O que é Índice de Negociabilidade (IN)?

Antes de investir dinheiro em um ativo, primeiramente é necessário analisar se vale a pena ou não. Uma característica observada nesta análise é a negociabilidade do ativo.

Essa negociabilidade se explica na facilidade que existe para negociar um determinado ativo no mercado. E para ajudar o investidor, foi criado o Índice de Negociabilidade (IN).

Este Índice, por sua vez, elenca os ativos, principalmente ações, que têm o maior potencial de negociação, baseando-se em uma série de fatores.

O que é o Índice de Negociabilidade (IN)?

O índice de Negociabilidade é uma espécie de ranking dos ativos que possuem a maior capacidade de negociação o que, por sua vez, se traduz também como liquidez.

É possível elencar qualquer tipo de ativo da renda variável, mas o foco principal está nos papéis das empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a B3.

Este Índice, diferente dos outros, não se trata de uma carteira teórica, e sim de uma análise financeira que pode ser feita a respeito de qualquer ativo.

Ativos que possuem um alto Índice de Negociabilidade não necessariamente tratam-se de bons investimentos. E o inverso também não pode ser deduzido.

Existem vários fatores que explicam a negociabilidade alta ou baixa de um ativo, desde razões boas ou ruins. Entre elas podemos pensar em:

  • Volatilidade do mercado em geral;
  • Turbulência administrativa na empresa que representa o ativo;
  • Fatores externos advindos da conjuntura internacional com outros países;
  • Fatos relevantes;
  • Entre outros.

Portanto, o investidor responsável buscará entender as razões por trás do índice de negociabilidade de um ativo.

Cálculo do Índice de Negociabilidade (IN)?

Para calcular o Índice de Negociabilidade (IN) de um ativo é necessário considerar alguns fatores importantes, são estes:

  • Volume de Negociações feitos com o ativo;
  • Volume financeiro do ativo;
  • Quantidade de pregões durante período de análise;
  • Quantidade de negociações feitas na B3;
  • Volume financeiro total de negociações feitas na B3.

A fórmula, no entanto, é um pouco mais complexa. A melhor forma de entender esse cálculo é estudando as informações disponibilizadas pela própria B3.

Utilização do Índice de Negociabilidade (IN)?

A primeira coisa que é necessário compreender é que o Índice de Negociabilidade trata-se apenas de um dado isolado a respeito de um ativo.

Ele não deveria ser utilizado como principal argumento para vender ou comprar ativos, apenas como um indicador dentre tantos outros que são aplicáveis.

Isso significa que as informações que o Índice de Negociabilidade mostra hoje, podem ser completamente diferentes no mês seguinte, dado a sensibilidade do mercado de ativos.

A melhor forma de utilizar o Índice de Negociabilidade é aliando-se a outros métodos de análise, como, por exemplo, a Análise Técnica e a Análise Fundamentalista de ações.

Por outro lado, se o objetivo do investidor é exclusivamente manter uma carteira de ativos que ele não tenha dificuldades para negociar, o resultado desse índice pode ser bem útil.

No entanto, vale lembrar que um alto grau de negociabilidade não diz necessariamente que o ativo valha muito ou que o investidor terá bons retornos de dividendos .

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.