Ações XP Investimentos XP

A XP Inc (ações XP) é uma empresa que tem como objetivo o fornecimento de serviços financeiros e produtos financeiros guiados pelo uso da tecnologia, em um universo de baixas taxas de custos ao cliente e de maior transparência. A companhia visa transformar o mercado financeiro brasileiro por meio da cultura e dos valores cultivados entre sua equipe, em prol de agregar maior valor à saúde financeira dos clientes. Ver mais

Conheça XP Investimentos ações XP

XP Investimentos é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker XP.

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A XP Inc (ações XP) é uma companhia que objetiva o fornecimento de serviços financeiros e produtos financeiros guiados pelo uso da tecnologia, em um universo de baixas taxas de custos ao cliente e de maior transparência. A companhia visa transformar o mercado financeiro brasileiro por meio da cultura e dos valores cultivados entre sua equipe, em prol de agregar maior valor à saúde financeira dos clientes. Dessa forma, conforme afirmado pela XP Inc em seu realese de resultados do 4T20, a empresa considera que seu maior ativo para o longo prazo é a cultura cultivada entre seus membros. Atualmente, em virtude de sua atuação, a XP é uma das maiores corretoras de valores mobiliários do Brasil, entretanto a companhia atua em outras atividades.

Adicionalmente, a XP (ações XP) atua em diversas frentes do mercado financeiro, tanto através da marca XP quanto através de outras marcas como, por exemplo, a Rico e a Clear, também fornecedoras de serviços ligados a investimentos e ao mercado de capitais. Portanto, por meio de sua atuação no mercado financeiro, a XP Inc objetiva tornar-se o grupo financeiro de melhor qualidade e abrangência no Brasil. É interessante pontuar que, além dos serviços financeiros prestados, a XP oferece conteúdos educacionais, tanto sobre educação financeira quanto sobre outros tópicos, e protagoniza projetos sociais em áreas como a cultura, a saúde e o esporte.

É interessante destacar brevemente nesta introdução que, apesar de operar predominantemente no Brasil, as ações que representam o capital da XP Inc são negociadas nos Estados Unidos, através da Nasdaq. Tanto a negociação de suas ações quanto seu IPO (oferta pública inicial) ocorreram em solo estadunidense.

História da XP

A XP (ações XP), inicialmente, surgiu na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e trilhou uma trajetória até seu atual porte, no qual representa uma das maiores empresas financeiras nacionais. Desde o início de suas atividades, no ano de 2001, a XP possuía o objetivo de melhorar a saúde financeira dos brasileiros, de auxiliar novos investidores a adentrarem no mercado de ações. Inicialmente, a empresa foi constituída como um escritório de agentes autônomos de investimento, em prol de interligar corretores e investidores. Na época, a empresa obteve o início de sua relevância através de um projeto de educação financeira, um curso sobre investimentos em bolsa de valores. Consequentemente, os alunos que aderiram ao curso tornaram-se, posteriormente, clientes da XP Investimentos. Devido aos cursos oferecidos, a companhia não tardou em adentrar no ramo de educação financeira, em complemento aos serviços financeiros prestados, de modo no qual se originou a XP Educação que é, atualmente, a maior instituição de educação financeira no território nacional.

Progressivamente, a história da XP Inc foi caracterizada por significativos progressos para sua atuação no mercado financeiro. No ano de 2005, foi lançada a XP Gestão de Recursos. Ao passo que, em 2007, a XP Investimentos iniciou sua atuação como corretora propriamente dita, por meio da aquisição da Americainvest CCTVM. Além disso, a XP Investimentos incorporou também a corretora Manchester.

Em alinhamento com seu crescimento, no ano de 2010 a XP recebeu seu primeiro aporte de investidores, no qual foi captado um valor de R$100 milhões e, em virtude do pagamento, o fundo inglês Actis adquiriu 20% do capital da empresa. No mesmo ano, a XP Investimentos iniciou a diversificação de produtos oferecidos aos clientes, com base na inspiração sobre a corretora de valores norte-americana Charles Schwab. Por isso, como consequência da diversificação de produtos oferecidos, a companhia pôde aumentar e diversificar suas receitas de comissões simultaneamente ao oferecimento de uma maior amplitude de opções de investimentos financeiros aos clientes da corretora.

O ano de 2011 foi, igualmente, marcante para a trajetória da XP Investimentos. Durante tal período, ocorreu a primeira edição do evento Expert, que trata de pautas econômicas e de investimentos financeiros. Ainda no mesmo ano, a XP adquiriu a corretora Interfloat, relevante em prestação de serviços financeiros para pessoas físicas no Brasil, além de adquirir o InfoMoney, relevante portal de notícias sobre o mercado financeiro e sobre a economia como um todo. Também em 2011, a XP Inc deu início às suas operações no exterior, com a abertura de um escritório em Nova Iorque (EUA) em prol de atender a fundos de investimento americanos que desejassem realizar investimentos no Brasil, assim como para atender aos clientes que desejam investir no exterior. A operação no exterior, posteriormente, ampliou-se para Miami (EUA) e para Genebra (Suíça).

Nos anos subsequentes, a companhia tanto recebeu novos aportes de capital quanto realizou aquisições de empresas ligadas ao setor financeiro. Em 2014, destaca-se a aquisição da corretora Clear que, atualmente, possui significativa relevância no mercado de capitais brasileiro. Em seguida, no ano de 2016, a XP adquiriu a corretora Rico. Ambas as marcas, Clear e Rico, são atualmente pertencentes à XP e atuam na prestação de serviços financeiros relacionados a investimentos.

Destaca-se, como um ano relevante na história da XP, o ano de 2017, no qual ocorreu a compra de 49,9% do capital da XP pelo Itaú Unibanco (ações ITUB3 e ITUB4). O acordo celebrado entre o Itaú e a XP previa que a corretora se mantivesse independente, apesar da aquisição de uma parte relevante da XP pelo banco Itaú. Entretanto, nos anos que se seguiram, entre 2020 e 2021, o Itaú Unibanco estruturou um planejamento em prol de vender sua participação no capital da XP Investimentos, de forma na qual os acionistas do Itaú, conforme seu planejamento, poderiam optar por preservar sua participação, proporcionalmente, através das opções oferecidas para obter acesso às ações do Grupo XP.

Novamente com alta relevância para o crescimento da XP Inc, em 2019 a companhia realizou seu IPO (Oferta Pública de Ações) na Nasdaq, uma das bolsas de valores presentes nos Estados Unidos. Seu IPO foi considerado a maior oferta pública de ações de uma empresa brasileira no ambiente de bolsa de valores norte-americana, ato no qual a empresa captou mais de R$2 bilhões.

XP Investimentos hoje

Como previamente mencionado, nos dias atuais a XP Inc presta serviços financeiros tanto no Brasil quanto no exterior. Especificamente no mercado de capitais brasileiro, a XP atua em prol de oferecer serviços financeiros com baixo custo ao investidor e com o uso de tecnologias digitais, assim como atua em projetos de educação financeira, em prol de democratizar informações sobre o mercado de capitais.

A XP (ações XP) considera que a cultura cultivada em sua equipe é um de seus principais ativos para o longo prazo. Dessa forma, a companhia possui três valores centrais que são estimulados em sua cultura: “Sonho Grande, Mente Aberta e Espírito Empreendedor”. Através de tais valores, a XP consolida princípios de assumir responsabilidade em superação ao tomar a iniciativa de resolver problemas e empreender, prezando pela diversidade de opiniões.

Em termos de sua operação, a XP possui o oferecimento de diversos serviços relacionados ao setor financeiro. Unicamente com a marca XP, existem os seguintes:

  • XP Educação;
  • XP Corretora de Seguros;
  • XP Asset Management;
  • XP Investments;
  • XP Private;
  • XP Advisory.

A partir disso, percebe-se que a atuação da XP Inc se expande além de apenas ser uma corretora de investimentos. Adicionalmente, são propriedade da XP as corretoras Rico e Clear, por meio das quais são oferecidos serviços relacionados, principalmente, à investimentos financeiros tanto em produtos de renda fixa quanto em renda variável.

Além disso, vale destacar que a XP oferece serviços de assessoria de investimentos, por meio dos quais visa ajudar clientes a realizar melhores decisões de investimento, em alinhamento com seus respectivos perfis e metas. Vale lembrar que, em torno da atividade de assessoria, existem diversos escritórios de Agentes Autônomos de Investimento (AAIs) que utilizam, primária e exclusivamente, a plataforma da XP e com ela mantêm contratos, de tal maneira a presença da XP no mercado financeiro nacional adquire ainda maior amplitude.

Por meio de sua plataforma de investimentos propriamente dita, a XP Investimentos oferece acesso à múltiplos produtos de investimento como, por exemplo, títulos do Tesouro Direto, títulos de renda fixa no geral, fundos de investimento, COEs, acesso ao home broker (renda variável), entre outros.

De forma complementar aos seus serviços financeiros, através da XP Educação a companhia oferece conteúdos de educação financeira, assim como realiza o evento Expert, no qual ocorre a presença de figuras relevantes ao mercado financeiro e à economia nacional. Além disso, a XP é engajada em projetos sociais em setores como a educação, a cultura, a saúde, o esporte, entre outros. Tal atuação em projetos sociais ocorre tanto por meio de instituições próprias, como a XP Educação e o Teatro XP Investimentos, quanto por meio da colaboração com outras instituições inseridas nos setores mencionados.

XP Inc na Bolsa de Valores

No ano de 2019, a XP (ações XP) realizou sua oferta pública de ações (IPO) na Nasdaq (EUA). Logo, suas ações são listadas sobre o ticker XP na bolsa de valores norte-americana. Dentre suas práticas de governança corporativa, pode-se citar, inicialmente, a cultura cultivada no ambiente corporativo da XP, assim como suas iniciativas no âmbito social em prol de contribuir com diversos setores. Além disso, uma base de, aproximadamente, 26% das ações ticker XP encontram-se em Free Float na Nasdaq.

Ao investidor brasileiro que deseje investir em ações da XP Inc, existem tanto opções diretas quanto indiretas de exposição. Em prol de expor-se diretamente, é necessário abrir uma conta em corretora de valores nos Estados Unidos, e através da mesma negociar ações sobre o ticker XP. Entretanto, aos investidores que optam por não abrir uma conta no exterior, é possível investir em fundos de investimento brasileiros que possuem exposição ao capital da XP, apesar disso é importante pontuar que tais fundos podem não concentrar 100% de seu patrimônio em ações da XP, assim como podem ser restritos para investidores qualificados em determinados casos.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.