Ações CASH3

Méliuz

Meliuz SA

A Méliuz é uma startup brasileira, criada em 2011 que disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas online e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária. Ver mais

Conheça a Méliuz ações CASH3

A Méliuz é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código CASH3 na B3.

Indicadores CASH3

  • CotaçãoR$ 1,10

  • P/L-13,68

  • LPA-0,08

  • P/VPA1,2

  • VPA0,91

  • DY0%

O Méliuz (ações CASH3) é uma empresa brasileira de tecnologia criada pelos mineiros Israel Salmen e Ofli Guimarães devido às suas insatisfações com os programas de fidelidade existentes no mercado.

O negócio do grupo é basicamente firmar parcerias com diversas lojas visando oferecer seus produtos com cashback, ou seja, o cliente recebe de volta uma porcentagem do valor pago pelo item.

Vide curiosidade, Méliuz é uma inspiração da palavra “melius”, do latim, que significa melhor.

A história da Méliuz

A história do Méliuz (ações CASH3) começou em 2011, quando o site da empresa foi ao ar. Nesse mesmo ano, ela passou a fazer parte do San Pedro Valley, que é uma comunidade de startups de Belo Horizonte.

No ano seguinte, houve o lançamento do programa de partnership para funcionários; e a Méliuz foi uma das 100 empresas selecionadas para participar do Startup Chile.

Já em 2013, contando com 6 funcionários, o Méliuz reabriu o escritório em Belo Horizonte, após a temporada no Chile.

Continuando, o ano de 2016 foi marcado pelos seguintes ocorridos:

  • Lançamento do aplicativo Méliuz;
  • Inauguração do Centro de Engenharia e Tecnologia, em Manaus;
  • Os fundadores foram aprovados no 63º Painel Internacional de Seleção (ISP), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tornando-se Empreendedores Endeavor;
  • Eleita a Startup do Ano;
  • Premiada pela Associação Brasileira de Startups com o prêmio Equipe Fundadora.

Agora, em 2018, o aplicativo do grupo foi eleito top 6 apps de compra favoritos dos brasileiros, pela Pesquisa Conectaí – IBOPE. Ainda, houve o lançamento do Méliuz Partners, que é um programa de recompensa exclusivo para influenciadores digitais.

Além disso, a Méliuz (ações CASH3) venceu o prêmio Empresas que mais respeitam o Consumidor, na categoria Programas de Fidelidade.

O ano de 2019 foi marcado pelo lançamento do Cartão Méliuz, em parceria com o Banco Pan (BPAN4), sendo um cartão de crédito sem anuidade que oferece até 1,8% de cashback em todas as compras.

Em pouco mais de 1 ano do lançamento, mais de 1 milhão de pessoas haviam solicitado o cartão; e dentre os usuários que já utilizam o serviço, foi registrado um NPS (Net Promoter Score, que representa uma métrica de lealdade dos clientes) de 85, em junho de 2020.

Ainda nesse ano, a Méliuz foi eleita a 9º melhor empresa de tecnologia para se trabalhar em Minas Gerais, na categoria porte médio; e uma das top 50 nacionais, pelo ranking da Great Place to Work (GPTW).

Além disso, em 2020, a Méliuz (ações CASH3) começou a oferecer cashback via leitura de nota fiscal da compra de produtos específicos, em parceria com indústrias de bens de consumo, além de lançar o Méliuz Renda Extra (que permite ao usuário ganhar comissão recomendando os parceiros do Méliuz).

A companhia foi eleita uma das 35 melhores para se trabalhar pelo Ranking Mulher, na categoria médio porte, e a 11º Melhor Empresa para se trabalhar no estado mineiro, ambos os prêmios pela GPTW.

Por fim, a Méliuz realizou seu IPO (Initial Public Offer, que se traduz na abertura de capital da companhia), já aderindo ao Novo Mercado da B3 (B3SA3), que é o segmento de listagem que representa o maior nível de governança corporativa da bolsa brasileira. Suas ações são negociadas na bolsa pelo ticker CASH3.

Méliuz na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Méliuz ocorreu em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações CASH3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Méliuz é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Méliuz que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 67,56% das ações CASH3 de Méliuz estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de CASH3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações CASH3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Méliuz possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações CASH3?

Para declarar as ações da Méliuz no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "14.110.585/0001-07";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CASH3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Méliuz pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Méliuz na aba "dividendos" aqui na página da empresa.