Itaúsa (ITSA4) vende 7 milhões de ações Classe A de emissão da XP Inc

Escrito por:

Marjoel Moreira

A Itaúsa (ITSA4) informou nesta quarta-feira (6) através de um fato relevante, que realizou a venda de 7.000.000 de ações Classe A de emissão da XP Inc. (XP), essa quantidade corresponde a 1,26% do capital da XP (desconsiderando as ações em tesouraria), pelo valor aproximado de R$ 665 milhões, considerando a taxa de câmbio desta última terça-feira (5).

Com isso, agora a Itaúsa possui 57.470.985 ações ordinárias Classe A de emissão da XP, equivalentes a 10,31% do capital da XP e 3,68% de seu capital votante.

“Vale ressaltar que os termos e condições do Acordo de Acionistas da XP descritos no Fato Relevante de 1º de fevereiro de 2021 da Itaúsa, principalmente quanto ao direito de indicar membros ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da XP, permanecem inalterados”, explicou a Itaúsa no fato relevante.

A alienação decorre da decisão estratégica da empresa de reduzir sua participação na XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de ativo estratégico, bem como da necessidade de caixa da holding para fazer frente ao recente investimento na CCR, anunciado ontem, terça-feira (5).

A alienação das ações impactará positivamente os resultados da Itaúsa do terceiro trimestre de 2022 em aproximadamente R$ 300 milhões, líquidos de impostos.

Mais lidas da semana