O que é Fundo Master?

O Fundo Master é aquele em que ocorre a gestão ativa dos produtos financeiros que compõem um fundo de investimento, sejam eles de Renda Fixa, Renda Variável ou Multimercado. A partir da elaboração da carteira desse fundo e respectiva gestão, outros fundos o alimentam, os chamados Fundos Feeder. O Fundo Master é diferente de um Fundo de Fundos por possuir um único gestor (pessoa física ou jurídica), enquanto o segundo tipo de aplicação possui vários.

Um aspecto importante dos Fundos Master é que não há investidores pessoas físicas, pois é composto apenas de fundos que investem nele. As pessoas físicas investem em Fundos Feeder e, indiretamente, em Fundos Master.

A principal razão pela estrutura Master-Feeder existir é pela redução de custos operacionais e ganhos em escala, pois esse sistema funciona bem para grandes instituições financeiras, que devem possuir um vasto portfólio de fundos para oferecer aos clientes. Desse modo, é possível segregar a distribuição do Fundo Master a diferentes públicos (pessoas físicas, clientes institucionais, profissionais do mercado, pessoas jurídicas, entre outras).

Seria custoso e complexo gerir diversos fundos, então a administração e gestão é centrada no Fundo Master, enquanto os Fundos Feeder são oferecidos aos clientes, que, por sua vez, vão ter taxas de administração e prazos de resgate distintos do fundo principal e serão independentes entre si.

Assim, os recursos obtidos com a distribuição dos Fundos Feeder serão destinados ao Fundo Master. Também, a taxa de administração também é diluída entre Fundo Master e Feeder, para não cobrar duas vezes dos investidores.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.