O que é Mercado Aberto?

As operações financeiras como compra e venda ativos, acontecem no Mercado Aberto. No entanto, o Mercado Aberto, apesar do nome, pode ser restrito.

O fato é que a economia só gira mediante a participação de todos os agentes econômicos, e isso leva em consideração desde o pequeno investidor até o banco e o governo.

No caso, é justamente o último, representado pelo Banco Central, ou BACEN, quem realmente tem o maior poder de influência sobre o Mercado Aberto e a economia.

O que é o Mercado Aberto?

O Mercado Aberto é o local onde são negociados títulos emitidos pelo governo, diretamente para os bancos comerciais. E dos bancos comerciais, para os demais investidores.

Ou seja, trata-se de um ambiente onde as negociações acontecem de forma oficializada, onde é possível verificar históricos com os dados do negócio.

Tipos de Mercado Aberto

É importante destacar os dois tipos existentes de Mercado Aberto organizados. São estes o:

  • Mercado Aberto primário: apenas o Banco Central e o os bancos comerciais podem atuar nesse mercado; 
  • Mercado Aberto secundário: é onde os investidores comuns negociam com os bancos de forma direta.

Essa distinção existe para que haja uma hierarquia entre as negociações, que facilitam a organização e atuação dos Mercados Abertos.

Função do Mercado Aberto

O Mercado Aberto possui algumas funções bastante distintas. Quando falamos do Mercado Aberto Primário, por exemplo, sua principal tarefa é influenciar a economia do país.

O fato é que a oferta de títulos feita pelo Banco Central acaba tendo efeitos na economia do país, servindo como política monetária, controlando a oferta e a demanda.

Por outro lado, o Mercado Aberto Secundário movimenta a outra ponta da economia, aquela que é medida pela lei direta da Oferta e Demanda provocada pela ação dos indivíduos. 

BACEN e o Mercado Aberto

Como já mencionado, o BACEN trata-se do agente econômico mais importante no Mercado Aberto, isso porque as suas ações influenciam diretamente a economia do país.

No entanto, é importante explicar que nem sempre os movimentos que o BACEN faz visando a manipulação da economia são diretamente influenciados pelo governo. 

Na realidade, o Banco Central de um país pode tanto servir como uma ferramenta das vontades do governo, como também servir como uma instituição independente.

A diferença na atuação de um Banco Central independente ou dependente pode ser verificada nas metas que estes intencionam alcançar. 

Nem sempre a vontade do governo casa com o que o Banco Central julga ser o melhor para a economia do país a médio ou longo prazo, pois o governo pode querer efeitos imediatos.

O Mercado Aberto e a política monetária

E em relação à política monetária, é no Mercado Aberto primário que ela toma forma. As principais ferramentas que o Banco Central utiliza para aplicar a política monetária, são:

  • Redesconto : é um empréstimo que o BACEN faz a instituições financeiras com pouca liquidez para manter suas operações;
  • Depósito compulsório : é uma taxa recolhida pelo BACEN sobre os depósitos nos bancos comerciais, direcionada para criação de um saldo.

E a utilização desses instrumentos no Mercado Aberto, por sua vez, pode causar diversos efeitos diferentes, desde a expansão de crédito ou a retração deste. O que influencia diretamente a economia.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.