O Banco de Brasília é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código BSLI4, BSLI3 na B3.
Ações Banco de Brasília BSLI4, BSLI3
BRB Banco de Brasilia SA
☆☆☆☆☆O Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista. Atua em todo o DF, possuindo também pontos em RJ, SP, MT, MS, GO e MG. Ao todo, a instituição possui mais de 120 pontos de atendimento. Ver mais
Conheça Banco de Brasília ações BSLI4, BSLI3
Setor / SegmentoFinanceiro > Bancos
CNPJ00.000.208/0001-00
Fundado1964 (há 58 anos)
IPO1993 (há 29 anos)
Página de RIVer site ⇨
Site OficialVer site ⇨
Indicadores BSLI3
P/L12,94
LPA1,55
P/VPA3,02
VPA6,62
DY6,24%
Indicadores BSLI4
P/L9,73
LPA1,55
P/VPA2,27
VPA6,62
DY9,12%
O Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) atua no setor financeiro desde 1964. Em 1991, o banco iniciou a sua atividade de gerenciar carteiras comerciais, de câmbio, de desenvolvimento e imobiliária, o que o tornou um banco múltiplo.
O BRB (ações BSLI3, BSLI4) possui participações acionárias relevantes:
- 69,7% da empresa Cartão BRB S.A.
- 100% da empresa BRB – Crédito, Financiamento e Investimentos S.A.
- 99% da empresa BRB DTVM – Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários.
- 3,1% da empresa Companhia Brasileira de Securitização (CIBRASEC), cujo posicionamento é de sócio-fundador da empresa.
- Ainda, por meio da Cartão BRB S.A., o Banco de Brasília possui participação indireta na Corretora Seguros BRB e BSB Ativos.
Vale mencionar que o Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) oferece os tradicionais serviços bancários aos correntistas da instituição, como abertura de contas, concessão de empréstimos e financiamentos, opções de investimentos, oferta de cartões, câmbio, serviços de consórcio e investimentos.
O BRB (ações BSLI3, BSLI4) possui programas de aprimoramento pessoal aos seus clientes, com o destaque para o “Projeto Feira Legal”, em incentivo aos feirantes da região, “Projeto Educação Financeira”, o qual colabora com clientes do banco e escolas da rede pública, Programas Sociais (Cartão Material Escolar, Bolsa Alimentação Creche e Pequenos Reparos), além de participação da rede “SOU + MULHER” e políticas de responsabilidade socioambiental.
O Banco de Brasília é uma importante instituição financeira do país, o qual contribui com o desenvolvimento regional do Distrito Federal, sempre pautado nos valores dos princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
História do Banco de Brasília
A fundação do Banco de Brasília - BRB (ações BSLI3, BSLI4) aconteceu em 10 de dezembro de 1964, sob o nome de Banco Regional de Brasília. Desde então, o Banco de Brasília S.A (BRB) é uma empresa que atua no setor financeiro, no formato de sociedade de economia mista, ou seja, uma colaboração entre o Governo (o qual tem participação majoritária), e pessoas físicas, unidos por um objetivo comum, sempre de cunho econômico. Em 1986, o banco adota o nome oficial de Banco de Brasília, embora a marca tenha mantido o “R” do logotipo da marca.
Ao contrário do que se pensa, o BRB não está apenas no Distrito Federal. Há agências da instituição em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. No total, existem 138 pontos de atendimento dos clientes do banco.
O Governo do Distrito Federal possui a maior participação acionária, representada pela porcentagem de 96,85%. Em 12 de julho de 1966, o Banco Central do Brasil autoriza que o Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) inicie suas operações financeiras, mediante a Lei Federal 4.545. Inicialmente, o banco foi fundado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da região do DF por meio da captação de recursos financeiros.
Em 2019, o BRB (ações BSLI3, BSLI4) firmou uma parceria com a marca Cielo, na área de aquisição e ofertas de cartões bancários aos clientes do banco, de modo a beneficiar empresários e empreendedores da região da capital do Brasil.
Banco de Brasília na Bolsa de Valores
O IPO das ações do Banco de Brasília ocorreu em 1993 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BSLI3, que são suas ações ordinárias, e ações BSLI4, que são suas ações preferenciais.
Ponto importante a ser analisado para as ações do Banco de Brasília é o free float.
O free float é o número de ações do Banco de Brasília que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 3,15% das ações BSLI3 e 3,14% das ações BSLI4 de Banco de Brasília estão em livre circulação no mercado.
Diferença entre as ações BSLI4 e BSLI3
A principal diferença entre as ações do Banco de Brasília é que as ações ordinárias (BSLI3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BSLI4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.
Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.
Como declarar ações BSLI4 e BSLI3?
Para declarar as ações do Banco de Brasília no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
- No campo do CNPJ, digite "00.000.208/0001-00";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BSLI3 - QUANTIDADE: 1000";
- No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".
As ações do Banco de Brasília pagam dividendos?
Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Banco de Brasília na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BSLI4, BSLI3 paga mais dividendos.