Ações Banco de Brasília BSLI4, BSLI3

BRB Banco de Brasilia SA

O Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista. Atua em todo o DF, possuindo também pontos em RJ, SP, MT, MS, GO e MG. Ao todo, a instituição possui mais de 120 pontos de atendimento. Ver mais

Conheça Banco de Brasília ações BSLI4, BSLI3

O Banco de Brasília é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código BSLI4, BSLI3 na B3.

Indicadores BSLI3

  • P/L12,94

  • LPA1,55

  • P/VPA3,02

  • VPA6,62

  • DY6,24%

Indicadores BSLI4

  • P/L9,73

  • LPA1,55

  • P/VPA2,27

  • VPA6,62

  • DY9,12%

O Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) atua no setor financeiro desde 1964. Em 1991, o banco iniciou a sua atividade de gerenciar carteiras comerciais, de câmbio, de desenvolvimento e imobiliária, o que o tornou um banco múltiplo.

O BRB (ações BSLI3, BSLI4) possui participações acionárias relevantes:

  • 69,7% da empresa Cartão BRB S.A.
  • 100% da empresa BRB – Crédito, Financiamento e Investimentos S.A.
  • 99% da empresa BRB DTVM – Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários.
  • 3,1% da empresa Companhia Brasileira de Securitização (CIBRASEC), cujo posicionamento é de sócio-fundador da empresa.
  • Ainda, por meio da Cartão BRB S.A., o Banco de Brasília possui participação indireta na Corretora Seguros BRB e BSB Ativos.

Vale mencionar que o Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) oferece os tradicionais serviços bancários aos correntistas da instituição, como abertura de contas, concessão de empréstimos e financiamentos, opções de investimentos, oferta de cartões, câmbio, serviços de consórcio e investimentos.

O BRB (ações BSLI3, BSLI4) possui programas de aprimoramento pessoal aos seus clientes, com o destaque para o “Projeto Feira Legal”, em incentivo aos feirantes da região, “Projeto Educação Financeira”, o qual colabora com clientes do banco e escolas da rede pública, Programas Sociais (Cartão Material Escolar, Bolsa Alimentação Creche e Pequenos Reparos), além de participação da rede “SOU + MULHER” e políticas de responsabilidade socioambiental.

O Banco de Brasília é uma importante instituição financeira do país, o qual contribui com o desenvolvimento regional do Distrito Federal, sempre pautado nos valores dos princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

História do Banco de Brasília

A fundação do Banco de Brasília - BRB (ações BSLI3, BSLI4) aconteceu em 10 de dezembro de 1964, sob o nome de Banco Regional de Brasília. Desde então, o Banco de Brasília S.A (BRB) é uma empresa que atua no setor financeiro, no formato de sociedade de economia mista, ou seja, uma colaboração entre o Governo (o qual tem participação majoritária), e pessoas físicas, unidos por um objetivo comum, sempre de cunho econômico. Em 1986, o banco adota o nome oficial de Banco de Brasília, embora a marca tenha mantido o “R” do logotipo da marca.

Ao contrário do que se pensa, o BRB não está apenas no Distrito Federal. Há agências da instituição em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. No total, existem 138 pontos de atendimento dos clientes do banco.

O Governo do Distrito Federal possui a maior participação acionária, representada pela porcentagem de 96,85%. Em 12 de julho de 1966, o Banco Central do Brasil autoriza que o Banco de Brasília (ações BSLI3, BSLI4) inicie suas operações financeiras, mediante a Lei Federal 4.545. Inicialmente, o banco foi fundado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da região do DF por meio da captação de recursos financeiros.

Em 2019, o BRB (ações BSLI3, BSLI4) firmou uma parceria com a marca Cielo, na área de aquisição e ofertas de cartões bancários aos clientes do banco, de modo a beneficiar empresários e empreendedores da região da capital do Brasil.

Banco de Brasília na Bolsa de Valores

O IPO das ações do Banco de Brasília ocorreu em 1993 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BSLI3, que são suas ações ordinárias, e ações BSLI4, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante a ser analisado para as ações do Banco de Brasília é o free float.

O free float é o número de ações do Banco de Brasília que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 3,15% das ações BSLI3 e 3,14% das ações BSLI4 de Banco de Brasília estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações BSLI4 e BSLI3

A principal diferença entre as ações do Banco de Brasília é que as ações ordinárias (BSLI3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BSLI4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações BSLI4 e BSLI3?

Para declarar as ações do Banco de Brasília no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "00.000.208/0001-00";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BSLI3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Banco de Brasília pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Banco de Brasília na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BSLI4, BSLI3 paga mais dividendos.