

Vale ressaltar que existem dois tipos de Mercado Balcão:

  • Mercado Balcão Organizado: é supervisionado pela CVM e apresenta uma estrutura mais madura e confiável;
  • Mercado Balcão desorganizado: conhecido como OTC (Over The Counter), é rudimentar e supervisionado por intermediários como bancos e corretoras.

História do Mercado Balcão

Na realidade o Mercado Balcão como conhecemos hoje trata-se da encarnação da bolsa de valores como esta era em seus primórdios.

O próprio nome faz referência ao fato de que no começo os corretores de valores ficam por cima de um balcão gritando suas ordens de compra e venda.

Era um tempo em que as negociações eram menos organizadas e aconteciam presencialmente. O que é algo que não existe mais.

Características do Mercado Balcão

  • As principais características do Mercado Balcão podem ser elencadas da seguinte forma:
  • É um ambiente com menos regras, exigências tanto para a empresa que quer abrir capital quanto para o investidor;
  • É ideal para quem quer negociar ativos ou produtos financeiros que não sejam oferecidos como opção na bolsa de valores;
  • Apesar do nome, o Mercado Balcão não possui um local físico onde as negociações possam ser feitas.

Operações do Mercado Balcão

O Mercado Balcão possui algumas diferenças em relação às operações que podem ser feitas se comparadas à bolsa de valores. As principais operações são:

  • Ordem administrada: usando o critério das corretoras, bancos ou distribuidoras, essa ordem define apenas quantidade, características e direitos de um ativo;
  • Ordem a mercado: funciona igual à ordem administrada, porém deve ser executada assim que for recebida por um intermediário;
  • Ordem limitada: essa ordem só pode ser executada com um preço menor ou igual ao definido pelo cliente;
  • Ordem casada: trata-se de uma ordem de compra com uma ordem de venda de diferentes ativos que só é executada quando ambas estiverem disponíveis;
  • Ordem on-stop: estipula um patamar de preço pelo qual a ordem de compra ou venda precisa ser executada. 

Por fim, apesar de se tratar de outro mercado, as recomendações ao investidor são as mesmas. Quanto mais ele entender do investimento, melhores tendem a ser os seus resultados.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.