Ações Méliuz CASH3

Meliuz SA

A Méliuz (ações CASH3) é uma startup brasileira, criada em 2011 que disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas online e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária. Ao fazer compras através do site, o consumidor recebe de volta um percentual do valor pago pelo produto. Ver mais

Conheça Méliuz ações CASH3

Méliuz é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código CASH3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

O Méliuz (ações CASH3) é uma empresa brasileira de tecnologia criada pelos mineiros Israel Salmen e Ofli Guimarães devido às suas insatisfações com os programas de fidelidade existentes no mercado. O negócio do grupo é basicamente firmar parcerias com diversas lojas visando oferecer seus produtos com cashback, ou seja, o cliente recebe de volta uma porcentagem do valor pago pelo item. Vide curiosidade, Méliuz é uma inspiração da palavra “melius”, do latim, que significa melhor.

A história da Méliuz

A história do Méliuz (ações CASH3) começou em 2011, quando o site da empresa foi ao ar. Nesse mesmo ano, ela passou a fazer parte do San Pedro Valley, que é uma comunidade de startups de Belo Horizonte. No ano seguinte, houve o lançamento do programa de partnership para funcionários; e a Méliuz foi uma das 100 empresas selecionadas para participar do Startup Chile. Já em 2013, contando com 6 funcionários, o Méliuz reabriu o escritório em Belo Horizonte, após a temporada no Chile.

Continuando, o ano de 2016 foi marcado pelos seguintes ocorridos:

  • Lançamento do aplicativo Méliuz;
  • Inauguração do Centro de Engenharia e Tecnologia, em Manaus;
  • Os fundadores foram aprovados no 63º Painel Internacional de Seleção (ISP), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tornando-se Empreendedores Endeavor;
  • Eleita a Startup do Ano;
  • Premiada pela Associação Brasileira de Startups com o prêmio Equipe Fundadora.

Agora, em 2018, o aplicativo do grupo foi eleito top 6 apps de compra favoritos dos brasileiros, pela Pesquisa Conectaí – IBOPE. Ainda, houve o lançamento do Méliuz Partners, que é um programa de recompensa exclusivo para influenciadores digitais. Além disso, a Méliuz (ações CASH3) venceu o prêmio Empresas que mais respeitam o Consumidor, na categoria Programas de Fidelidade.

Ademais, o ano de 2019 foi marcado pelo lançamento do Cartão Méliuz, em parceria com o Banco Pan (BPAN4), sendo um cartão de crédito sem anuidade que oferece até 1,8% de cashback em todas as compras. Nesse sentido, em pouco mais de 1 ano do lançamento, mais de 1 milhão de pessoas haviam solicitado o cartão; e dentre os usuários que já utilizam o serviço, foi registrado um NPS (Net Promoter Score, que representa uma métrica de lealdade dos clientes) de 85, em junho de 2020.

Ainda nesse ano, a Méliuz foi eleita a 9º melhor empresa de tecnologia para se trabalhar em Minas Gerais, na categoria porte médio; e uma das top 50 nacionais, pelo ranking da Great Place to Work (GPTW).

Além disso, em 2020, a Méliuz (ações CASH3) começou a oferecer cashback via leitura de nota fiscal da compra de produtos específicos, em parceria com indústrias de bens de consumo, além de lançar o Méliuz Renda Extra (que permite ao usuário ganhar comissão recomendando os parceiros do Méliuz). Outrossim, a companhia foi eleita uma das 35 melhores para se trabalhar pelo Ranking Mulher, na categoria médio porte, e a 11º Melhor Empresa para se trabalhar no estado mineiro, ambos os prêmios pela GPTW.

Por fim, a Méliuz realizou seu IPO (Initial Public Offer, que se traduz na abertura de capital da companhia), já aderindo ao Novo Mercado da B3 (B3SA3), que é o segmento de listagem que representa o maior nível de governança corporativa da bolsa brasileira. Suas ações são negociadas na bolsa pelo ticker CASH3.

CASH3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Méliuz foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações CASH3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Méliuz é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 67.56% das ações CASH3 de Méliuz estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de CASH3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CASH3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Méliuz possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações CASH3?

Para declarar as suas ações CASH3 no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "31 - Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105-Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "14.110.585/0001-07"
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e o preço médio de compra, por exemplo "ações CASH3 adquiridas pelo preço médio de R$ 10,00";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12/2021".

    Dividendos CASH3

    Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Méliuz na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

    Mural de discussão

    Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.