Ações Biosev BSEV3

Biosev SA

A Biosev (ações BSEV3) é a segunda maior processadora de cana no mundo (açúcar, etanol, e exportação de energia elétrica - biomassa) com matriz situada em São Paulo, possui 8 unidades agroindustriais em operação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e um terminal no porto de Santos (SP). Ver mais

Conheça Biosev ações BSEV3

A Biosev é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código BSEV3 na B3.

Indicadores BSEV3

  • P/L10,22

  • LPA0,88

  • P/VPA-10,84

  • VPA-0,83

  • DY0%

Na bolsa de valores a companhia é representada pelo ticker RAIZ4, visto que ela já não tem mais registro de companhia aberta por ter sido comprada pela Raízen. Seu ticker antigo era BSEV3.

A Biosev é uma empresa brasileira do ramo sucroalcooleiro de capital fechado, fundada no ano de 2009 e com sede na cidade de São Paulo.

A empresa é conhecida como uma das maiores processadoras de cana de açúcar do país. Hoje ela conta com 12 usinas localizadas em diversos estados brasileiros.

Atualmente a Biosev é uma subsidiária direta da Raízen, que é uma das maiores produtoras nacionais de energia renovável do país, atuando com Etanol e o Biogás.

Ela também atua na área de cogeração de energia e comercialização de energia no mercado livre de energia, já tendo negociado mais de 18,6 TWh de energia.

A companhia também conta com uma produção de 2,5 bilhões de litro de etanol e mais de 40 mil funcionários na sua estrutura. Atendendo por volta de 4 mil clientes B2B.

Com os ativos da Biosev ela se tornou a segunda maior empresa distribuidora de energia do país, sendo também a quarta maior em faturamento.

História

A história da Biosev se iniciou em 2000, quando o Grupo Louis Dreyfus Commodities adquiriu a usina Cresciumal, na cidade de Leme, São Paulo, criando a LDC Bioenergia.

O objetivo era começar a atuar no setor sucroenergético no Brasil. No ano seguinte, houve também a aquisição da usina Luziânia, na cidade de Lagoa da Prata, Minas Gerais.

A partir do ano de 2003 a Usina Cresciumal começa suas operações de cogeração de energia usando o bagaço da cana como matéria prima. 

No ano de 2004 aconteceu a aquisição da usina São Carlos, na cidade de Jaboticabal, São Paulo. Dois anos depois a usina de Lagoa da Prata inicia obras para uma expansão.

Nesse mesmo ano de 2006 é iniciada a construção da usina Rio Brilhante, parte do Projeto Greenfield, no estado do Mato Grosso do Sul.

O ano de 2007 é marcado pela expansão da LDC Bioenergia para os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Paraíba. 

Nessa época a capacidade de produção era de 11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, já sendo na época um dos grandes players do mercado no segmento.

Foi então que no ano de 2009 se criou a LDC-SEV, o resultado da fusão entre a LDC Bioenergia e a Santelisa Vale, criando um portfólio de 13 usinas.

No entanto, não seria até o ano de 2012 que a nova companhia alteraria o seu nome para Biosev, como uma forma de tornar a marca mais comercial.

Em 2013 a companhia vendeu a usina de São Carlos, passando a ter 12 usinas com capacidade de produção de 37,9 milhões de toneladas.

Nesse mesmo ano ela também abriu o seu capital na bolsa de valores, na BM&FBOVESPA. Em 2014 a unidade de Jardest foi temporariamente desativada.

Por fim, no ano de 2021 a Biosev foi comprada pela Raízen pelo valor de 3,6 bilhões de reais, efetivamente a tirando da bolsa.

Outras informações

Na bolsa de valores a companhia é representada pelo ticker RAIZ4, visto que ela já não tem mais registro de companhia aberta por ter sido comprada pela Raízen. Seu ticker antigo era BSEV3.

Biosev na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Biosev foi realizado em 2012 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BSEV3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Biosev é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Biosev que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 5,99% das ações BSEV3 de Biosev estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BSEV3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações BSEV3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Biosev possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações BSEV3?

Para declarar as ações da Biosev no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "15.527.906/0001-36";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BSEV3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Biosev pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Biosev na aba "dividendos" aqui na página da empresa.