Ações OncoClínicas ONCO3

OncoClinicas do Brasil Servicos Medicos SA

Oncoclínicas é pioneiro no país em gestão de serviços oncológicos, o Grupo foi fundado em 2010 é considerado um dos maiores e mais respeitados grupos de oncologia, hematologia, radioterapia e genômica da América Latina. Ver mais

Conheça OncoClínicas ações ONCO3

A OncoClínicas é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código ONCO3 na B3.

Indicadores ONCO3

  • P/L-33,73

  • LPA-0,14

  • P/VPA1,24

  • VPA3,69

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Oncoclínicas é uma empresa brasileira de capital aberto, do setor de saúde, fundada no ano de 2010 e que tem a sua sede na cidade de São Paulo.

A principal área de atuação da empresa é a oncologia, com especialidade no tratamento de câncer, possuindo um dos maiores grupos hospitalares ligados à oncologia do continente.

Outras áreas de atuação nas quais a Oncoclínicas se destaca é na hematologia e radioterapia, igualmente com uma das maiores estruturas do país.

Vale destacar que a companhia possui uma parceria estratégica com a Dana Farber Cancer Institute, um instituto afiliado à americana Harvard Medical School.

Outro ponto de destaque é a sua grande estrutura operacional com mais de 4 mil colaboradores e 70 unidades de atendimento especializado em 12 estados.

São mais de 1 mil médicos especialistas na base de dados da companhia, possibilitando fazer mais de 300 mil procedimentos de quimioterapia e radioterapia e por volta de 180 mil consultas por ano.

A Oncoclínicas também conta com um corpo clínico composto de equipes multidisciplinares de enfermeiros, farmacêuticos, nutrólogos, psicólogos e outros especialistas.

Também faz parte da estrutura da companhia o OC Precision Medicine, um laboratório tecnologicamente equipado para fazer análise genômica e patológica.

História da OncoClínicas

A história das Oncoclínicas começou no ano de 2010 na cidade de Belo Horizonte com o Oncocentro Oncologia Clínica e Medicina Interna de Minas Gerais S.A.

Quem fundou a empresa foi o médico oncologista Bruno Lemos Ferrari, que tem uma vasta formação e experiência na área, e que atua como responsável técnico da organização.

Entre os anos de 2013 até meados de 2015, ocorreu a primeira fase de expansão da organização, essa fase foi marcada por grandes aquisições de outras unidades médicas.

Entre algumas das principais aquisições, podem ser mencionadas as: 

  • Oncoclínica – Centro de Tratamento Oncológico S.A.; 
  • Núcleo de Oncologia da Bahia S.A.;
  • Centro de Excelência Oncológica S.A.; 
  • Centro Paulista de Oncologia;
  • Multihemo Serviços Médicos S.A.;
  • Hematológica – Clínica de Hematologia S.A.

No período que foi do ano de 2016 até 2019, a Oncoclínicas viu um forte impulso no seu crescimento, passando de 1 a para mais de 70 unidades de atendimento especializado.

Sua presença cresceu para mais de 20 cidades brasileiras de 11 estados diferentes. Já o número de clínicas foi reforçado com a adição de mais 13.

Vale destacar que o crescimento nesse período foi orgânico e inorgânico, apenas com ativos relacionados à área de oncologia, hematologia e radioterapia localizados no Brasil.

A companhia obteve uma taxa de crescimento de 27% ao ano, adicionando no ano de 2020 ainda mais 4 clínicas à estrutura da organização.

A abertura de capital da Oncoclínicas aconteceu apenas no ano de 2021, quando o seu IPO movimentou na B3 por volta de 3,6 bilhões de reais.

Pontos relevantes

  • Possui histórico sólido de crescimento orgânico e inorgânico;
  • Estratégia focada em resultado e qualidade;
  • Nível de qualidade dos seus serviços é elevado;
  • Mercado de atuação concorrido e pulverizado;
  • Líder no segmento de atuação;
  • Alto nível de governança corporativa.

OncoClínicas na Bolsa de Valores

O IPO das ações da OncoClínicas foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações ONCO3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da OncoClínicas é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da OncoClínicas que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 27,41% das ações ONCO3 de OncoClínicas estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de ONCO3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações ONCO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, OncoClínicas possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações ONCO3?

Para declarar as ações da OncoClínicas no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "12.104.241/0004-02";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ONCO3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da OncoClínicas pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da OncoClínicas na aba "dividendos" aqui na página da empresa.