O que é Mercado Acionário?

A maioria dos investidores que decide começar a investir o seu dinheiro tem a vontade de começar pelo Mercado Acionário, ou seja, pela compra de ações.

No entanto, é importante que esse investidor estude bem o mercado e as empresas que ele quiser investir o seu dinheiro, pois o Mercado Acionário pode ser bem volátil.

Também é importante lembrar que investir no Mercado Acionário não é recomendado para todos os perfis de investidor, por se tratar de um investimento na renda variável.

O que é o Mercado Acionário?

O mercado Acionário é onde se negociam as ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Essas ações representam uma parte da sociedade da empresa.

As ações dão ao investidor o direito de participar das Assembleias da empresa, onde ele poderá ajudar a decidir os rumos desta. Algumas empresas também distribuem dividendos. 

No caso do Brasil, o Mercado Acionário vem crescendo bastante nos últimos anos. Muitas pessoas começaram a investir pela primeira vez recentemente.

É importante lembrar que na bolsa de valores brasileira só é possível investir em empresas nacionais e que cumpram as exigências de listagem estipuladas pela B3.

Como investir no Mercado Acionário

Para investir no Mercado Acionário, primeiramente é necessário ter uma conta em uma Corretora de Valores , que fará a intermediação do investidor com a bolsa de valores.

Depois, é muito importante que o investidor tenha um perfil menos conservador, visto que a principal característica das ações é a sua incrível volatilidade.

A ação de uma empresa pode valorizar muito de uma hora para outra, ou perder um grande valor em igual velocidade. Investidores iniciantes podem se assustar e tomar decisões ruins.

Também é importante analisar as possibilidades financeiras do investidor. Caso ele não possua muitos recursos financeiros, ao invés de investir no mercado tradicional, ele pode tentar o mercado fracionário.

No mercado fracionário, ao invés de se adquirir um lote com 100 papéis de uma empresa, o investidor consegue comprar uma quantidade menor, inclusive uma única unidade.

Estratégia para investir no Mercado Acionário

Por fim, é muito importante que o investidor que irá iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos, primeiro estude a respeito do Mercado Acionário.

É importante entender como o mercado acionário funciona, o que os seus intermediários fazem, as taxas cobradas e principalmente as empresas que se intenciona investir dinheiro.

Por sorte, para ajudar na análise das empresas, existem duas metodologias de investimento muito populares e com eficácia altamente comprovada. São elas:

  • Análise fundamentalista de Ações;
  • Análise Técnica de Ações.

Análise Fundamentalista

A análise fundamentalista foca a sua metodologia em avaliar os dados contábeis, financeiros e a estratégia da empresa a médio e longo prazo.

Ou seja, trata-se de uma forma de entender se a empresa realmente vale a precificação do seu papel ou não, usando fatos e informações como base para a análise.

Análise Técnica

Já a análise técnica descarta a análise aprofundada da empresa, visto que um papel pode se valorizar muito de forma inesperada, ou mesmo se desvalorizar sem explicação.

Para avaliar o valor de um papel, a Análise Técnica faz a leitura de gráficos e históricos da forma como a ação se comportou ao longo do tempo para tentar prever o seu futuro.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.