Ações Copel CPLE5, CPLE6, CPLE3

Companhia Paranaense de Energia SA

A Copel (ações CPLE3, CPLE6, CPLE5) é uma empresa do estado do Paraná que gera, transmite e distribui energia elétrica e também atua nas áreas de telecomunicações em praticamente todo o estado, com uma população estimada de cerca de 12 milhões de habitantes. Ver mais

Conheça Copel ações CPLE5, CPLE6, CPLE3

Copel é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código CPLE5, CPLE6, CPLE3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Copel (ações CPLE3) é uma empresa de energia elétrica que atua no estado do Paraná e desempenha as funções de uma empresa convencional inserida nesse setor, nomeadamente na geração, distribuição, transmissão e comercialização de eletricidade, bem como utilizar sua infraestrutura para atuar no ramo de telecomunicações. A Copel é uma empresa estatal de economia mista.

Estima-se que a Copel (ações CPLE3) atenda 4,5 milhões de unidades consumidoras, em 394 municípios e 1.113 localidades no estado do Paraná (cidades, distritos, vilas e povoados), ao fornecer eletricidade para 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais.

No segmento de geração de energia elétrica, a Copel dispõe de um parque gerador próprio, composto por 30 usinas exclusivas mais 11, nas quais a empresa possui participação. A potência do parque está calculada em 5.675 MW, sendo 93% da energia produzida é resultado de fontes renováveis, como a hídrica e a eólica. Sendo assim, a Copel produz 4% da energia em todo território nacional.

Na ramificação de transmissão, a companhia elétrica dispõe de 4 mil km de linhas transmissoras e 45 subestações automatizadas. O sistema de distribuição conta com 195 mil km de linhas e 362 subestações automatizadas – a terceira maior do Brasil. A respeito do segmento de telecomunicações, a Copel possui 30 mil km de fibras e atende, aproximadamente, 49 mil clientes, nas 399 cidades do Paraná e duas em Santa Catarina.

A Copel (ações CPLE3) efetua cerca de 70 mil novas ligações por ano no Paraná. Por isso, espera-se que a empresa continue o seu ritmo crescente no território paranaense e prossiga em seu projeto de expansão em outros estados, bem como é esperado que a empresa faça investimentos em formas alternativas de geração de energia com baixo impacto ambiental. Finalmente, a companhia está presente no dia a dia de muitos brasileiros e promove o crescimento socioeconômico, responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável, especialmente no Paraná.

História da Copel

A Copel – Companhia Paranaense de Energia – foi fundada em 26 de outubro de 1954, através do decreto 14.947, assinado pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto. A empresa tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil desde 1994, sendo o Estado do Paraná detentor da maior participação acionária.

Além disso, em 1997, a Copel se tornou a primeira empresa de energia brasileira a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e, em 2002, na Bolsa da Comunidade Econômica da União Europeia (Latibex).

Em 1963, a Copel inicia as operações de sua primeira hidrelétrica de construção própria: a Chopim I. Nesse mesmo ano, a empresa inaugura a Termelétrica de Figueira e conecta a região norte com o centro do Paraná. Em 1967, através da Hidrelétrica de Salto Grande do Iguaçu, a companhia gera energia para a região sul. No ano seguinte, em 1968, a Copel se consolidou como a maior empresa do estado.

Na década de 70, a Copel se esforça para expandir a sua presença em outras regiões do estado, como a Sudoeste e Oeste, com a Usina Júlio de Mesquita Filho, que entrou em atividade em 1970. No ano seguinte, 1971, a Usina Governador Parigot de Souza é inaugurada, a maior do sul do país até então.

Nos anos 80, a Copel continuaria a construir grandes usinas e aumentar a sua capacidade para geração de eletricidade, de modo a acompanhar o desenvolvimento acelerado do estado. Em 1981, a empresa atinge a marca de 1 milhão de clientes e, em 1984, a Copel está presente em 395 dos 399 municípios do Paraná.

Os 90 foram marcados por mais construções de hidrelétricas, como a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga (1992) e a Governador José Richa (1999). Além disso, em 1999, o parque eólico de Palmas, o primeiro do gênero no sul do Brasil, foi inaugurado.

O projeto de expansão da Copel inicia-se na década 2010. Em 2011, a empresa comprou o Complexo Eólico São Bento do Norte, no Rio Grande do Norte. Em 2016, a companhia inaugurou suas primeiras linhas de transmissão fora do Paraná, por meio de dois empreendimentos ligando o estado com o Mato Grosso e mais um ligando-o com o Maranhão.

CPLE5, CPLE6 e CPLE3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Copel foi realizado em 1994 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações CPLE3, que são ações ordinárias, e ações CPLE5/CPLE6, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante a ser analisado para as ações de Copel é o free float.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 30.34% das ações CPLE3 e 93.11% das ações CPLE5/CPLE6 de Copel estão em livre circulação no mercado.

Dividendos Copel

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Copel na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações CPLE5, CPLE6, CPLE3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações CPLE3, CPLE6 e CPLE5

A principal diferença entre as ações de Copel é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.